Se você é um dentista que possui um perfil mais empreendedor e já cogitou a ideia de ter a própria clínica, então abrir uma franquia odontológica pode ser uma ótima alternativa. Isso porque nesse tipo de negócio você terá todo o suporte da franqueadora durante o processo e até mesmo na vigência do contrato.
Esse é um fator positivo das franquias, principalmente para pessoas que não têm muito conhecimento em gestão, pois elas contarão com o apoio de profissionais experientes para administrar o seu negócio, diminuindo os riscos e proporcionando os lucros esperados.
Um outro ponto que merece destaque é que a franqueadora só autoriza a abertura de uma unidade franqueada quando constatada a viabilidade do negócio na região onde se deseja atuar, o que aumenta a segurança do investimento em uma franquia.
Para saber um pouco mais sobre o funcionamento de uma franquia odontológica e suas vantagens, continue a leitura deste texto.
O quê é uma Franquia Odontológica?
Uma franquia odontológica é um modelo de negócio no qual a franqueadora cede os direitos de uso de sua imagem para a unidade franqueada. Em troca, ela recebe uma parte dos lucros de seus franqueados.
É importante dizer que em uma franquia, todos os processos são padronizados, inclusive a gestão e a forma de atendimento, Até mesmo as campanhas de marketing de todas as franqueadas seguem o mesmo padrão, não sendo possível realizar ações específicas, em alguns casos.
Sendo assim, todas as unidades de uma franquia odontológica têm a mesma fachada, utilizam os mesmos recursos tecnológicos e oferecem os mesmos produtos ou serviços.
Quais os tipos de Franquia Odontológica?
É possível encontrar diversos tipos de franquia odontológica disponíveis no mercado. Abaixo vamos falar um pouquinho mais sobre cada uma delas.
Franquia de Produtos Odontológicos
No Brasil, o mercado de produtos odontológicos é bastante expressivo, sendo considerado dentro da área da saúde como um dos mercados que mais cresce. Além disso, ele apresenta diversas possibilidades, ao englobar a venda de produtos de higiene, material descartável, medicamentos, equipamentos e outros.
Por isso, o investimento em uma franquia de produtos odontológicos pode ser uma boa opção para quem quer empreender sem correr um risco muito alto.
Dentre as principais vantagens de fazer parte de uma franquia de produtos odontológicos estão:
- Menor risco de investimento: ela oferece toda uma estrutura para que o franqueado comece seu negócio.
- Competitividade: a empresa já entra no mercado com o know-how, a estrutura e o nome da marca, sendo mais fácil atrair clientes.
- Aumento dos lucros: normalmente a franquia oferece uma consultoria para que sejam minimizados os riscos de prejuízo com estoques parados.
- Marketing: as lojas franqueadas geralmente se beneficiam do marketing da rede.
Franquia de Clínicas Odontológicas
Uma franquia de clínicas odontológicas oferece serviços em todas as áreas da odontologia, atendendo às diversas especialidades, como clínica geral, ortodontia, prótese, implantes, clareamentos e periodontia, com comunicação direcionada ao seu público-alvo.
Normalmente, uma franquia de clínicas odontológicas também trabalha com excelente relação custo-benefício, proporcionando um tratamento de alta qualidade com a satisfação dos pacientes, a fim de incentivar o hábito de visitas regulares ao dentista.
Franquia de Radiologia Odontológica
Uma franquia de radiologia odontológica oferece estrutura moderna, com equipamentos de última geração para a realização de exames odontológicos por imagem.
Além disso, o franqueado conta com o suporte completo, desde a escolha do ponto de venda até o acompanhamento e análise financeira mês a mês. Isso sem falar do suporte operacional, marketing e compras, garantindo qualidade padronizada.
Breve análise do mercado de Franquias Odontológicas
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias odontológicas vem crescendo bastante, principalmente desde 2017.
Um dos fatores responsáveis pelo sucesso desses negócios é que a população está alcançando uma taxa de longevidade de vida bem alta, o que faz com que as pessoas busquem cada vez mais profissionais que as ajudem a manter a qualidade de vida. E o dentista é um deles.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o setor de Odontologia movimenta mais de R$ 38 bilhões todos os anos no Brasil e o país é o quarto com o maior número de procedimentos realizados por ano em todo o mundo.
Como as franquias odontológicas são modelos de negócio prontos e já testados no mercado, elas acabam ganhando destaque entre os cirurgiões dentistas por facilitar o processo de abertura de clínicas. Isso sem falar que, por serem formadas por uma ampla rede de estabelecimentos, garante mais credibilidade para o consultório.
Quanto custa em média uma Franquia Odontológica?
Atualmente, existem diversas opções de franquias odontológicas associadas à Associação Brasileira de Franchising. E elas possuem diferentes portes e formatos, além de trabalharem com multiespecialidades.
É possível abrir uma franquia na área de Odontologia com um investimento a partir de R$ 30.000,00 e que pode chegar a R$ 900.000,00.
Quanto custa abrir um Consultório Odontológico?
Sabemos que abrir uma clínica ou consultório odontológico pode se tornar um investimento muito alto. De acordo com o Sebrae, o custo para abrir uma clínica de pequeno porte é de R$ 65.000,00 a R$ 100,000.00.
Vale ainda ressaltar que devido a inserção da presença da tecnologia na Odontologia, novos equipamentos estão sendo utilizados para beneficiar dentistas e pacientes. Portanto, para se ter um consultório ou uma clínica com todas as novidades que o mercado pode oferecer, o investimento inicial pode ser muito maior. Clínicas com alto padrão de tecnologia podem ter seus custos variando entre 200.000,00 a 800.000,00 por exemplo.
Quais as vantagens de abrir uma Franquia Odontológica?
São diversas as vantagens de abrir uma franquia odontológica tendo em vista que o franqueado tem o direito de usar a marca, que muitas vezes já é bem conhecida no mercado. Os principais pontos positivos desse modelo negócio são:
- O franqueado tem todo o suporte do franqueador, desde as primeiras sondagens, na inauguração da clínica e durante o funcionamento da unidade;
- Oferece ao empreendedor um modelo de negócio já testado e comprovado;
- Por já ser um negócio formatado e testado, as chances de sucesso costumam ser maiores;
- Possibilidade de negociar insumos com descontos e prazos de entrega especiais com os fornecedores parceiros do franqueador.
Quais as Franquias Odontológicas para se investir?
Separamos algumas franquias odontológicas da atualidade para você conhecer. Confira!
Dental Arte
A Dental Arte tem 16 anos no mercado e conta com 19 unidades espalhadas pelo país. Segundo a empresa, já foram atendidos mais de 500 mil pacientes e os diferenciais são:
- Suporte de marketing: uma equipe da franqueadora ajuda o franqueado a captar pacientes por meio de ações nas diversas mídias, como rádio, TV, jornal e internet;
- Apoio técnico e gerencial: o franqueado passa por treinamento e aprende sobre todos os aspectos do novo negócio: sistemas, gestão, contabilidade e jurídico. Além disso, também recebe consultoria de comunicação da clínica;
- Fornecedores: o empreendedor tem desconto de até 50% ao comprar insumos com fornecedores parceiros da Dental Arte.
Os valores para abrir uma franquia nova são:
Taxa de Franquia: R$ 45.000,00
Capital de Giro: R$ 50.000,00
Investimento Total: Entre R$ 300.000,00 e R$ 400.000,00
Lucratividade Média: R$ 20.000,00
Retorno sobre o Investimento: 24 Meses*
Odonto Center
A Odonto Center iniciou as atividades em 2015 e hoje conta com mais de 200 consultórios e 500 mil pacientes atendidos. Atende especialidades de Implantodontia, Ortodontia, Periodontia, Estética, Reabilitação Oral, Endodontia e Bucomaxilofacial e os principais serviços prestados para os franqueados são:
- Call center especializado: franqueado pode solicitar atendimento para esclarecer dúvidas;
- Preços diferenciados: fornecedores e prestadores de serviços parceiros oferecem descontos para as clínicas;
- Suporte de marketing: campanhas de divulgação veiculadas em TV, rádio e internet, além de consultoria jurídica.
Os valores para abrir uma franquia nova são:
Taxa de Franquia: R$ 30.000,00
Royalties: 8%*
Fundo de Propaganda: 2%*
Odonto Vida
A rede de franquias Odonto Vida atua em Odontopediatria, Dentística, Endodontia, Estética, Ortodontia, Implantodontia, Periodontia e Bucomaxilofacial. Entre os seus diferenciais estão:
- Facilidade no acesso aos tratamentos dentários;
- Promoção da saúde bucal por um preço justo;
- Melhor atendimento e tratamento adequados à condição financeira dos pacientes.
Odontoclinic
A Odontoclinic é uma franquia odontológica no modelo de clínica multifuncional com 200 clínicas no Brasil, 9 mil consultas diárias e mais de 1 milhão de clientes satisfeitos.
O franqueado tem acesso a um sistema de gestão para acompanhamento do negócio e recebe consultoria para identificação do melhor ponto comercial para instalação e durante o processo de implantação da clínica. Oferece:
- Geomarketing: ferramenta que estuda a região de interesse do franqueado, perfil da população, o potencial de consumo e a identificação do público-alvo.
- Demonstrativo de Resultado e Exercício: acompanhamento e controle do que foi planejado e informações para tomada de decisões.
- Projeto arquitetônico: equipe própria faz o croqui da clínica para que o franqueado busque a documentação e comece a obra.
- Fornecedores: a empresa oferece suporte para execução da obra e fornecedores com preços especiais para compra de móveis, equipamentos e insumos.
- Visual merchandising: projeto desenvolvido pelo time de marketing da Odontoclinic. Franqueado receberá o material pronto.
- Treinamento: funcionários receberão capacitação para atuar na franquia.
Os valores para abrir uma franquia nova são:
Taxa de franquia: R$ 65.000,00
Obra: R$ 164.000,00 Comunicação Visual: R$ 46.000,00
Equipamentos: R$ 84.000,00
Capital de Giro: R$ 50.000,00
OdontoCompany
A OdontoCompany conta com mais de 650 franquias ativas no Brasil com atuação nas especialidades de Ortodontia, Dentística, Estética, Endodontia, Odontopediatria, Prótese Dentária e Implantodontia.
A empresa garante retorno do investimento antes de 30 meses e disponibiliza aos franqueados:
- Geo Mapeamento: auxílio na escolha do ponto comercial.
- Treinamento: franqueados e suas equipes recebem capacitação na sede da franqueadora e na unidade piloto. Recomendação de quatro a nove funcionários fixos.
- Suporte: tanto para a área comercial quanto para o desenvolvimento e aplicação de campanhas publicitárias. Avaliação de resultados.
- Consultoria: orientações para a montagem do negócio, lista de fornecedores, software de gestão de processos. Visitas do consultor.
OrthoDontic
A OrthoDontic tem como público-alvo pessoas de 13 a 30 anos das classes B, C e D. O modelo de negócio conta com prospecção ativa de clientes, que permanecem, em média, 36 meses no tratamento. Essa franqueadora oferece:
- Localização estratégica: ferramentas de análise conseguem dizer em qual ponto comercial a clínica terá mais sucesso.
- Suporte na implantação e inauguração: oferece apoio completo ao franqueado desde a implantação do layout, montagem da clínica, comunicação visual, mobiliário, equipamentos e materiais para a operação do negócio.
- Compras cooperadas: conta com um comitê que atua na negociação de preços com os fornecedores de insumos. Franqueados têm uma plataforma de e-commerce para realizar compras.
- Consultoria de campo: auxílio no gerenciamento da franquia, acompanhamento e análise de resultados.
- Treinamentos e manuais: utiliza métodos que ajudam na absorção do conhecimento e na redução da ansiedade natural do início da operação.
- Comunicação integrada de marketing: a equipe da franqueada desenvolve estratégias com alto nível de acerto.
- Software de gerenciamento: programa que mostra em tempo real como está o desempenho financeiro, comercial e de relacionamento com o cliente de cada unidade. Dispara SMS automático aos pacientes para confirmação de consultas, mensagens de aniversário e lembretes de vencimento de parcela.
Os valores para abrir uma franquia nova são:
Taxa de Franquia: R$ 45.000,00
Royalties: 8% do Faturamento
Fundo de Propaganda: 2% do Faturamento
Faturamento mensal médio: R$ 200.000,00
Ponto de Equilíbrio: 9 meses
Lucratividade: 20 a 25%
Payback: 25 meses
Lucro Médio Mensal: R$40.000,00
Sorridents
A rede de franquias Sorridents tem mais de 360 unidades no país e 4 milhões de pacientes atendidos. Segundo a empresa, 40% dos franqueados possuem mais de uma unidade e eles têm à disposição:
- Suporte: franqueado recebe treinamento e consultoria de comunicação da marca, como planejamento de campanhas e material gráfico.
- Geomarketing: estudo de mercado para garantir o retorno financeiro do franqueado e das campanhas de marketing.
- Tecnologia: call center próprio com 10 atendentes para ajudar a clínica, sistemas que otimizam o trabalho dos funcionários da franquia, agendamento on-line para os pacientes, sistema que analisa minuto a minuto o desempenho da unidade.
Os valores para abrir uma franquia nova são:
Faturamento: R$ 150.000,00
Taxa de Franquia: R$ 45.000,00
Apoio implementação e obras: R$ 90.000,00
Equipamentos: R$ 70.000,00
Capital de Giro: R$ 50.000,00
Lucro Mensal: superior a R$ 20.000,00
Retorno do Investimento: em até 36 meses*
Cuidados e recomendações na hora de escolher uma Franquia Odontológica
Como vimos, existem diversas opções de franquia odontológica disponíveis. E para escolher a qual marca se associar, você deve levar uma série de fatores em consideração, isso porque o investimento para ser um franqueado é alto e, caso não escolha uma boa empresa, pode sofrer prejuízos futuros.
Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas para você escolher a melhor opção, de acordo com seu perfil.
- Avalie o seu próprio perfil: o primeiro passo é analisar a sua afinidade com a franqueadora, afinal de contas, você é quem deverá se dedicar integralmente ao negócio e ele precisa estar de acordo com o seu perfil.
- Defina seu público-alvo: antes de escolher a franquia, você deve verificar se suas expectativas estão dentro do que é oferecido pela franqueadora.
- Avalie a sua capacidade financeira: existem franquias odontológicas de diversos valores, por isso é fundamental saber quanto tem disponível para investir.
- Observe o tamanho da rede escolhida: esse item é importante para que você não dê um passo maior do que pode e então fazer a escolha mais assertiva, de acordo com sua realidade.
- Visite a sede da franquia e algumas unidades franqueadas: essa é uma excelente maneira de conhecer a marca franqueadora, analisando de perto como ela trabalha e como atua de acordo com seus valores.
- Analise com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF): é nesse documento que constam todas as informações a respeito da relação entre franqueador e franqueado, bem como esclarecimentos sobre a descrição do negócio, estimativa de gastos, balanços e demonstrações financeiras da rede, entre outras informações importantes.
- Conheça os serviços oferecidos pela rede: uma característica importante de uma franquia odontológica é que ela possui um padrão de procedimentos que são ofertados por toda a rede. Sendo assim, se você atua com implantes, o ideal é que invista em uma franquia voltada para esta área.
Como funciona o processo de seleção de uma Franquia Odontológica?
O processo de seleção de uma franquia odontológica não é igual para todas as franquias. Entretanto, as etapas deste processo costumam ser baseadas numa mesma ordem.
O processo básico para se tornar um dentista franqueado inclui:
- Preenchimento do formulário de interesse;
- Análise das informações recebidas;
- Reunião Inicial;
- Reunião Presencial na Matriz Franqueadora;
- Recebimento da COF;
- Assinatura do Pré-Contrato;
- Escolha do ponto;
- Elaboração do Projeto da Unidade;
- Processo de Obra
- Trilha do Conhecimento;
- Implantação da Unidade.
Como obter bons resultados com uma Franquia Odontológica?
O mercado de franquias odontológicas está em ascensão e este é um ponto importante para quem busca obter bons resultados com esse tipo de negócio.
Falamos isso, pois o Brasil é um dos dez maiores mercados de saúde no mundo e quase 70% da população não tem plano de saúde. Isso reforça a busca por serviços de saúde particulares e as franquias costumam trabalhar com valores mais acessíveis para a população.
Outro fator importante é que o mercado da Odontologia brasileiro é o terceiro maior do mundo, segundo a BBC, ficando atrás apenas de Estados Unidos e da China. E, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), mais de 12 milhões de pessoas visitam dentistas para resolver problemas ortodônticos no país.
Ou seja, diante desse cenário podemos concluir que com a escolha certa da franquia, de acordo com o seu perfil, e todo o suporte da franqueada (em questões como administração, gestão e marketing), a chance de o negócio dar certo é grande.
Compra e venda de Franquia Odontológica: como fazer?
Na hora de escolher uma franquia odontológica, o interessado deve entrar em contato com a franqueadora, após toda a análise feita, para escolher o meu plano de acordo com o seu perfil.
Cada franquia conta com uma série de exigências bastante específicas e particulares. Por isso preste muita atenção nas entrelinhas antes de fechar um contrato. Muitas vezes, é necessário o auxílio de um advogado para garantir que tudo esteja de acordo.
Agora caso você já tenha uma franquia odontológica e deseja vendê-la por algum motivo, o ideal é procurar o franqueador e explicar o que está acontecendo. Este pode até te ajudar a encontrar um interessado dentro da rede de franqueados.
É dever do franqueador orientar o franqueado sobre as condições de mercado e o valor da unidade, ajudar a divulgar a venda, aprovar o comprador, treiná-lo e fornecer suporte no início da nova operação.
Conclusão
Apenas ter o dinheiro necessário para abrir uma franquia odontológica não é o suficiente. Um dentista com perfil empreendedor deve pesquisar e conhecer as possibilidades desse mercado.
É preciso levar em conta o local que pretende abrir a franquia, as opções disponíveis, o perfil do público-alvo de cada uma, o retorno e também o suporte prestado pela franqueadora.
Portanto, se você está em busca de uma franquia odontológica, a nossa dica é pesquisar todas as oportunidades disponíveis e optar por aquela que mais se adequa ao seu perfil.
Após definir a franquia que você irá buscar, é preciso estar preparado para a gestão do seu consultório odontológico. Clique aqui para acessar o nosso guia com informações para gestão da sua clínica odontológica.