Viver uma experiência positiva, é o que garante a satisfação do seu cliente. Entenda que, fidelizar clientes é construir um relacionamento de confiança com os mesmos, o que é fundamental para uma empresa tornar-se referência no mercado.
Uma boa estratégia de fidelização de clientes pode causar impacto direto nos lucros do seu negócio, em qualquer área de atuação. De acordo com a Harvard Business Review, clientes fidelizados podem representar aumentos de até 95% no faturamento das empresas. É uma estratégia extremamente lucrativa.
Quer entender o processo de fidelização de clientes ? Continue a leitura desse texto.
O que é fidelização de clientes?
A fidelização de clientes consiste em mantê-los fiéis. Isso inclui os novos clientes e os clientes antigos que já compraram diversas vezes e seguem preferindo a mesma empresa. Segundo Philip Kotler, “A chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”.
O valor corresponde a toda a experiência do consumidor, incluindo aspectos práticos (como preço, entrega, logística) e aspectos humanos (como atendimento, relacionamento e suporte).
O principal objetivo da fidelização é criar uma relação de confiança entre o cliente e a empresa, além de garantir uma boa experiência de compra e, dessa forma, gerar mais valor.
O marketing de fidelização, quando bem feito, é uma estratégia que gera um ciclo virtuoso de compra e confiança, que cada vez gera mais compras e mais confiança.
Quais são as estratégias de fidelização de clientes?
Conhecendo o seu público alvo, é preciso seguir algumas dicas para o seu consultório:
- Meios de comunicação: crie páginas nas redes sociais e interaja com seus pacientes/clientes, aproximando a relação profissional/paciente;
- Atendimento personalizado: crie disponibilidade e tenha flexibilidade com as consultas, às vezes é preciso encaixar atendimentos de urgências, e aprender a ser cordial mesmo se não conseguir atender as expectativas de um paciente;
- Sala de espera: ofereça conforto no momento que seu paciente esperar o atendimento, como televisão, revistas, café, água, Wi-Fi, entre outras alternativas;
- Tratamento de qualidade: se especialize e seja referência na sua área. Mostre que é capaz de dominar certos tratamentos com excelência;
- Equipe qualificada: treine toda sua equipe para que ofereçam o melhor atendimento no pré atendimento, durante o atendimento e no pós-atendimento;
- Parcerias: faça parcerias com locais que atendam o mesmo público que você, assim a possibilidade de atrair novos pacientes é maior.
- Banco de informações: registre os dados dos pacientes, como e-mail, telefone, endereço, nome, idade, etc, e mantenha o prontuário atualizado.
Em um cenário de concorrência acirrada e de incerteza econômica, a fidelização do cliente representa um papel fundamental para impulsionar um negócio ou uma empresa. Afinal, 74% dos clientes se sentem fiéis a determinada marca ou empresa e 52% relatam fazer o possível para comprar de suas marcas favoritas.
Porque a fidelização de clientes é tão importante?
A fidelização de clientes aumenta os lucros e as possibilidades de expansão do seu consultório, ou seja, do seu negócio. Lembre-se: cliente fiel compra de novo. Cliente feliz compra de novo.
Um paciente fidelizado não precisa mais ser convencido a comprar, ele já comprou uma vez e já comprovou a qualidade dos seus serviços, ele já confia.
E ainda é preciso ressaltar que a venda para um cliente recorrente tem um custo de aquisição inferior a um novo cliente. É válido ressaltar que um cliente fiel indica os seus serviços de forma espontânea, e isso é fantástico!
Os clientes fiéis tendem a gastar mais por compra, ou seja, elevar o ticket médio é a melhor forma de aumentar a lucratividade sem precisar expandir a base de clientes. Outro benefício, é a receita se tornar previsível, e seu consultório tem o conhecimento de quanto se espera ganhar.
Clientes fiéis estão dispostos a dar suas opiniões e compartilhar com as empresas o que pensam sobre aspectos como o atendimento, entrega, expectativas e valores. Feedbacks como esses são precisos e honestos, determinam a paixão e uma ótima experiência a empresa ou a você.
Quais são os resultados da fidelização?
A fidelização de clientes agrega vantagens como o aumento nos lucros e redução dos custos em investimento para atrair novos clientes.
É válido lembrar que um cliente fiel indica os seus serviços de forma constante e espontânea. Supere as expectativas e ganhe a confiança do seu cliente.
Assim, será prazeroso para você como profissional atender um paciente e para o seu paciente que receberá uma experiência incrível realizando o tratamento com você.
Como se garante a satisfação do cliente?
A satisfação do cliente/paciente não se trata exclusivamente dos serviços que ele compra. A alegria do consumidor deve estar presente em todas as etapas do atendimento. Satisfazê-lo e entregar um bom serviço, é o que se deve fazer.
Para te ajudar a entender a importância e como você pode garantir a satisfação do cliente, é preciso estar atento, e “entregar algo a mais”. Assim, sua marca ou você será falado e/ou lembrado de forma positiva.
O comportamento do consumidor mudou e as evoluções tecnológicas não param de nos surpreender. Por isso, é importante que você esteja sempre de olho nas tendências do mercado. Esteja presente nas redes sociais para que possa ser encontrado e saiba receber as indicações dos seus pacientes.
Durante a produção e desenvolvimento de uma página de site, por exemplo, é necessário que tenha em mente a praticidade e agilidade. Lembre-se: a usabilidade do site deve ser adequada para um novo usuário.
Garanta bons serviços em todos os aspectos possíveis. Em todas as etapas, o paciente deverá estar em contato com a empresa. Tudo o que acontecer entre o caminho de ele conhecer sua empresa e comprar o serviço será ligado ao seu nome. Tenha certeza que ele seja bem atendido e não se esqueça de investir no treinamento de seus funcionários.
É importante estar de olho nas opiniões dos pacientes, e entender o que você pode melhorar para garantir a satisfação do cliente. Uma forma de mensurar a opinião do seu cliente é criando pesquisas. Envie formulários via e-mail, telefone, para que realmente você consiga entender qual é a avaliação dos pacientes quanto aos seus serviços.
Solucione os problemas. Melhore. Essas dicas são excelentes e devem ser seguidas por todos que pretendem ter um negócio de sucesso. Garanta a satisfação do cliente. Tenha um marketing focado no seu consumidor!
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Conclusão
Viver uma experiência positiva, é o que garante a satisfação do seu cliente. Entenda que, fidelizar clientes é construir um relacionamento de confiança com os mesmos, o que é fundamental para uma empresa tornar-se referência no mercado.
A fidelização de clientes consiste em mantê-los fiéis. Isso inclui os novos clientes e os clientes antigos que já compraram diversas vezes e seguem preferindo a mesma empresa.
Afinal, o objetivo é cuidar e tratar o paciente diante das melhores opções para a saúde do envolvido. Continue acompanhando o nosso portal Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
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