Endodontista: saiba tudo sobre a função e atuação desse especialista

Avaliações
5/5
endodontista procedimento

O Endodontista é o dentista especialista em endodontia. Esse profissional exerce um grande papel na Odontologia pois consegue tratar e diagnosticar lesões pulpares, que geralmente geram dores e lesões na cavidade bucal.

Além de eliminar dor, patologias e propiciar a reabilitação protética dentária, o endodontista trata os traumatismos dentários e faz procedimentos conservadores pulpares para evitar a necrose e tratamentos mais extensos.

Se você quer saber tudo a respeito desse profissional, preparamos esse texto super completo para você! Veja!

Quem é o endodontista?

A Endodontia é uma especialidade que trata da parte interna do dente, ou seja, ela envolve o tratamento de toda essa estrutura também conhecida como polpa dentária.

Podemos dizer que a Endodontia é a área da Odontologia que mais se beneficiou com o avanço tecnológico, sobretudo na última década, possibilitando oferecer tratamentos mais fáceis, rápidos, seguros e responsáveis.

O endodontista é o dentista que se especializou em endodontia após ter realizado o curso de graduação em Odontologia.

Esse profissional é responsável pela a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

A  maior parte do trabalho de um endodontista é realizar o tratamento de canal. Resumidamente podemos dizer que o tratamento de canal é aquele realizado na parte interna do dente em que há a extração da polpa, também chamada de tecido mole.

Esse tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto, dependendo do estágio que a inflamação se encontra.

Após essa remoção, o endodontista preenche o canal com a obturação para proteger a abertura feita de outras infecções e bactérias, mantendo a funcionalidade e estética do dente.

Esse procedimento pode ser realizado em mais de uma visita ao dentista, mas isso vai depender da gravidade do caso, e somente um especialista poderá prever o que acontecerá durante esse tipo de tratamento.

O tratamento de canal é indicado para quem possui uma cárie profunda ou quando há alguma lesão ou inflamação no dente ou ainda algum tipo de trauma.

Qual a função de um endodontista?

endodontista maquete

O especialista em endodontia, o endodontista, trabalha especificamente no tratamento endodôntico de canais radiculares de dentes que sofreram um processo de necrose pulpar.

Basicamente o endodontista pode realizar:

  • preparos conservadores visando a vitalidade pulpar;
  • procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares;
  • procedimentos cirúrgicos para endodônticos;
  • tratamento dos traumatismos dentários;
  • tratamento dos condutos radiculares;
  • remoção de pinos e núcleos metálicos fundidos;
  • tratamento de canais calcificados.

Como é a atuação prática de um endodontista?

O endodontista é um profissional que fica algumas horas tratando o mesmo paciente. Com o aumento da tecnologia e desenvolvimento na área, os tratamentos endodônticos têm ficado cada vez mais precisos e ágeis. Mesmo assim, esse tipo de tratamento é delicado e minucioso.

O endodontista é um profissional que atua sozinho, e que depende muito do encaminhamento de outros colegas para realizar seu trabalho. Por isso é importante manter um bom network.

Além disso, seu trabalho pode ser requisitado a qualquer momento. É a  área da odontologia que possui um alto número de casos de urgência, sendo assim, o endodontista deve estar sempre pronto para atender seus pacientes.

Na prática, o endodontista pode realizar vários tipos de procedimento clínicos no seu dia-a-dia. Confira abaixo os procedimentos clínicos mais realizados pelos endodontistas:

Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar

Dentre os tratamentos que um endodontista pode fazer estão os tratamentos que visam conservar a vitalidade pulpar ou pulpar radicular. Entre esses procedimentos podemos citar: o capeamento pulpar direto e indireto e a pulpotomia.

A Pulpotomia é um procedimento utilizado na tentativa de manter a vitalidade pulpar radicular. Pode ser realizada em dentes decíduos (de leite) ou permanentes com  exposições pulpares pequenas caso não sejam observadas radiograficamente lesões periapicais e clinicamente visualizarmos um aspecto “vermelho vivo” do sangramento, além de uma polpa com adequada consistência.

Procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares

Os procedimentos cirúrgicos nos tecidos pulpares normalmente são chamados de tratamento de canal.

Com a modernização das técnicas e dos materiais utilizados na Odontologia, é possível realizar o tratamento de canal de forma indolor e com uma execução mais rápida, sem que isso comprometa a sua qualidade.

De maneira geral podemos dizer que o tratamento de canal consiste na abertura para remoção total da polpa dentária, com preenchimento por um cone flexível (feito de material biocompatível), finalizando com uma obturação. Conheça abaixo as principais etapas de um tratamento endodôntico.

  • Abertura da coroa do dente: o tratamento se inicia com a criação de um acesso à parte interior do dente, feito por meio de uma abertura na parte posterior dos dentes frontais ou na região da coroa dos dentes posteriores, molares ou pré-molares.
  • Remoção da polpa dentária: na mesma consulta, o endodontista remove toda a polpa dentária, formada pelos nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, para que seja feita a desinfecção dos canais dentários.
  • Tratamento do canal: é realizada a limpeza e desinfecção do canal dentário, removendo todas as possíveis fontes de contaminação e fazendo o selamento da raiz, preparando a parte interior do dente para o preenchimento com o material curativo e obturador.
  • Restauração temporária: é feita uma restauração temporária para fechar a abertura realizada na coroa do dente e proteger toda a estrutura interna.
  • Preenchimento e restauração definitiva: em uma segunda consulta, a restauração temporária é removida para que os canais dentários sejam preenchidos por um material flexível em formato de cone, fixado com um cimento cirúrgico, restabelecendo o formato e a aparência natural dos dentes.

Procedimentos cirúrgicos paraendodônticos

A cirurgia endodôntica tem sido considerada como uma alternativa para o tratamento do sistema de canais radiculares ou escolha preferida quando o tratamento endodôntico é difícil ou impossível.

A cirurgia paraendodôntica tem sido praticada desde meados de 1800, quando a preocupação principal era remover o ápice necrótico. Desde então a técnica tem sido aprimorada e bons resultados clínicos têm sido alcançados.

Tratamento dos traumatismos dentários

O traumatismo dentário é uma ocorrência muito frequente em crianças e adolescentes e gera um grande susto aos pais. As lesões traumáticas dentárias podem variar desde simples fraturas em esmalte até a perda definitiva do elemento dentário.

O endodontista possui papel fundamental nos traumatismos tanto para tentar conservar a vitalidade pulpar dos dentes, quanto para fazer o tratamento endodôntico do dente decíduo (lite) ou permanente traumatizado que foi necrosado.

Quais as qualidades que caracterizam um bom endodontista?

O endodontista é um profissional que trabalha muito sozinho e por muitas horas em um mesmo caso. Por isso é importante que esse especialista tenha algumas características para facilitar o seu  dia-a-dia.

Para ser endodontista é interessante ser uma pessoa paciente, tranquila, minuciosa e atenta a detalhes. Isso porque os condutos radiculares são pequenos e muitas vezes difíceis de encontrar.

Isso exige paciência e muita destreza manual! É claro que a tecnologia tem ajudado muito o endodontista a reduzir o tempo de seu tratamento, a localizar canais difíceis e facilitar sua técnica, mas ter essas características facilitam o desejo da profissão.

Quais os principais desafios do endodontista no exercício da profissão?

endodontista crianca

Temos alguns desafios para os endodontistas! Alguns desafios técnicos e outros relacionados ao processo de gestão e de conquistar clientes.

O endodontista pode ter uma atuação em clínicas de urgência onde a demanda será gerada em um fluxo contínuo, trabalhar em uma clínica multidisciplinar na qual os profissionais de outra área encaminharam pacientes para realizar tratamento de canal ou ter seu próprio consultório.

Ter um consultório próprio de endodontia não é uma transição fácil, pois nenhum paciente irá procurá-lo sem uma indicação. Por isso, é importante ter um grande network com dentistas de áreas afins, como prótese, dentística e periodontia.

Assim, esses profissionais irão gerar o fluxo de pacientes encaminhados para sua clínica! Do âmbito técnico também existem alguns desafios, no entanto todos eles podem ser superados uma vez que profissão se mantenha atualizado e em evolução constante.

Como a tecnologia tem contribuído para o trabalho do endodontista?

A Tecnologia tem evoluído muito na Odontologia de maneira geral, e na endodontia não é diferente! Houve uma grande evolução em várias áreas da especialidade como na parte técnica e nos equipamentos.

A endodontia evoluiu muito no que se diz as técnicas e localização de ápice radicular, instrumentação rotatória, microscopia, materiais obturados e outros.

O profissional deve estar atento a todas as novidades e novas técnicas e sempre avaliar as evidências científicas que validam esses avanços para se manterem atuais no seu mercado de trabalho.

Perspectiva atual de mercado para o endodontista no Brasil

A Odontologia está em alta em 2021! Principalmente a Odontologia Estética. Quando uma especialidade está em alta, todas as outras saem ganhando por causa de indicações de tratamentos.

Outro fator que fez aumentar a demanda de tratamentos de canal em 2020-2021 foi o confinamento por causa do COVID-19. O isolamento social fez aumentar a ansiedade das pessoas e também o apertamento dentário.

Esse fato fez com que o número de tratamentos endodônticos subisse e consequentemente a demanda do endodontista.

Como se tornar um endodontista?

endodontista dor

Sabemos que a Odontologia é formada por um grande número de especialidades. Isso significa que o profissional formado na área pode se tornar um cirurgião geral ou optar por uma atuação mais específica.

A especialização em Endodontia é muito procurada pelos profissionais, porém estes ainda não sabem o que considerar na hora de escolher um bom curso.

É fundamental apostar em um local que seja reconhecido no mercado para passar credibilidade e demonstrar que você se tornou um especialista com grandes conhecimentos na área em que se propôs a fazer o curso.

Portanto, analise a sua reputação no mercado e procure por uma que agregará valor à sua carreira, mesmo que tenha que investir um pouco mais por isso.

Outro ponto importante é a qualidade dos professores, por isso é válido se informar sobre os docentes responsáveis pela grade do curso. Vale ressaltar que eles devem ser pessoas com experiência comprovada na área em que você deseja se especializar.

A oportunidade de aprender com profissionais competentes torna a aprendizagem facilitada, uma vez que eles podem compartilhar experiências que tiveram durante situações reais e que você, com certeza, enfrentará na sua rotina de trabalho.

Também deve-se levar em conta os custos, horários e pré-requisitos, pois uma especialização deve caber no seu orçamento financeiro e na sua agenda, caso contrário, pode acabar se tornando um peso. Uma ótima dica é avaliar as opções do mercado que tenham horários compatíveis com sua atividade profissional e custos que estejam dentro do seu orçamento.

Para que não reste dúvidas sobre o curso escolhido, você pode pesquisar sobre a satisfação de ex alunos, pois eles podem falar com propriedade se ele atendeu às expectativas. Eles podem definir com precisão o nível dos conhecimentos adquiridos, o relacionamento com os professores, a qualidade dos conteúdos e outros detalhes de seu interesse.

E por fim, você deve verificar a duração do curso, analisando a carga horária, os dias de aula e o tempo total de duração. Alguns profissionais ficam profundamente frustrados quando percebem que uma especialização é mais curta ou mais longa que o esperado.

Curso de especialização em endodontia

UninCor

O curso de Especialização em Endodontia da UninCor visa oferecer aos cirurgiões dentistas um aprimoramento teórico-científico, tornando-os aptos a realizarem diagnóstico, tratamentos e retratamentos endodônticos com consciência, tranquilidade e, sobretudo, atendendo aos padrões de qualidades técnicas de uma casuística diversificada, incluindo casos considerados mais complexos no âmbito desta importante especialidade clínica.

Além disso, essa especialização contempla todo o conteúdo necessário à formação de um profissional qualificado e todos os procedimentos clínicos possíveis dentro da endodontia: instrumentação manual, instrumentação rotatória e recíproca, retratamentos de canais e uma visão mais abrangente da cirurgia paraendodôntica.

Os procedimentos clínicos são trabalhados com ênfase nos diversos sistemas mecanizados existentes atualmente no mercado. Também faz parte deste curso a microscopia ótica.

PUC Minas

O curso de especialização em Endodontia da PUC Minas pretende reciclar e aprofundar conhecimentos específicos sobre novos materiais, novas gerações de instrumentos, técnicas e estratégias de tratamentos endodônticos bem sucedidos.

A interdisciplinaridade no curso é uma das vertentes principais no ensino da especialidade uma vez que o exercício profissional requer conhecimentos e integração de várias áreas da Odontologia.

Alguns dos principais objetivos deste curso são:

  • A formação avançada na área, desenvolvendo no aluno conhecimentos, habilidades e atitudes que o capacitem a preservar os elementos dentais, a partir da prevenção, da detecção e terapêutica dos tecidos dentais e paradentais, dentro de uma visão crítica dos problemas odontológicos, preparando-o para o exercício profissional.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos no sentido de identificar os problemas de saúde referentes à área, caracterizar as relações de causalidade, adequar os meios e os recursos para a solução dos problemas e manutenção da saúde, aplicar os procedimentos adequados e necessários para o tratamento das afecções pulpares e perirradiculares e organizar o sistema de atenção apropriado à condução do atendimento e controle da saúde.

São Leopoldo Mandic

O curso de especialização da São Leopoldo Mandic visa o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas nesta área, preparando o profissional e ampliando sua experiência clínica, por meio de conhecimentos específicos e científicos voltados para o diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos.

Após o curso, o aluno estará apto para atuar como especialista, com bases científicas e nas tecnologias modernas, tais como sistema rotatório, reciprocante, endodontia com microscopia, materiais biocerâmicos, técnicas de obturação termo plastificadas e cone único.

O curso também conta com o uso de ferramentas de diagnóstico digital, como o RX digital e Tomografia computadorizada, que auxiliam no planejamento e controle dos procedimentos. Além do uso de ultrassom e laserterapia (terapia fotodinâmica), para potencializar a limpeza dos canais radiculares, bem como o auxílio na recuperação do paciente dentre outras finalidades diversas.

IES Pós Graduação – Instituto de Estudos da Saúde e Gestão Sérgio Feitosa

Este curso com 856 horas/aula é composto de aulas teóricas, planejamento e realização clínica de procedimentos e contempla todo o conteúdo teórico necessário à formação de um profissional qualificado em todos os procedimentos clínicos possíveis dentro da endodontia: instrumentação mecanizada, resolução de casos complexos  e uma visão mais abrangente da microcirurgia endodôntica.

Durante os procedimentos clínicos os alunos utilizam instrumentação mecanizada, com ênfase nos mais novos e relevantes sistemas. O aluno terá uma visão completa de procedimentos atípicos, como retratamentos, remoção de pinos, remoção de instrumentos fraturados, tratamento de perfurações e dos casos que possam necessitar de complementação microcirúrgica. A microscopia operatória faz parte dos procedimentos rotineiros deste curso.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

A UFMG também disponibiliza curso de especialização em Endodontia e conta com corpo docente qualificado para formar profissionais especialistas nos mais diversos procedimentos que envolvem essa área.

Cursos de curta duração sobre aspectos que envolvem a endodontia

Os cursos de curta duração podem ser divididos em aperfeiçoamentos ou cursos de imersão. Os aperfeiçoamentos geralmente duram 12 meses com encontros mensais.

Nos aperfeiçoamentos o objetivos e conhecer melhor a especialidade! E uma entrada para alunos que ainda estão decidindo se vão se especializar em endodontia ou não. Além de ser um curso introdutório da especialidade ele já dá muita base e prepara o profissional para casos mais fáceis na clínica.

Já os cursos de imersão geralmente são indicados para especialistas que querem se atualizar ou aprender uma técnica nova. Geralmente são cursos de curta duração de 2 ou 3 dias.

Qual o salário de um endodontista?

endodontista consulta

O salário de um endodontista pode variar muito em relação ao tempo de especialidade, rede de contatos e público alvo que atende.

De acordo com algumas pesquisas o salário inicial de um endodontista é de R$ 3.122,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.028,00. A média salarial para Endodontista no Brasil é de R$ 4.689,00.

Saiba tudo sobre a endodontia aqui no blog Empreendedor Dentista

Se você quer saber ainda mais sobre a especialidade, temos um texto completo sobre endodontia aqui no blog. Vale a pena conferir através deste link.

Conclusão

O Endodontista é um cirurgião dentista especialista em Endodontia. Esse profissional é responsável pela a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

Para se tornar um especialista você precisa ser um dentista formado e fazer um curso de especialização em Odontologia em uma escola credenciada no MEC. Após se tornar um especialista, o profissional ainda deve se  manter atualizado fazendo cursos de educação continuada.

O mercado da Odontologia está em crescimento, e assim também está a especialidade. Invista no network para aumentar a sua rede de encaminhamentos, mantenha suas redes sociais atualizadas e proporcione um ótimo atendimento ao seu paciente para manter seu crescimento profissional.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.