O coworking, que nada mais é do que um espaço físico destinado ao compartilhamento de experiências e de trabalho, tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. E com isso, também observamos que dentistas de todo o mundo estão adotando a tendência de coworking odontológico.
A expectativa é que esse modelo tenha cada vez mais adeptos, principalmente se considerarmos a dificuldade de montar um consultório logo no início da carreira.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre como funciona e as principais vantagens do coworking odontológico. Convidamos você a continuar a leitura!
O quê é um Coworking Odontológico?
O coworking odontológico é um espaço compartilhado onde vários dentistas atuam de forma individual no atendimento dos seus pacientes. Normalmente, o prédio é composto por várias salas já com todos os equipamentos necessários para a execução do seu trabalho.
São várias as vantagens de um coworking odontológico, dentre elas a liberdade e a flexibilidade de horário.
Podemos dizer que o espaço de coworking é colaborativo, com o pagamento de uma taxa diária, mensal ou anual para o uso do espaço, que serve para a manutenção do local e também suprir os gastos com internet, água e energia elétrica.
Quais as características de um Coworking Odontológico?
O coworking odontológico é basicamente caracterizado pelo compartilhamento do local de trabalho com outros profissionais, ou seja, é uma alternativa ao antigo modelo de consultórios, com custos altos, que inviabilizam a lucratividade, principalmente para quem está começando.
Entre as principais características de um coworking odontológico estão:
- Compartilhamento de todos os custos, como o da locação do espaço, telefone, luz, água, manutenção, limpeza e recepção, o que proporciona grande economia para os dentistas;
- Localizações privilegiadas devido à divisão dos gastos, que possibilita optar por espaços em regiões mais atrativas para o negócio;
- Não há preocupação com a parte administrativa, pois geralmente os espaços são geridos por terceiros ou por um comitê administrativo;
- Os espaços são propícios para a interação, conhecimento e credibilidade, possibilitando que os dentistas exerçam o seu trabalho em um ambiente estruturado e com maior possibilidade de networking.
Quais as vantagens de trabalhar em um Coworking Odontológico?
Não há como negar que a grande vantagem de trabalhar em um coworking odontológico, principalmente para dentistas que acabaram de se formar e não têm budget para montar ou manter um consultório, é a possibilidade de ter à sua disposição uma estrutura moderna e pronta para seu atendimento, sem precisar investir na aquisição e manutenção de equipamentos.
Isso se deve ao fato de no coworking odontológico o profissional encontrar toda a estrutura necessária para que ele desenvolva o seu trabalho.
Com isso, é possível dizer que os espaços compartilhados podem proporcionar inúmeros benefícios aos profissionais da área da saúde, como o caso dos dentistas. Entre eles podemos citar:
- Vantagem financeira, pois não há necessidade de um alto investimento para abrir uma clínica ou consultório, o que envolve os gastos com equipamentos e reformas;
- Infraestrutura completa com equipamentos essenciais e, em alguns casos, para a realização de exames;
- Recepção moderna com ferramentas de agendamento de consulta;
- Flexibilidade para criar a agenda de consultas de acordo com a sua disponibilidade;
- Acesso a imóveis com alto padrão e design, além de estarem localizados em regiões mais requisitadas;
- Troca de experiências e indicações de pacientes com outros especialistas, proporcionando novas oportunidades de negócios para todos os parceiros.
Ou seja, se você é recém-formado e deseja obter maior rentabilidade e atender seus pacientes em um local com ótima infraestrutura, o coworking odontológico é uma excelente alternativa.
Qual a diferença entre o Coworking Odontológico e o Aluguel de Consultório?
Podemos dizer que a principal diferença entre o coworking odontológico e o aluguel de consultório, quando este não está montado, está no fato deste último necessitar de um investimento em arquitetura, equipamentos e decoração.
Em um coworking odontológico, além de não haver necessidade de investimento, você paga de acordo com o uso, o que oferece mais flexibilidade de agenda. Contudo, é possível fazer planos diários, mensais ou anuais, de acordo com a sua disponibilidade e número de pacientes.
Já em um consultório alugado, você pode ter que investir na estrutura física do local, além de contratar uma equipe própria. Depende de como é o acordo com o locatário.
Existe a possibilidade de se alugar o consultório todo equipado, organizado, pronto para você iniciar os atendimentos, e existe a possibilidade de você alugar o espaço e você mesmo organizar os equipamentos e estrutura de acordo com sua especialidade e demanda.
Quais os tipos de coworking ou aluguel de consultórios?
Existem diversas maneiras de alugar consultórios ou trabalhar de um coworking. Antes de decidir qual deles é o melhor para você, é importante primeiro analisar se o espaço possui todos os equipamentos necessários para a execução do seu trabalho e se oferece conforto para os seus pacientes.
Confira abaixo quais são as possibilidades disponíveis atualmente.
Aluguel habitual de Consultório
No aluguel habitual de consultório, o dentista não precisa investir em estrutura física, quando o mesmo já está montado. Neste caso, a grande vantagem está na otimização nos quesitos de administração, contratação, pagamento de equipes e a própria gestão.
Além disso, você passa a ter um espaço de referência para crescer no mercado, com baixo investimento. Já que para montar um consultório próprio, você teria os gastos dos equipamentos e ainda ter que arcar com todas as despesas independente de ter ou não pacientes.
Por outro lado, um ponto negativo é que quando você aluga um espaço, deve pagar todo mês por seu uso. E, caso a agenda não seja preenchida da maneira esperada, é possível que tenha prejuízo em alguns meses com menor fluxo de pacientes. Deve-se ainda levar em consideração que esse prejuízo seria menor que o investimento inicial para você montar um consultório, sem clientela.
Aluguel de consultório por Hora/Período
O aluguel de consultório odontológico por hora é indicado para dentistas que realizam atendimento apenas durante algumas horas do dia, geralmente são profissionais que estão iniciando a carreira e ainda não possuem muitos pacientes.
É fundamental optar pela locação de um ambiente localizado em uma região bastante cotada, pois, por ser mais acessível, acaba sendo muito mais procurada pelos pacientes.
Aluguel de consultório por uso
Esse é o modelo que oferece mais flexibilidade de agenda, além de você pagar apenas pelo período que usá-lo. A grande vantagem do aluguel de consultório por uso é que não é necessário investir em estrutura e você só pagará pelo tempo de atendimento.
Compartilhamento de consultório
No modelo de compartilhamento de consultório, você não precisa se preocupar com aluguel, IPTU, condomínio, contas de consumo, investimento com infraestrutura, manutenção, treinamento de pessoas e limpeza dos consultórios. Ou seja, a grande vantagem dessa modalidade é a comodidade.
Um ponto que vale a pena destacar é que nos consultórios compartilhados, o valor das consultas e procedimento são determinados pelos profissionais.
Cuidados que devem ser tomados na escolha de um Coworking Odontológico
Na hora de escolher um coworking odontológico é preciso tomar alguns cuidados. Ter paciência é fundamental para encontrar o local que melhor atende às suas necessidades.
Ao procurar um coworking, veja se ele possui o mínimo de equipamentos que são imprescindíveis para a realização do seu trabalho profissional. Além disso, o ambiente também precisa lhe transmitir confiança, tranquilidade e segurança.
Sendo assim, alguns dos principais pontos que devem ser observados são:
- Serviços de telefonia: procure saber de que forma esse sistema é oferecido, verifique se há um atendente e se ele consegue oferecer atendimento a todos os profissionais do coworking.
- Internet e impressão: perceba como é o sinal da internet e não tenha receio de perguntar qual é a velocidade do serviço contratado. Outro ponto é observar se os equipamentos de impressão atendem à sua necessidade.
- Limpeza e organização: esse é um detalhe fundamental, pois é necessário que o ambiente seja agradável, com limpeza adequada e o mínimo de conforto para os pacientes.
- Localização: o espaço de coworking deve estar situado em uma região estratégica, de preferência próximo dos grandes centros para facilitar o acesso dos pacientes;
- Custos: é imprescindível avaliar se o valor gasto com a locação do espaço está de acordo com o seu orçamento.
De uma forma geral, o coworking odontológico é muito vantajoso para profissionais que querem iniciar a carreira ou se reinventar, aproveitando que o local já disponibiliza toda a infraestrutura necessária. Portanto, vale a pena pesquisar e avaliar as alternativas disponíveis.
Opções de coworking odontológico disponíveis
Dentro da modalidade de coworking odontológico existem diversas opções para que cada dentista escolha aquela que mais se adequa ao seu perfil.
Como já vimos, esse modelo de trabalho se fundamenta no compartilhamento do espaço e recursos de uma clínica odontológica, reunindo profissionais de várias especialidades da Odontologia.
É uma ótima opção para muitos profissionais autônomos, mantém um networking entre dentistas e ainda evita um investimento de alto custo para adquirir e manter um local de trabalho.
Dentre as principais opções de coworking odontológico podemos citar:
- Aluguel de espaço por horas, ou seja, você só paga quando atender o paciente, sem a cobrança de uma porcentagem por hora. Você ainda pode adquirir horas e elas só serão deduzidas quando você atender o paciente.
- Aluguel por período para atender o número de pacientes que desejar com diversos serviços e materiais inclusos.
- Planos diários que são requisitados por profissionais que ainda não possuem um número grande de pacientes.
- Planos mensais para dentistas que possuem uma agenda mais cheia ou que queira atender em determinado local ou cidade por um período de tempo.
- Pacotes anuais: a grande vantagem aqui é que você tem o seu próprio consultório sem precisar investir em infraestrutura.
Serviços inclusos em um coworking odontológico
Normalmente, no coworking odontológico existem diversos serviços inclusos para facilitar o dia-a-dia dos profissionais que trabalham neste local. Entre eles podemos citar:
- Recepção: recepcionista treinada para agendar consultas, reagendá-las quando necessário, fazer as confirmações e ainda fazer a cobrança pelos serviços prestados ao paciente.
- Copa: o coworking odontológico disponibiliza água, café, chá e revistas para que o paciente se senta mais à vontade.
- Limpeza: serviço de limpeza das áreas comuns e salas de atendimento.
- Material de consumo: alguns estabelecimentos oferecem o material básico que é utilizado em praticamente todos os atendimentos.
- Esterilização: também é possível encontrar coworking odontológico que fornece a esterilização de todos os instrumentais utilizados durante os atendimentos.
- Auxiliar: em alguns espaços é possível contar com a ajuda de um auxiliar dentista.
- Infraestrutura: as salas de Odontologia são equipadas com aparelhos modernos e que são indispensáveis no atendimento odontológico.
- Estacionamento: para maior comodidade dos pacientes, alguns locais oferecem serviço de vallet já incluso no pacote de horas que é pago pelo profissional.
Conclusão
Na hora de atender os seus pacientes é fundamental ter um espaço confortável e que disponha de todos os equipamentos necessários para realizar o trabalho da melhor maneira possível.
As possibilidades para atendimento de profissionais que não possuem consultório próprio são: o aluguel de um consultório ou a utilização de espaço compartilhado como o coworking odontológico. Essas possibilidades possuem vantagens e desvantagens, portanto cabe a você decidir o que valerá mais a pena para investir seu tempo e seu dinheiro. Afinal esses espaços oferecem toda a infraestrutura, sem a necessidade de arcar com um alto investimento para montar um espaço.
O coworking odontológico vem sendo muito procurado por dentistas recém-formados que não querem ou que não possuem recursos financeiros para montar um consultório confortável e seguro. Além disso, essa modalidade oferece maior flexibilidade para o profissional, quando comparado ao aluguel de um consultório.
Uma das principais vantagens do consultório compartilhado é que você não precisa se preocupar com a limpeza do local, higienização e nem com a gestão de equipe.
Ainda vale a pena ressaltar que o coworking odontológico permite uma ótima rentabilidade financeira, o que pode ser útil no começo de carreira para depois conseguir abrir o seu próprio negócio, caso seja um desejo.
Gostou de saber mais sobre coworking odontológico? Agora… se mesmo assim você preferir abrir a sua própria clínica, acesse o nosso guia de administração de consultório odontológico e fique ainda mais preparado para este desafio!