Compressor Odontológico: Função, tipos e melhores preços

Avaliações
5/5
compressor odontologico ortodontista

Você que é da área de Odontologia, com certeza, sabe o que é um compressor odontológico e qual a sua função dentro de um consultório.

Fato é que sem um compressor odontológico não é possível fazer quase nada. Até mesmo a sua cadeira precisa deste equipamento para funcionar, pois é ele que leva o ar comprimido até ela.

Existem diversas marcas de compressores odontológicos disponíveis no mercado e você deve optar por aquele que mais atende às suas necessidades. Para isso é necessário pesquisar sobre os modelos e a qualidade dos aparelhos, o que acaba sendo uma decisão complexa.

Para auxiliar nesta questão de compressores odontológicos, elaboramos este texto especial sobre o tema. Confira agora o guia definitivo sobre Compressores Odontológicos.

O que é o compressor odontológico?

compressor odontologico

O compressor odontológico é um equipamento de extrema importância para qualquer dentista, uma vez que diversos aparelhos da sala desses profissionais necessitam do compressor odontológico para funcionar.

A função do compressor odontológico é fornecer ar comprimido para que outros equipamentos possam funcionar.

Na hora de escolher o compressor odontológico, é fundamental que o dentista saiba o que é necessário para a sua realidade. Por exemplo, um profissional que tem poucos equipamentos, não irá precisar de um compressor grande. Isso torna o investimento menor, além de economia de espaço.

Também é importante considerar se existe ou não projeto de expansão do consultório. Se o dentista pretende adquirir uma nova cadeira odontológica, por exemplo, ele deverá considerar se o compressor atenderá a demanda.

De maneira geral podemos dizer que quanto maior a necessidade do profissional, maior o compressor odontológico. A pressão, o volume, o armazenamento e a voltagem também devem ser levados em consideração nesta escolha.

Para que serve o compressor odontológico?

compressor odontologico atendimento

Como falamos um pouco acima, o compressor odontológico serve para fornecer ar comprimido para que outros aparelhos, como o sugador e a cadeira do dentista, possam funcionar.

Existem inúmeros modelos de compressores odontológicos que podem ser usados para esta finalidade. Normalmente, eles são elétricos, sendo a potência e tamanho definidos pelas necessidades do portador.

É importante ressaltar que os compressores odontológicos necessitam de cuidados diferenciados. Um deles é que a atenção deve ser redobrada no quesito local de instalação.

Devido ao risco de contaminação, não é adequado deixar estes equipamentos em lugares como banheiros ou próximos a resíduos. As instalações dentro da sala do dentista também não é recomendada, pois esse aparelho representa fonte de calor e ruído.

É importante lembrar que o compressor odontológico exige tubulação planejada em sua instalação, que deve ser feita de maneira central. Isto culmina numa rede de distribuição para os ambientes que necessitarem de ar.

Outro ponto de destaque é que deve-se evitar compressor com óleo em consultório odontológico, pois pode causar contaminação durante a compressão do ar no equipamento.

Como funciona o compressor odontológico?

compressor odontologico equipamento

Vimos que a capacidade de cada compressor odontológico indica quantas cadeiras ele pode atender. Existem compressores para um ou mais consultórios e a recomendação é que, em consultórios, sejam utilizados compressores isentos de óleo, para não haver contaminação.

O compressor odontológico funciona de uma maneira eficaz para levar o ar comprimido para os demais equipamentos, entre eles os sugadores, ultrassom com ou sem jato de bicarbonato, peças de mão (seringa tríplice, micro motor, alta rotação, contra ângulo e peça reta), cavitador, jato de bicarbonato e bomba a vácuo.

Para conservar o compressor odontológico é fundamental adotar uma rotina de cuidados diários que inclui:

  • Ligar a chave elétrica do compressor;
  • Verificar se a saída de ar do tanque do compressor está aberta;
  • Esperar um minuto depois de ligado, para ligar os aparelhos, para a saída completa de ar e água que pode estar no tanque;
  • Fechar o dreno do tanque adequadamente.

Como o investimento em um compressor odontológico é alto, é muito importante saber escolher o melhor modelo para você e também cuidar deste equipamento.

Quais são os tipos de compressor odontológico?

compressor odontologico cadeira

Podemos dividir o compressor odontológico em três tipos: os compressores lubrificados com óleo, os compressores secos (sem óleo) e os compressores com secador de ar. Vamos entender a diferença entre os dois.

Compressores lubrificados com óleo

Os compressores lubrificados com óleo não são indicados para um consultório odontológico, pois os resíduos tóxicos podem ser prejudiciais ao paciente e ao profissional.

O que acontece é que, o pistão que realiza o movimento para comprimir o ar, necessita de lubrificação periódica para que não fique preso. E essa lubrificação é feita com óleo, que acaba indo para o ar comprimido, gerando resíduos tóxicos.

Compressores secos (sem óleo)

Os compressores secos ou sem óleo são os mais indicados para tratamentos dentários, pois não contaminam o ambiente.

Esse tipo de compressor odontológico deve ter alta precisão na fabricação, juntamente com os cilindros e pistões revestidos com um material autolubrificante, não sofrendo nenhum desgaste e, consequentemente, não gerando resíduos.

Antigamente, os compressores a óleo costumavam durar muito mais do que os compressores a seco. Entretanto, com a precisão com que modernos compressores odontológicos são fabricados e a qualidade dos materiais atuais, eles já têm uma durabilidade semelhante àqueles lubrificados com óleo.

Compressores com secador de ar

Os compressores odontológicos retiram o ar do ambiente para depois comprimi-lo e armazená-lo em um tanque. Contudo, este ar tem sempre um percentual de umidade, que costuma ser maior ou menor, dependendo do local.

Ao comprimir o ar, ele diminui a sua capacidade de transportar umidade e, se esse percentual for alto, acaba condensando as paredes do tanque do compressor odontológico. Caso isso aconteça, o ideal é esvaziar a água do tanque do compressor.

Entretanto, para evitar todo esse trabalho, existem compressores que incorporam um secador de ar e removem a maior parte da umidade do ar antes de comprimi-lo. Dessa maneira, a compressão do ar não condensa a umidade dentro do tanque do compressor e não precisamos esvaziá-lo com tanta frequência.

Qual a importância de um compressor odontológico para a sua clínica?

compressor odontologico consultorio

O compressor odontológico está presente em todas as clínicas odontológicas, uma vez que eles são responsáveis pelo funcionamento de diversos outros equipamentos.

Este aparelho é fundamental para o cotidiano de um dentista, pois ele oferece ar comprimido para que os sugadores, o ultrassom com ou sem jato de bicarbonato, as peças de mão (seringa tríplice, micro motor, alta rotação, contra ângulo e peça reta), o cavitador, o jato de bicarbonato e a bomba a vácuo funcionem.

O requisito básico para um compressor odontológico é que ele fique em um local alternativo à sala de consulta, visto que costuma não ser muito silencioso. E tem mais, a área em que ele for instalado deve ser limpa, ventilada e longe da umidade, a fim de evitar a contaminação.

Quais as principais marcas de compressor odontológico?

Atualmente existem no mercado diversas marcas de compressor odontológico. Entre as principais delas podemos citar a Stelo, Schulz, Chiaperini e Gnatus. Confira abaixo porque estas são as marcas que estão em evidência no mercado.

Compressor Odontológico Stelo

O Stelo 123 é conhecido por ser mais silencioso. Com a utilização de um gabinete térmo acústico, foi possível reduzir em 5 decibéis o ruído do compressor que sem o gabinete produz apenas 65 db e com o gabinete 60 db.

Para que você tenha um parâmetro de comparação, o nível sonoro de conversação possui, em média, 63 db. E um restaurante muito ruidoso possui nível sonoro de 75 db. Dá para se perceber a importância dos 5db de redução de ruído ganhos com o gabinete que pode acompanhar o compressor odontológico Stelo?

Compressor Odontológico Schulz

O compressor de ar odontológico Schulz – CSD 5/30 isento de óleo possui segurança operacional e biossegurança, além da qualidade já garantida dos produtos Schulz. Ele ainda oferece alto desempenho e motor de potência de 1 hp.

Todos os produtos da Schulz atendem aos mais elevados padrões mundiais de exigência e incluem aditivo antibacteriano na pintura interna dos reservatórios de ar que reforça o cuidado com a biossegurança.

Compressor Odontológico Chiaperini

O compressor odontológico Chiaperini MC 12 BPV 150 L são isentos de óleo e foram desenvolvidos dentro de um rigoroso sistema de qualidade para atender consultórios completos de pequeno a grande porte.

Ele é ideal para o dentista que necessita de ar comprimido limpo e de qualidade para o tratamento do seu paciente.

Todos os reservatórios são testados hidrostaticamente, garantindo a segurança dos produtos. E a fabricação desses reservatórios atende também as especificações de projeto da norma ASME (Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos).

Compressor Odontológico Gnatus

O compressor Air Clean 50L Gnatus foi desenvolvido para atender às necessidades odontológicas, médicas, laboratoriais, além de aplicações domésticas onde seja necessário o uso do ar comprimido.

Outras marcas

O S60 MAX – Geração III Schuster é isento de óleo e ideal para consultórios odontológicos e procedimentos laboratoriais. Ele possui tratamento interno e externo antioxidante (pintura eletrostática) e é silencioso (66 db a um metro de distância) .

O compressor odontológico Fiac 100 litros é isento de óleo e ideal para dois ou três consultórios. Ele possui protetor elétrico, pintura interna e externa eletrostática a pó, regulador de pressão e acionamento direto do motor.

O compressor de Ar Médico Odontológico CMO-8/50 Motomil é Ideal para ser usado em clínicas médicas e odontológicas por ser isento de óleo, possuir reservatório adequado e ser mais silencioso, com filtro redutor de barulho.

Qual o preço médio de um compressor odontológico?

compressor odontologico dentistas

Antes de escolher o compressor odontológico para a sua clínica é importante saber que a pressão máxima fornecida pelos compressores da clínica odontológica sempre será semelhante, independentemente do tamanho do compressor. Ao contrário disso, o fluxo de ar produzido pelo compressor irá variar.

Sendo assim, é preciso escolher um compressor que tenha a capacidade de produzir, pelo menos, o mesmo fluxo de ar consumido pelos equipamentos odontológicos que funcionarão simultaneamente.

Dependendo do fluxo de ar que você deseja produzir, eles podem ser um, dois, três ou mais cilindros. Outra questão importante é o tamanho da cadeira, porque quanto mais ar a caldeira puder armazenar, menos tempo o motor do compressor terá que trabalhar.

Dito isso, não é possível precificar um compressor odontológico, tendo em vista os diversos modelos e tamanhos. Entretanto, podemos dizer que o valor deste equipamento pode variar de R$ 1.500,00 a R$ 8.000,00.

Quais são os cuidados que devem ser tomados com o compressor odontológico?

Existem algumas boas práticas de uso do compressor odontológico para que a sua vida útil seja maior. Durante a manhã, antes do expediente é importante verificar a saída de ar do tanque e ver se ela está aberta.

Outra dica muito interessante é fechar o dreno do tanque e dos filtros corretamente, verificando o nível do óleo e se certificando de que não há nenhum vazamento.

No fim do dia, tenha certeza de que você desligou a chave elétrica de seu compressor odontológico e abra tanto o dreno quanto todos os filtros existentes no equipamento.

Algumas dicas essenciais:

  • Ficar de olho na limpeza da válvula de retenção, pois esta é uma das mais importantes nos compressores de ar, que possibilita que o ar comprimido seja armazenado dentro da estrutura do equipamento.
  • Posicionar corretamente seu compressor de ar. O espaço deve ser limpo e ficar com, no mínimo, 30 cm distanciado da parede, para facilitar a ventilação e diminuir as chances de contaminação do ar que é produzido.
  • Cuidar do filtro de ar de seu compressor de ar. Ele necessita uma média, três vezes na semana. Esta simples ação pode evitar o superaquecimento do equipamento.
  • Não ligar seu compressor de ar diretamente na rede elétrica. É indicado usar uma fiação adequada e chave de partida com proteção.
  • Prestar atenção no comportamento de seu equipamento e nunca mexer nele caso não tenha a absoluta certeza de que ele está 100% desligado.
  • Manter a frequência da manutenção especificada pelo fabricante de seu compressor odontológico. Esta ação evita a quebra do aparelho.
  • Fique atento nas mangueiras de seu compressor odontológico, pois essas peças são como as artérias nos humanos e não podem conter rachaduras ou dobras.

Esses são apenas alguns dos cuidados que devem ser tomados com o compressor odontológico a fim de evitar que ele se quebre ou ainda que ocorra um acidente mais grave, no caso de descuido.

Conclusão

compressor odontologico odontologia

Quando pensamos em montar um consultório odontológico, precisamos ter atenção a diversos detalhes, como o caso da escolha do compressor de ar.

Sabemos que a função do compressor odontológico é fornecer ar comprimido para que os demais equipamentos funcionem sem sobrecargas em sua capacidade. Essa fonte de ar fornecida pelos compressores tende a ser rentável e contínua, auxiliando no desempenho eficiente desses equipamentos.

Os mais utilizados em consultórios são os elétricos e variam em sua potência e tamanhos definidos pela necessidade do usuários.

Para escolher o compressor odontológico ideal para seu consultório é necessário entender algumas particularidades, como qual o consumo máximo de ar utilizado. Também é importante checar as especificações do compressor para identificar o volume total que ele suporta desse ar aspirado. O ideal é que seja o dobro do consumo dos equipamentos de seu consultório. Por fim, verifique se o equipamento é silencioso ou não.

E lembre-se que alguns cuidados são essenciais para a preservação e garantia de bom funcionamento do seu compressor odontológico.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.