Saiba como atrair clientes para sua clínica odontológica

Avaliações
5/5
como atrair clientes recepcao da clinica

Atrair clientes e criar uma conexão verdadeira entre eles e sua marca é uma tarefa desafiadora. Hoje em dia, o número de profissionais na Odontologia cresceu, e com isso a concorrência também se torna cada vez mais desafiadora.

Por isso, neste cenário, saber utilizar estratégias para atrair clientes certos para o consultório é essencial para alcançar o sucesso. Nesse contexto é necessário que o dentista conheça formas de encontrar o seu cliente ideal.

Neste artigo iremos apresentar algumas ideias práticas e estratégias fundamentais que podem ajudar no crescimento do seu consultório, veja!

Porque atrair clientes para sua clínica odontológica é importante?

como atrair clientes dentista

Atrair clientes em uma clínica odontológica é fundamental. Sem clientes não existe atendimento e você, dentista, não terá oportunidade de exercer a profissão que gosta e tanto se empenhou para ter.

Por isso, conhecer mecanismos ou estratégias para atrair clientes certos para a clínica é fundamental nos dias de hoje. Ao estabelecer estratégias e processos para atrair novos clientes, sua clínica não ficará dependente da indicação de outros clientes ou colegas para crescer.

E, assim como qualquer outro negócio, existem técnicas que podem trazer clientes de forma consistente para o seu consultório. Além de atrair você também deve pensar em como reter os pacientes. Por isso, as técnicas de atração devem estar atreladas às de retenção ou fidelização do cliente.

Para ficar mais claro para você, vamos detalhar abaixo como funciona o processo de atração de novos clientes!

O que você precisa saber antes de atrair novos clientes?

como atrair clientes consultorio odontologico

Nós dentistas sempre acreditamos que se oferecermos um serviço/atendimento de qualidade os pacientes iriam aparecer. Mas nem sempre essa máxima é verdadeira, principalmente nos dias de hoje nos quais a concorrência aumentou significativamente.

Para atrair clientes e conquistar o sucesso em meio a tamanha competição, é necessário mais do que qualidade de serviços. É importante ter uma estratégia de marketing para captar clientes.

Ter uma estratégia de marketing estruturada, pensada e idealizada para a sua realidade é fundamental para que você consiga atrair clientes certos, bons pagadores e criar recorrência e previsibilidade para sua clínica.

Porém não se iluda: Saber como atrair clientes não pressupõe apenas entender estratégias de publicidade. Você precisará dominar informações estratégicas a respeito do seu negócio para realmente atrair mais interessados e que essas pessoas sejam qualificadas para virar clientes.

Também é importante levar em consideração o caminho que o paciente irá seguir assim que ele for atraído por uma campanha sua. Quais serão os primeiros atendimentos e de que forma você ou sua equipe (como uma secretária, por exemplo), poderá otimizar as conversões, ou seja, para que ele passe de interessado a cliente pagador.

Avalie se a sua clínica tem condições de atender mais clientes

Outro passo importante para analisar antes de iniciar a sua estratégia de atração de clientes é pensar na estrutura da clínica. Você terá condições de atender todos os interessados que vierem pela sua campanha?

Nada pior do que não conseguir atender a demanda, ou não conseguir atender com a devida qualidade e aí literalmente “queimar o filme “do seu consultório.

Por isso, ao traçar suas estratégias pense em quantos clientes quer atrair, qual a sua capacidade de atendimento mantendo qualidade e faça então ações planejadas.

Quais os principais passos a seguir para atrair mais clientes?

como atrair clientes paciente infantil

Como vimos, existe uma grande necessidade de atrair os clientes certos para o seu consultório. Mas isso deve ser feito de maneira planejada e estratégica.  Veja os principais passos a seguir abaixo para conseguir realizar um plano estratégico de prospecção de clientes.

Entenda o mercado odontológico

O mercado odontológico é um dos maiores do Brasil! Estima-se que esse mercado movimente cerca de R$ 38 bilhões de reais. Isso indica que o setor movimenta não só clientes de consultório, mas também grandes empresas, instituições de ensino e tudo que rodeia o universo da Odontologia.

Em relação ao atendimento odontológico, sabemos que o basileiro é um dos povos que cuida e valoriza a saúde bucal. Somos o país com o maior número de dentistas formados, além de sermos um dos líderes em quantidades de tratamentos, em opções e em outros tipos de produtos disponíveis para os consumidores.

Com a maior demanda de tratamentos e o alto número de escolas de graduação e dentistas formados a concorrência mercadológica também aumentou, fazendo com que os dentistas tiveram que investir mais na profissão tanto na estrutura de suas clínicas e na sua formação técnica quanto também nas estratégias de marketing e vendas, para atração e retenção de pacientes.

Veja o que seus concorrentes estão fazendo

Sabemos que cada consultório e cada dentista é único e por isso não devemos copiar o que o colega está fazendo até mesmo porque cada um tem sua estratégia baseada em público alvo e com base nas suas receitas, ou seja, o que pode gastar em marketing por mês.

Mas é sempre interessante observar tendências e identificar os principais consultórios ou clínicas que estão se destacando. Observar a estratégia utilizada pode te ajudar a traçar o seu planejamento de forma única.

Conheça seu cliente e encontre o público certo

como atrair clientes dentista e paciente

A utilização dos termos público-alvo e persona  real pode trazer confusão, pois ambos são utilizados nas estratégias de marketing e posicionamento de marca. No entanto, consideramos público-alvo um segmento de mercado com características em comum, para quem a marca direciona suas estratégias.

Já a persona é a personalização do cliente ideal, por meio da descrição de um personagem que represente as características, o perfil e os comportamentos dos consumidores em quem a marca mira. O mesmo que o Avatar, no qual escolhemos nome, e atribuímos características.

Podemos considerar que a descrição de público-alvo é mais genérica e apenas levanta características pontuais, e a persona, traz uma descrição aprofundada sobre o perfil do personagem, Ou seja, definimos com mais precisão os seus hábitos, gostos, interesses, dores e necessidades.

Sendo assim, costumamos utilizar o público-alvo como estratégia para definição do posicionamento de mercado da clínica, ou ainda na segmentação de mídias pagas. Já a persona é usada em estratégias de marketing de conteúdo, social media e relacionamento, que interagem com o público.

6 Ideias para atrair clientes para sua clínica odontológica

como atrair clientes recepcionistas

Agora que você já compreendeu como o mercado odontológico está, e sabe a importância de conhecer o seu público alvo, vamos falar de algumas estratégias para atrair mais clientes para sua clínica:

Esteja presente nas redes sociais

Os consumidores gastam cada vez mais horas do seu dia nas mídias sociais. Então, é importante que você também esteja lá! Inclusive, redes sociais como Instagram e TikTok são utilizadas como ferramenta de busca.

É interessante que você saiba identificar quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público alvo e investir tempo em criar conteúdos de qualidade e que sejam valorizados pelo seu público.

Construir conteúdos com informações úteis que possam ser do interesse do seu cliente, e não só de valor comercial, irá te ajudar a criar relações verdadeiras e mais duradouras com seu público.

Nessa era também é importante construir laços e um senso de comunidade. Esse senso de pertencimento aproxima as pessoas e aumenta a chance de atrair e converter clientes.

Marketing de afiliados

Marketing de Afiliados é um tipo de relação entre Produtor(a) e Afiliados(as). Nele, o afiliado divulga o produto ou serviço de um produtor(a) ou nicho escolhido, de modo que ele receba uma comissão por cada venda realizada.

Na área Odontológica é muito comum utilizar influenciadores digitais ou embaixadores da marca como um afiliado. Ao invés de dar uma comissão, o consultório geralmente contrata o serviço desse influenciador para uma campanha. Essa é uma boa estratégia para aumentar a divulgação dos seus serviços de maneira online.

Marketing de influência

Todo consultório odontológico deve investir nesse tipo de marketing. O marketing de influência acontece pelos depoimentos de pacientes. Mesmo que você esteja começando agora, ou se já tem um consultório com volume de atendimentos você pode e deve coletar depoimentos de pacientes.

Esses depoimentos podem ser vídeos, ou até mesmo frases coletadas em questionários. Essa prova social favorece a conversão de novos pacientes. Esse tipo de depoimento tem a capacidade de construir a reputação de uma marca.

Portanto, não deixe falhas em nenhuma etapa de seu processo comercial – da captação ao pós-venda. Faça com que seus clientes satisfeitos sejam embaixadores de sua marca e criem novas conexões para você.

Motive o boca a boca

como atrair clientes consulta odontologica

Todos consultórios odontológicos precisam de indicação para crescer e você pode estimular esse processo de indicação. Ações simples como : indique um amigo e ganhe um benefício são interessantes, principalmente quando um consultório acaba de ser aberto.

É claro que o programa de indicação a ser estipulado pelo consultório deve estar em concordância com o código de ética e conduta proposto pelo CFO e/ou CRO local.

Essa estratégia deve ser utilizada principalmente com pacientes que são bons pagadores e que são o seu público alvo. Isso porque eles provavelmente irão indicar pessoas do seu ciclo de amizade e possuem o mesmo nível sócio-econômico.

Assim, você irá povoar o seu consultório com pessoas que pertençam ao seu público alvo.

Ações collab

Criar parcerias com outras empresas que ofereçam produtos/serviços complementares aos seus também é uma boa estratégia de como atrair clientes.

Ter parceiros que apoiem sua marca te ajudará a ganhar credibilidade, principalmente se os parceiros já tiverem um certo nome no mercado e se trabalharem com o mesmo público alvo que você.

São opções de collab: médicos, serviços de estética, academias, salão de beleza entre outros serviços. Todos esses podem ser bons parceiros para realização de eventos e ações específicas.

Criar dias especiais para os pacientes

Na odontologia, não podemos divulgar valores ou descontos nas redes sociais. Isso é vedado pelo código de ética e conduta.

No entanto, muitos profissionais utilizam eventos ou dias com condições especiais para

determinados serviços como o botox day, invisalign day, entre outros.

Esses dias especiais tendem a atrair pacientes que estão interessados em determinado produto e podem ser uma oportunidade para aumentar ou atrair clientes para sua clínica.

Participe de eventos

como atrair clientes dentistas conversando

Mesmo em tempos de mídias sociais, ainda é importante marcar presença em diversos eventos, para criar um networking de qualidade para sua marca.

É importante lembrar que, mesmo que você faça contato com pessoas que não têm perfil de cliente, elas podem vir a se tornar futuros parceiros ou embaixadores da sua marca. Então, sempre vale a pena investir seu tempo em construir relações de qualidade!

Conclusão

De maneira geral podemos concluir que atrair clientes é fundamental para o sucesso de qualquer clínica ou consultório odontológico.

Para isso, observe o que o mercado tem feito, mas estipule o seu público alvo e assim defina o que faz sentido em termos de estratégia para o seu público. Crie conteúdo relevante e esteja nas redes que o seu público alvo valorize e consuma.

Você também pode e deve investir em collabs, eventos, influenciadores digitais, marketing de indicação e networking. Todas essas ações em conjunto farão diferença e contribuirão para o sucesso da clínica.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias da área odontológica.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.