Colagem de bráquetes: entenda o que é e como fazer corretamente

Avaliações
5/5
colagem de braquetes sorriso

Sabemos como o tratamento ortodôntico é complexo. E sua complexidade inicia no diagnóstico, planejamento e vai até o acompanhamento pós tratamento. Sem falar na importância da etapa da colagem de bráquetes!

Porque a colagem é tão importante?A colagem adequada do aparelho é um passo fundamental para o tratamento. É na colagem que garantimos o alinhamento e nivelamento dentários adequado.

Além disso, uma colagem errada pode gerar toques prematuros, piora do encaixe dentário, solturas e problemas recorrentes. Por isso, preparamos um texto super completo para que você saiba fazer uma colagem ideal! Confira

O que são os bráquetes?

colagem de braquetes rosto

Vamos então começar pelo fundamental, o que são os bráquetes? Os bráquetes são peças compostas pelo slot, parte da qual o feio ortodôntico se encaixa, e aletas, onde o elástico ou amarilho encaixa para prender o fio.

No bráquete temos ainda a base. A base da peça é aquela na qual a resina será colocada para aderir o braquete ao dente.  A base da peça pode ter uma trama ou malha fina, malha grossa, totalmente fundidas ou usinadas e aquelas com sulcos retentivos.

O material usado na confecção dos bráquetes também pode variar muito! Temos aparelhos de aço inoxidável, titânio, plástico, policarbonato e cerâmica.

Suas propriedades físicas contribuem diretamente na mecânica no tratamento ortodôntico e na adesão à superfície do esmalte dentário, A malha da base, por exemplo, pode conferir maior imbricamento do sistema adesivo, aumentando, assim, a retenção mecânica.

Além das características mecânicas temos braquetes sem prescrição os chamados Edgewise ou os com prescrição, “Straight Wire”. Os braquetes Edgewise, ou zero base, não possuem “dobras compensatórias” de primeira e terceira ordem incorporados no slot. Ou seja, os movimentos horizontais e de inclinação, como offset e torque devem ser dados pelo ortodontista.

Já os braquetes Straight Wire possuem precisão embutida no slot. Cada autor, como Capelozza, Roth e MBT, por exemplo, incorporaram uma magnitude de movimentos horizontais ou de torque em seus slots.

Como vimos, os braquetes não são simples peças, elas influenciam diretamente o tratamento ortodôntico. Por isso, cada profissional deve saber selecioná-la individualmente para cada paciente.

Para que servem os bráquetes?

Os bráquetes são peças fundamentais para o tratamento ortodôntico com aparelho fixo. Através deles é possível manter um ponto fixo de aplicação de força no dente. Assim, a mecânica ortodôntica pode ser empregada e a força transmitida ao ligamento periodontal e osso alveolar.

Dessa forma o dente se movimenta! Portanto, conhecer os bráquetes é importante para todos os ortodontistas. O primeiro passo desse conhecimento é saber e entender bem os tipos de bráquetes.

Tipos de bráquetes

Temos vários tipos de bráquetes no mercado. Basicamente eles podem ser vestibulares ou linguais (no caso da ortodontia lingual), tradicionais ou autoligados e de diferentes tipos de materiais, como aço inox ou porcelana por exemplo.

Confira abaixo alguns tipos.

Tradicionais

São os bráquetes mais conhecidos e utilizados. Possuem um slot central e quatro aletas. O fio é preso à peça através do uso de elásticos.

Podem ser zero base ou edgewise sem incorporação de dobras e torque, ou do modelo Straight Wire já com toriques e dobras de primeira ordem incorporados.

Autoligados

A principal diferença dos braquetes autoligados está na presença de um clipe de fechamento, que fixa o fio ortodôntico no interior do slot e dispensa o uso das borrachinhas.

Fabricantes dizem que essa tecnologia deixa a movimentação do fio mais livre e, consequentemente,com menos atrito, o que pode ser interessante para alguns tipos de mecânica ortodôntica.

Linguais

As peças são coladas na parte posterior dos dentes e indicadas para pacientes que não querem que o aparelho fique visível. É um método mais caro e exige que o ortodontista tenha conhecimento específico.

Em quais materiais encontramos os bráquetes ortodônticos?

colagem de braquetes close

Os braquetes ortodônticos podem ser fabricados com os seguintes materiais: metálicos (titânio, aço inoxidável liga de cromo-cobalto) ou  estéticos (cerâmica, safira, resina e policarbonato).

A decisão de qual braquete usar depende da expertise de cada Ortodontista e da vontade do paciente. Confira abaixo os tipos de bráquetes ortodônticos:

Metal

Os braquetes metálicos de aço inoxidável têm cromo e níquel na composição.

Com o tempo, novos braquetes metálicos foram desenvolvidos, como os de titânio, que são mais resistentes à corrosão.

Outra liga metálica utilizada nos bráquetes é a de cromo-cobalto, com dureza da superfície maior e resultados melhores ou similares aos de aço inoxidável.

Os braquetes metálicos são os modelos mais tradicionais para aparelhos fixos e que já tiveram sua eficácia comprovada pelo tempo. Hoje, estão menores e, consequentemente, mais discretos.

Cerâmica

São braquetes duráveis e entregam ótimo resultado estético. Têm o mesmo tamanho e formato dos metálicos, mas o grande diferencial está na cor. A cerâmica tem o mesmo tom do esmalte dentário, o que deixa o aparelho mais discreto.

Os fios ortodônticos usados, geralmente, são os metálicos. Isso porque os fios estéticos possuem um tratamento de superfície que aumenta as taxas de atrito.

A principal indicação de uso desse tipo de aparelho é a estética, sendo que a estética do aparelho de safira é ainda superior à estética do aparelho de cerâmica.

Safira

A safira é uma porcelana pura que apresenta boa propriedades físicas e a melhor estética dentre os aparelhos fixos.

Por serem transparentes, os braquetes de safira se adaptam melhor à variação de tonalidade do esmalte.

São menos porosos e com nível de atrito com o fio ortodôntico bastante similar ao material metálico. É o método mais indicado para os pacientes que buscam alto nível de estética. O mais difícil no manejo do tratamento de casos com esse aparelho é na hora de dar torque. Muitos braquetes não aguentaram a pressão dada as aletas, causando fraturas.

Policarbonato

Foi um dos primeiros materiais utilizados para se chegar aos braquetes estéticos. É feito de uma resina plástica e tem uma cor que se aproxima do esmalte dentário. Sua mecânica é discutível. Sendo assim, é melhor evitá-lo e utilizar aparelho estético de safira e cerâmica.

Como funciona a colagem dos bráquetes e sua importância para a montagem do aparelho ortodôntico

colagem de braquetes busto

Agora que já conhecemos bem o que é e quais são os tipos de bráquetes, precisamos entender bem o processo de colagem. A colagem dos braquetes é uma etapa fundamental no sucesso do tratamento.

Um bom processo de colagem garante um bom sistema adesivo, evita quebras e solturas reduzindo intercorrências e idas desnecessárias do paciente ao consultório. Além disso, a etapa de colagem é fundamental para realizar bem as etapas de alinhamento e nivelamento dentário.

O primeiro passo para colocar o aparelho é o preparo e condicionamento dos dentes. Nessa etapa é importante realizar a profilaxia, ou seja, polimentos coronários com pasta profilática ou pedra pomes, e assim, remover placa bacteriana existente que possa interferir na adesão do bráquete.

A segunda etapa é realizar o isolamento dentário, utilizando afastadores de mucosa bucal. A sequência e necessários realizar o condicionamento do esmalte dentário, utilizando para isso, ácido fosfórico para dentes íntegros ou ácido fluorídrico para superfície de porcelana.

Depois do tempo indicado de uso dos ácidos sobre a superfície dentária, é realizada a lavagem dos dentes e a secagem do mesmo. É necessário manter sempre os dentes secos para que não haja falha no processo de adesão. Após essa fase, será colocado o adesivo nas superfícies dentárias e logo após, o bráquete será colado.

Como posicionar a altura dos bráquetes na colagem

Com o tratamento ortodôntico feito com aparelhos  “Straight-Wire” (Arco Reto), a colagem dos bráquetes ortodônticos tornou-se uma etapa fundamental para diminuir falhas de posicionamento dentário.

Para colar corretamente os bráquetes é necessário observar o posicionamento radicular na radiografia panorâmica e o eixo vestibular da coroa clínica.

No sentido mésio-distal, o bráquete deve ser posicionado no centro do dente. No sentido vertical temos algumas formas de colagem. Alguns posicionadores estão disponíveis e podem ser utilizados. Os posicionadores tipo, estrela, são usados para facilitar a mensuração do local ideal no sentido vertical do braquete.

Para utilizar esse método é necessário medir o tamanho da coroa dos incisivos centrais e assim calcular a alia ideal do posicionamento dos braquetes.

Problemas decorrentes de um braquete colado errado

Muitos problemas podem surgir por causa de uma colagem errada. O primeiro deles é a soltura de peças. Geralmente elas são ocasionadas quando existe uma falha no sistema de adesão, geralmente umidade, ou falha na colagem da altura dos braquetes, que interferem na oclusão do paciente.

As solturas recorrentes se tornam um grande problema por dois motivos: um pelo gasto no seu consultório incômodo do paciente ter que ir sempre te ver, outro que o tratamento acaba evoluindo tão bem como deveria.

Outro problema decorrente a  uma colagem inadequada e a não correção de posições dentárias ou a piora da oclusão do paciente. Se realizar a colagem de maneira desa diverti, sem respeitar a posição ideal, corremos o risco de não conseguir alinhar e nivelar ou dentes ou até de causar interferências oclusais.

Pode ser feita colagem de bráquetes em próteses de resina ou porcelana?

Muitos pacientes de ortodontia terão trabalhos protéticos , de metal ou de resina em seus dentes. O tratamento ortodôntico pode ser feito normalmente nessas condições, porém, o sistema adesivo deve ser diferenciado.

Para a prótese de porcelana devemos utilizar o ácido fluorídrico a 10 % por 4 minutos e aplicar o adesivo, ou então, por 2 minutos aplicando silano antes do adesivo.

Para resina acrílica o mesmo monômero e polímero pode ser utilizado para dar melhor adesão do que a resina composta

Já no metal a adesão é mais complicada. Apesar de existirem alguns adesivos especiais para colagem em metal, eles ainda são pouco comercializados e pode ser que você não os encontre. Por isso, considere a opção de fazer um anel por todo nesse dente.

Como fazer a correta higienização dos bráquetes

Para manter os dentes saudáveis e com baixo nível de acúmulo de placa bacteriana ao longo do tratamento é necessário instruir bem para que o  paciente consiga fazer sua higienização da forma correta.

Para isso, utilizamos o seguinte protocolo:

  • Remova os elásticos ou partes móveis do aparelho ortodôntico;
  • Com a escova dental faça movimento de varredura com ângulo de 45 graus (10 vezes) para cada grupo de 3 dentes (sempre no sentido da gengiva para o dente);
  • Após completar todos os dentes com o movimento acima passar para o outro movimento da escova;
  • Fazer movimento circular em volta do braquete ortodontico. Fazer o movimento 10 vezes a cada grupo de 3 dentes;
  • Passar o fio dental com auxílio do passa fio em todas as superfícies dentárias;
  • Observe e veja se é necessário complementar a escovação com o uso de escovas interproximais ou interdentais.

colagem de braquetes escova

Conclusão

Os braquetes ortodônticos são peças fundamentais para o tratamento ortodôntico fundamental. Por isso, conhecer bem suas propriedades e a mecânica é importante para a boa sequência do tratamento.

Tão importante quanto saber os tipos de braquetes e saber colá-los. A colagem de braquetes é uma etapa preponderante! A falha nessa etapa do tratamento pode traduzir em aumento de custos para clínica, insatisfação do paciente e dificuldade na correção dos problemas urológicos.

Por isso, conheça bem os materiais que você usa! Saiba duas indicações e como utilizá-los da melhor forma possível.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.