Dentes manchados ou amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem sonha com um sorriso mais harmônico, com dentes branquinhos.
É possível clarear os dentes utilizando técnicas diferentes. O clareamento dental pode ser realizado no consultório com o seu dentista, em casa com o uso de moldeiras, ou a combinação entre essas técnicas.
Quer saber mais sobre este tratamento? Então continue a leitura deste texto!
O que é o clareamento dental?
O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio. Esse produto em contato com a superfície dos dentes, consegue quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro.
É importante ressaltar que a superfície dentária não é a única região afetada, a gengiva também precisa de atenção e proteção. O gel clareador utilizado é forte e pode queimá-la.
O clareamento dental pode ser realizado desde que toda a cavidade oral esteja em um bom estado de saúde, e sob controle profissional.
Como funciona o clareamento dental?
Existem maneiras diferentes de realizar o clareamento dental e o resultado final do tratamento vai depender do tipo de técnica que foi utilizada e também da dedicação do paciente.
Cada técnica tem uma atuação profissional referente e cuidados proporcionais ao paciente. Portanto, tudo vai depender da indicação profissional para cada caso e a escolha do paciente, levando em consideração os cuidados pós clareamento que cada paciente terá.
Qual o tempo estimado para a realização desse procedimento?
De uma maneira geral, o clareamento caseiro ou com moldeiras leva de duas a três semanas para ser concluído. Já o clareamento dental de consultório ou a laser, que é mais rápido, necessita em média de três sessões de 40 minutos cada.
Qual o valor médio cobrado por esse tratamento?
Antes de falarmos sobre o valor do clareamento dental, vale ressaltar que o Código de Ética Odontológica proíbe a divulgação dos preços/prestação de serviços, porque cada caso deve ser analisado de forma individual.
É importante frisar que a técnica a ser empregada não deve ser uma escolha do paciente, mas sim a recomendada pelo dentista. O profissional avaliará o caso e depois indicará o tratamento mais eficaz para cada paciente, referente a coloração dos dentes e da expectativa do paciente.
Para que serve a luz azul do clareamento dental?
Para realizar o clareamento dental de consultório, pode ser utilizado a luz LED azul ou violeta, associada ao gel de peróxido de hidrogênio.
A luz LED azul ou violeta atua como fonte aceleradora do processo, tornando o procedimento mais rápido e confortável, devido ao menor tempo de duração da sessão.
Quais são os tipos de clareamento dental?
Abaixo listamos para você todas as possibilidades de clareamento dental:
-
Clareamento dental caseiro ou com moldeiras
O clareamento dental com moldeira consiste, basicamente, em utilizar moldeiras de clareamento de silicone onde são colocados os géis clareadores.
Neste caso, o paciente deve fazer a profilaxia/limpeza dos dentes, colocar o gel clareador dentro das moldeiras e usar durante o dia ou durante a noite, de acordo com a prescrição do dentista.
A indicação do gel mais adequado, a quantidade correta e o período de uso variam para cada caso e também são indicados pelo dentista.
-
Clareamento dental de consultório ou a laser
O clareamento dental de consultório ou a laser é realizado no próprio consultório. Nesse caso, o gel clareador é aplicado na face vestibular dos dentes sob vigília profissional e pode ser ativado através de laser/luz led ou não.
A quantidade de sessões pode variar de acordo com cada paciente. Quanto mais pigmentado estiver o dente, mais sessões serão realizadas.
-
Clareamento dental combinado
O clareamento dental combinado é o conjunto do clareamento dental de consultório com o clareamento caseiro, sob orientação do dentista.
Para realizar este tratamento o paciente é submetido a sessões de clareamento no consultório, utilizando gel clareador sob uma concentração maior e vigília profissional e entre as sessões previstas pelo dentista, o paciente utiliza as moldeiras com o gel clareador em baixa concentração em casa.
A quantidade de sessões pode variar de acordo com cada paciente. Quanto mais pigmentado estiver o dente, mais sessões serão realizadas.
Qual tipo de clareamento recomendar para meu paciente?
O clareamento dental é recomendado de acordo com as técnicas que o profissional tem habilidade e previsibilidade para realizar. Além disso, vale ressaltar a importância de passar ao paciente as possibilidades de procedimentos e resultados.
Assim, o paciente não irá criar falsas expectativas. Uma vez que todos nós conhecemos as limitações deste procedimento.
Existe alguma contra indicação para realizar o clareamento dental?
As contraindicações normalmente são para pacientes que possuem alterações orais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias. Durante a gravidez, principalmente no terço inicial e final, o procedimento também deve ser evitado.
O que é preciso para realizar um clareamento dental?
Para fazer o clareamento dental é fundamental fazer uma limpeza dos dentes para retirada de tártaro e verificar junto ao dentista se não há inflamação nas gengivas.
Pessoas com restaurações devem ficar atentas, pois o produto não age sobre as mesmas. Portanto, deve-se considerar a troca das restaurações após o clareamento.
Cuidados sobre o clareamento dental que os pacientes devem seguir
Vamos falar agora um pouco sobre os cuidados necessários antes e depois do clareamento dental.
Antes de iniciar cada sessão é imprescindível ter uma boa higiene oral, para facilitar a ação do produto (gel clareador).
Cuidados após o clareamento dental:
- Evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes, como o café ou o vinho;
- Caso não seja possível evitar o consumo de bebidas muito pigmentadas, os canudos podem servir como bons aliados;
- Evitar o uso de tabaco;
- Manter uma rotina de cuidados com a higiene dental, escovando os dentes após as principais refeições;
- Evitar o uso de enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição;
- Visitar o dentista regularmente para limpeza dos dentes.
Como manter um clareamento dental?
Os cuidados necessários para manter o clareamento dental são os mesmos que devem ser tomados após o tratamento, conforme já citamos.
Evitar alimentos e bebidas muito pigmentadas, principalmente nas primeiras 48 horas após a realização do procedimento, proporciona longevidade ao clareamento dental.
É indispensável optar por pastas de dente e enxaguantes bucais sem corantes, bem como utilizar diariamente o fio dental. A escovação de qualidade, além de ajudar na boa higiene oral também mantém o clareamento por mais tempo.
Quanto tempo dura o efeito do clareamento dental?
A longevidade do clareamento dental é variável de um paciente para outro, pois depende do estilo de vida de cada um, principalmente no que diz respeito à alimentação. Contudo, podemos dizer que o tempo médio de retenção de cor é de dois a três anos.
Quando aconselhar o paciente a repetir esse procedimento?
Embora a indicação para a repetição do procedimento seja subjetiva, ou seja, deve-se considerar os resultados individuais de cada paciente, pode-se repetir o clareamento a partir do ano seguinte.
O clareamento costuma apresentar dor nos pacientes?
Os problemas referentes ao clareamento dental sobre os dentes podem ir além da sensibilidade que acompanha o tratamento.
Perdas à superfície do esmalte dentário, lesões inflamatórias na polpa, queimaduras gengivais e agudização de gengivites estão entre os principais problemas. Por isso, a importância em se realizar o tratamento sob supervisão de um profissional (dentista).
Sensibilidade dentária e o clareamento
Apesar do clareamento dental ser considerado minimamente invasivo, a sensibilidade dentária é um efeito colateral comum associado a esse tratamento.
A sensibilidade é branda e reversível, na maioria dos casos, somente com a suspensão do tratamento.
Vários fatores podem ser relacionados a sensibilidade durante ou após o uso de clareadores dentais, como:
- pH da substância;
- tempo e modo de uso;
- porcentagem do agente clareador;
- tipo de luz utilizada;
- presença de recessão gengival com dentina exposta;
- presença de trincas no esmalte e o grau de permeabilidade dentária.
Como aliviar a sensibilidade após o clareamento dental?
O controle da sensibilidade é feito associado ao correto diagnóstico, e utilização de produtos contendo nitrato de potássio (gel dessensibilizante de uso no consultório e um dentifrício comercial).
Os tratamentos considerados efetivos são:
- uso do nitrato de potássio a 5% em moldeiras associado;
- uso do fluoreto de sódio neutro a 2%;
- aplicação tópica de flúor;
- utilização de laser de baixa potência e prescrição de analgésicos e/ou anti-inflamatórios.
O clareamento apresenta algum risco para o paciente?
Todo tratamento realizado sob indicação e acompanhamento profissional, não apresenta risco algum ao paciente.
O uso inconsequente de produtos sem indicação ou acompanhamento profissional, esses sim podem apresentar riscos ao paciente, um exemplo é o uso do carvão ativado para clarear os dentes.
Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar
O Empreendedor Dentista é um portal para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados na Odontologia. Nós do Empreendedor Dentista podemos te ajudar de diversas formas!
Confira nosso perfil no instagram: @empreendedordentista, em nosso canal no YouTube Empreendedor Dentista, ou no linkedin: Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos, produzidos por Doutores em Odontologia com mais de 12 anos de experiência na área.
Produzimos conteúdos de qualidade e publicamos textos sobre temas diversos na Odontologia, entre no Blog Empreendedor Dentista e tenha acesso há mais de 250 textos já publicados.
Fique atento e baixe agora mesmo o nosso ebook: Meu Primeiro Consultório de Sucesso!
“Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso”
O Método Meu Primeiro Consultório Odontológico de Sucesso é um manual prático completo para dentistas que querem abrir seu consultório odontológico. Para saber mais, clique aqui.
Conclusão
O clareamento dental é uma excelente alternativa de tratamento para dentes com alteração de cor. O clareamento dental pode ser realizado com moldeiras e o gel clareador, em casa, mas também pode ser realizado no consultório, pelo dentista.
É válido ressaltar que ambos os procedimentos podem ser indicados para pacientes que possuem sensibilidade nos dentes. Isto é possível através de algumas condutas clínicas e de medicamentos administrados durante o tratamento.
Continue acompanhando nossos próximos textos ! Estão imperdíveis!