Como já falamos algumas vezes, o avanço da tecnologia tem proporcionado diversos benefícios para a Odontologia.
E um dos mais importantes e revolucionários é a cirurgia guiada, que é muito usada pela Medicina e agora também tem se mostrado útil aos cirurgiões-dentistas que procuram por procedimentos menos invasivos e mais confortáveis para os pacientes.
A cirurgia guiada é uma novidade na área de Implantodontia e é uma consequência de todo o avanço envolvido nos sistemas de obtenção de imagem (tomografias e scanners intraorais), softwares de planejamento e impressoras 3D.
Quer saber mais sobre como é realizado esse procedimento e as suas vantagens? Então convidamos você a continuar a leitura deste texto.
O que é uma cirurgia guiada?
A cirurgia guiada é um método minimamente invasivo de implantes dentários que pode ser indicado pelos implantodontistas tanto para os pacientes desdentados parciais quanto para os totais.
Apesar de já existir há mais de três décadas, a cirurgia guiada foi aperfeiçoada com o uso da tomografia tridimensional e impressão em prototipagem do osso remanescente. Hoje, não é considerada só uma inovação, mas uma revolução na Odontologia.
Essa técnica não necessita de incisões (cortes), descolamentos de fibromucosa e nem suturas, já que as perfurações são feitas apenas com a broca. Sendo assim, há uma redução do sangramento e no uso de medicamentos no pós-operatório.
Como o guia cirúrgico é posicionado diretamente na mucosa, somente o tecido por onde passam os implantes é removido.
É importante ressaltar que a cirurgia guiada conta com alto nível de previsibilidade, uma vez que todo o planejamento é feito com base em exames minuciosos, como imagens radiológicas (2D ou 3D), modelos de estudo, guias cirúrgicos e exame físico.
Além disso, o especialista deve fazer um planejamento detalhado da estrutura óssea do paciente e das angulações das implantações através de um guia cirúrgico em acrílico, estável e rígido, confeccionado especialmente para aquela cirurgia.
A criação desses biomodelos é possível por meio da tomografia computadorizada e da modelagem computacional, técnica que permite a simulação gráfica da colocação dos implantes e a fabricação de templates cirúrgicos.
Tecnologia da cirurgia guiada
O uso de guias cirúrgicos impressos em 3D (guias estereolitográficos estáticos) tem melhorado a capacidade do cirurgião de colocar implantes com precisão, em comparação com a perfuração à mão livre.
Os guias cirúrgicos impressos em 3D para cirurgias de colocação de implantes podem ser fabricados utilizando softwares de tratamento de implantes que transformam os dados anatômicos do paciente obtidos a partir da tomografia computadorizada em formato compatível com a estereolitografia (STL) ou impressão 3D.
Sendo assim, quando a profundidade e a angulação do implante forem definidas, o software então orienta o implantodontista a enviar as informações a serem usadas para projetar e fabricar o guia cirúrgico.
Hoje em dia, com o desenvolvimento de impressoras 3D de baixo custo e com alta precisão, é possível que os guias cirúrgicos sejam convenientemente projetados e impressos de forma econômica no consultório do próprio dentista.
Como funciona a cirurgia guiada?
Agora vamos entender como realmente funciona uma cirurgia guiada e quais são os passos que devem ser seguidos.
Avaliação com o especialista
Primeiro de tudo é fundamental que o paciente realize uma avaliação com o especialista. Ele irá analisar a situação e indicar o melhor tratamento.
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada tem papel fundamental na construção de biomodelos, protótipos e guias cirúrgicos. Ou seja, é ela que oferece a base para a simulação da cirurgia guiada.
Vamos imaginar o caso de um desdentado inferior. Normalmente são realizadas duas Tomografias computadorizadas, uma do paciente com a prótese total e outra apenas da prótese total.
Através do software, é possível sobrepor as duas imagens e obter informações essenciais para a cirurgia, como espessura de gengiva, anatomia do osso, posição dos dentes e outros detalhes anatômicos importantes.
Planejamento da cirurgia
Uma vez definida a necessidade de implante e realizada a tomografia computadorizada, é chegada a hora de o profissional planejar todo o procedimento em um modelo virtual 3D.
O planejamento é feito com base em todas as imagens obtidas da arcada do paciente na TC. Elas são enviadas para um software, que indica onde cada implante deve ser colocado. Isso permite que o profissional visualize, ao mesmo tempo, três planos espaciais das estruturas ósseas e dentais que serão reabilitados.
Por meio desse mesmo software, o especialista começa a realizar o procedimento virtualmente a fim de decidir qual o local de inserção e qual o grau de inclinação de cada implante.
Após essa simulação, o guia cirúrgico é confeccionado de acordo com a simulação feita pelo computador. É válido ressaltar que essa “pré-cirurgia” diminui o tempo de operação em até 50%.
É no próprio guia que o profissional vai fixar os análogos dos implantes para confecção do modelo de trabalho no qual será realizada a prótese temporária ou permanente. Durante a cirurgia, esses cilindros também servirão de suporte para os guias de brocas que orientam a correta posição e inclinação nas perfurações.
Como o diâmetro dos guias é o mesmo das brocas, a cirurgia guiada é extremamente precisa.
Agora ficou mais fácil de entender por que na cirurgia guiada não há remoção ou incisões na fibromucosa. Na gengiva, são feitos pequenos furos com uma broca e inseridos pinos de titânio, que são base dos implantes.
Ou seja, essa cirurgia é muito menos invasiva e, consequentemente, causa menos sangramento, dores e desconfortos, além de ter um tempo de recuperação menor.
Por que aderir a cirurgia guiada em meu consultório?
O principal diferencial da cirurgia guiada é o pós-operatório, que acaba sendo muito mais confortável e seguro para o paciente. Isso porque os implantes são instalados de forma mais rápida que no método convencional, sem cortes e pontos, e com baixíssima possibilidade de dor.
Além disso, a cirurgia guiada pode trazer inúmeros benefícios não apenas para os pacientes, como também para os profissionais.
Veja abaixo quais são as vantagens de aderir a essa técnica no seu consultório.
Maior previsibilidade
Como através do software é possível sobrepor duas imagens, obtendo informação da espessura de gengiva, anatomia do osso, detalhes anatômicos e a futura posição dos dentes, o profissional consegue maior previsibilidade de como será o tratamento.
Ou seja, primeiro é feita a cirurgia virtual, operando inicialmente o paciente no computador, transportando o resultado final desse processo para a impressora 3D, que irá fabricar o guia cirúrgico.
Minimamente invasivo
A cirurgia guiada trata-se de uma técnica minimamente invasiva, em que o dentista opera o paciente sem incisões e descolamentos de fibromucosa, o que diminui muito o sangramento, finalizando a cirurgia sem suturas.
Redução no tempo de cirurgia
Como a cirurgia guiada é planejada antes de ser executada, o tempo de cirurgia acaba sendo até 50% mais rápido do que o convencional.
Sem cortes
A cirurgia guiada para implantes é a mais moderna técnica para tal procedimento. Isso porque é uma cirurgia sem cortes na gengiva para instalação dos implantes, em que é feito apenas um pequeno orifício do diâmetro exato do implante, sem a necessidade de pontos.
Rápida recuperação
Na cirurgia guiada, o pós-operatório torna-se muito mais tranquilo, diminuindo a morbidade e o uso de medicamentos para dor.
Menor desconforto para o paciente
Uma vez que a cirurgia não requer cortes, ela gera menor desconforto para o paciente, diminuindo a dor, edema e inflamação. Sendo assim, o paciente pode voltar às suas atividades rotineiras em um menor intervalo de tempo.
Desvantagens da cirurgia guiada
Assim como todo tipo de procedimento, a cirurgia guiada também possui as suas desvantagens. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.
Treinamento para adaptação
Para realizar a cirurgia guiada é necessário um treinamento mínimo para se adaptar ao sistema e trabalhar em campo fechado, bem como a impossibilidade de mudança do planejado no decorrer da cirurgia.
Impossibilidade de mudar o planejamento e o roteiro no meio da cirurgia
Uma vez que o planejamento foi realizado pelo dentista, não há como alterá-lo durante o procedimento. Ou seja, o profissional deve seguir à risca o que havia pensado.
Operar em campo fechado
Durante a cirurgia guiada o cirurgião trabalha em campo fechado e sempre há o risco de angulações equivocadas das posições dos implantes, podendo ocasionar complicações. Daí a necessidade de se realizar cada etapa com muito critério para obter precisão nos resultados.
Conclusão
A Odontologia no Brasil é uma das mais avançadas do mundo. Falamos isso, pois com estudo e investimento em tecnologia, ela foi capaz de trazer a união entre praticidade, técnica e conforto para o paciente.
E um ótimo exemplo disso é a cirurgia guiada. Além de altíssimo nível de precisão, a técnica é mais rápida e proporciona um pós-operatório muito mais confortável para o paciente.
Se você deseja oferecer o que há de melhor para os seus pacientes, não deixe de ofertar a cirurgia guiada para implantes em seu consultório. Com certeza você irá atrair ainda mais pacientes e fidelizá-los.