ASB e TSB: Veja as Diferenças e Semelhanças Profissionais

Avaliações
5/5
asb e tsb dentistas

A atuação do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e do Técnico em Saúde Bucal (TSB) nos consultórios odontológicos criam perspectivas para quem busca ingressar na área da saúde após o ensino fundamental, sem a tradicional formação em Odontologia.

Esses profissionais são requisitados e valorizados para trabalhar em consultórios ou clínicas odontológicas. À medida em que esses profissionais passam a oferecer conforto, segurança e a complementar a qualidade do atendimento odontológico, eles se destacam no mercado de trabalho.

O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) ou o Técnico em Saúde Bucal (TSB) é o profissional que executa diversas funções dentro do consultório/clínica odontológica, além de prestar assistência ao dentista responsável. Este profissional auxilia o atendimento do dentista, para que o paciente tenha a melhor experiência no tratamento.

Assim, o espaço está favorável para investir e se tornar um ASB ou TSB, e conseguir espaço para trabalhar. O cenário atual tem sido propício para a atividade do ASB e/ou TSB, uma vez que a realidade da Odontologia é uma proporção maior de dentistas inseridos no mercado anualmente.

Então vamos lá!

A seguir você terá acesso a um texto completo para esclarecer suas dúvidas a respeito do profissional ASB e TSB. E para facilitar o entendimento entre as semelhanças e diferenças entre esses profissionais, vamos falar um pouco sobre a atuação de cada um.

Primeiro, o que é um ASB?

asb e tsb paciente

Muito procurado e valorizado, o Auxiliar de Saúde Bucal ou ASB tem a missão de atuar junto ao dentista, oferecendo os materiais para o atendimento e a melhor experiência do paciente antes, durante e após o tratamento. É ele quem dá o apoio necessário dentro do consultório.

O Auxiliar de Saúde Bucal faz parte da Equipe em Saúde Bucal juntamente com o Cirurgião-Dentista e o Técnico de Saúde Bucal. Este profissional tem entre suas funções a de preparar o paciente para o atendimento.

O que um ASB faz?

O ASB é treinado para cumprir algumas funções específicas no ambiente de trabalho, entre elas, fazer toda a programação de atividades diárias do consultório. Vamos aqui citar um pouco das possíveis atividades que o ASB é responsável dentro do consultório ou clínica odontológica:

  • Preparar o paciente para o atendimento;
  • Manipular materiais de uso odontológico;
  • Selecionar moldeiras;
  • Preparar modelos em gesso;
  • Processar filme radiográfico;
  • Desenvolver ações de promoção da saúde;
  • Organizar a documentação de clientes;
  • Controlar o estoque de produtos;
  • Auxiliar no departamento financeiro da empresa, caso seja preciso.

As responsabilidades do ASB giram mais em torno da preparação para o atendimento. É ele quem separa e higieniza os materiais utilizados nos procedimentos. E também é função dele limpar ou descartar o que foi usado durante o atendimento. Além de organizar os documentos dos pacientes atendidos.

Para ser um ASB, é preciso fazer um curso em Auxiliar em Saúde Bucal e aprofundar os conhecimentos na prática odontológica. Interagir no consultório/clínica e saber trabalhar em equipe.

Se deseja saber um pouco mais sobre o auxiliar em saúde bucal e tudo para você se tornar um, acesse nosso texto sobre: Auxiliar em Saúde Bucal: Tudo Para Você se Tornar Um.

O que é um TSB?

asb e tsb fotografia

O Técnico em Saúde Bucal ou TSB também atua em assistência ao dentista e oferece suporte aos pacientes e membros do consultório. Esse profissional possui maior conhecimento técnico para atuar, e sob observação do cirurgião-dentista, realiza pequenos procedimentos e coordena treinamentos para a equipe de auxiliares.

Para ser um TSB, é preciso fazer um curso Técnico em Saúde Bucal para aprofundar os conhecimentos na prática odontológica. E estar preparado para estar frente ao paciente, seja passando orientações, seja realizando algum procedimento.

Dessa forma, a atuação do TSB envolve riscos, como a contaminação por agentes biológicos e, consequentemente, maior responsabilidade com o paciente. Assim, o valor da base salarial também é maior, pois a insalubridade está incluída no pagamento. Sendo essa uma das principais diferenças entre o ASB e TSB.

Contudo, em ambas as profissões, é necessário a supervisão do cirurgião-dentista.

E o que faz um TSB?

Além de poder exercer as mesmas atividades do ASB, às responsabilidades do TSB incluem:

  • Participar de treinamentos aos Auxiliares em Saúde Bucal e de outros membros da equipe;
  • Promover ações educativas com foco na prevenção de doenças orais;
  • Remover suturas;
  • Aplicar medidas de biossegurança odontológica durante o uso e o descarte de resíduos;
  • Realizar isolamento do campo operatório;
  • Instrumentar o cirurgião-dentista;
  • Fotografar o paciente para uso odontológico;
  • Realizar a limpeza e a antissepsia, antes e depois das cirurgias.

Vamos agora falar um pouco sobre a importância desses profissionais para a Odontologia. Para os odontologistas e para o consultório ou clínica odontológica.

Importância dos profissionais ASB e TSB para a Odontologia

asb e tsb consultorio odontologico

O ASB e o TSB são profissionais importantíssimos, são eles que executam diversas funções dentro do consultório e ou clínica odontológica. Além de prestar assistência ao dentista responsável, para que o paciente tenha a melhor experiência.

Assim, é possível oferecer um atendimento personalizado e gerir melhor o tempo da consulta odontológica, com o apoio do ASB e TSB preparando os instrumentos e cuidando das necessidades de cada paciente.

Esses profissionais precisam ser registrados no Conselho Federal de Odontologia e no Conselho Regional de Odontologia, segundo a regulamentação da lei 11889/08. Caso contrário, é considerado ilegal e ainda corre o risco de ter os direitos de exercer a profissão cassado.

Outro ponto importante a ser considerado é a individualização e divisão das tarefas dentro do consultório ou clínica odontológica.

Os afazeres entre ASB e TSB ainda são confundidos por muitos profissionais, e ambas as profissões estão diretamente ligadas à atuação dos odontólogos, afetando a qualidade do atendimento dos pacientes.

A seguir vamos falar um pouco sobre diferenças e semelhanças entre ASB e TSB, para esclarecer todas as suas dúvidas. Vamos lá !

Principais diferenças e semelhanças entre ASB e TSB

Agora que você já sabe um pouco sobre cada uma dessas profissões, vamos pontuar e esclarecer algumas dúvidas sobre as mesmas.

Os auxiliares em saúde bucal trabalham como parte de uma equipe odontológica. De maneira geral, as responsabilidades do ASB estão relacionadas com tarefas preparatórias e de assistência ao profissional.

Desse modo, a organização, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a capacidade de lidar com adversidades são algumas características de destaque para quem busca uma carreira como auxiliar em saúde bucal (ASB).

No entanto, esses pontos positivos não são o suficiente para atuar em uma clínica ou consultório odontológico.

Para exercer a profissão é exigido, no mínimo, o grau de escolaridade no nível médio, ser maior de idade e, de preferência, ter formação em curso de capacitação de auxiliar em saúde bucal.

Além das diferenças na formação, salário e atuação, as profissões de ASB e TSB compartilham algumas semelhanças entre si.

As duas carreiras exigem que os profissionais estejam registrados no CRO e no CFO. E um outro ponto que as duas carreiras têm em comum é a necessidade de estar sempre sob supervisão do cirurgião-dentista.

Para saber um pouco mais sobre o tema, acesse nosso texto, Auxiliar De Dentista: Dicas e Vantagens Para Preparar Sua Equipe.

Atuação do ASB no consultório odontológico

Assim, como parte de uma equipe de profissionais da área odontológica, o dia a dia do ASB inclui uma série de atividades:

  • Preparar as salas de tratamento de pacientes para consultas;
  • Comunicar informações sobre o atendimento odontológico e responder a perguntas dos pacientes;
  • Auxiliar durante consultas odontológicas, incluindo instrumentos e equipamentos de posicionamento;
  • Montar e preparar equipamentos de imagem digital e de diagnóstico;
  • Atuar como o primeiro contato do paciente – agendando consultas, enviando lembretes para pacientes, atualizando informações na ficha, entre outros.

Bem como os auxiliares, o Técnico em Saúde Bucal também atua em assistência ao profissional formado em Odontologia e oferece suporte aos pacientes e membros do consultório.

TSB – Técnico em Saúde Bucal

O TSB possui maior conhecimento técnico para atuar junto ao paciente, sob observação do cirurgião-dentista, ele pode realizar pequenos procedimentos e coordenar treinamentos para a equipe de auxiliares em saúde bucal.

Portanto, os pontos fortes para quem busca se tornar um técnico em saúde bucal são: ser uma pessoa comunicativa, observadora, criativa e estar sempre pronto para atuar. Porque novos desafios podem surgir e estar preparado para novos aprendizados é fundamental para ser valorizado.

Além disso, o profissional deve realizar um curso técnico em saúde bucal para aprofundar os conhecimentos na prática odontológica.

Dessa forma, a atuação do técnico envolve riscos, como a contaminação por agentes biológicos e, consequentemente, recebe maior valor da base salarial. Sendo essa uma das principais diferenças entre o ASB e TSB.

Apesar da diferença salarial, as profissões compartilham uma semelhança entre si. A regulamentação da lei 11889/08 exige que os profissionais estejam registrados no Conselho Federal de Odontologia e no Conselho Regional de Odontologia.

Caso contrário, será considerado ilegal e corre-se o risco de ter o direito de exercer a profissão cassado. Ambas as profissões exigem a supervisão do cirurgião-dentista.

Atuação do TSB no consultório odontológico

Além de poder exercer as mesmas atividades do ASB, às responsabilidades do TSB incluem:

  • Participar de treinamentos aos Auxiliares em Saúde Bucal e de outros membros da equipe;
  • Promover ações educativas com foco na prevenção de doenças orais;
  • Remover suturas;
  • Aplicar medidas de biossegurança odontológica durante o uso e o descarte de resíduos;
  • Realizar isolamento do campo operatório;
  • Instrumentar o cirurgião-dentista;
  • Fotografar o paciente para uso odontológico;
  • Realizar a limpeza e a antissepsia, antes e depois das cirurgias.

Os procedimentos designados para um ASB ou TSB, vão depender muito do local de trabalho. Normalmente trabalhar em consultórios odontológicos costuma ser mais tranquilo, uma vez que a demanda é menor.

Para quem trabalha em grandes clínicas odontológicas costuma ter uma agitação maior no seu dia a dia, já que a demanda de pacientes é maior. E as chances de estar frente aos pacientes realizando algum procedimento também é maior.

É importante que esses profissionais entendam essa diferença para optarem quanto ao local de trabalho. Lembrando que cada local de trabalho pode exigir atividades diferentes entre os mesmos.

Além disso, cada local de trabalho irá permitir realizar procedimentos de acordo com a demanda de pacientes e as habilidades do ASB e/ou TSB.

Quais procedimentos são permitidos ao ASB e TSB executarem?

asb e tsb dentista auxiliar

Os procedimentos permitidos para que o ASB e o TSB executem estão regulamentados e registrados no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Porém a atuação entre esses profissionais podem ser diferenciadas dependendo do local de trabalho, da demanda de pacientes e das especialidades odontológicas envolvidas.

Cada especialidade odontológica exige de forma diferente do ASB e TSB, tanto na organização dos materiais, quanto na lavagem e esterilização dos materiais. Além disso, a forma de como auxiliar o paciente também pode ser diferente.

A versatilidade para o ASB e TSB é uma característica importante, uma vez que cada profissional ou local de trabalho irá lhe exigir de forma diferenciada.

Dentre as principais atividades do ASB podemos citar:

  • Preparar as salas de tratamento de pacientes para consultas;
  • Comunicar informações sobre o atendimento odontológico e responder a perguntas dos pacientes;
  • Auxiliar durante consultas odontológicas, incluindo instrumentos e equipamentos de posicionamento;
  • Montar e preparar equipamentos de imagem digital e de diagnóstico;
  • Atuar como o primeiro contato do paciente – agendando consultas, enviando lembretes para pacientes, atualizando informações na ficha, entre outros;
  • Entrar com o paciente para a consulta e colocar o babador;
  • Preparar os instrumentais (artigos) para atendimento;
  • Retirar os instrumentais (artigos) após o atendimento;
  • Lavagem, empacotamento, esterilização dos instrumentais (artigos);
  • Distribuição do material estéril dentro do consultório (armazenamento de artigos);
  • Etc.

Além de poder exercer as mesmas atividades do ASB, às responsabilidades do TSB incluem:

  • Participar de treinamentos aos Auxiliares em Saúde Bucal e de outros membros da equipe;
  • Promover ações educativas com foco na prevenção de doenças orais;
  • Remover suturas;
  • Aplicar medidas de biossegurança odontológica durante o uso e o descarte de resíduos;
  • Realizar isolamento do campo operatório;
  • Instrumentar o cirurgião-dentista;
  • Fotografar o paciente para uso odontológico;
  • Realizar a limpeza e a antissepsia, antes e depois das cirurgias;
  • Profilaxia ao paciente sob supervisão do cirurgião-dentista;
  • Cimentação de provisório sob supervisão do cirurgião-dentista;
  • Preparação do paciente previamente ao atendimento odontológico;
  • Moldagem com alginato para modelo de estudo sob supervisão do cirurgião-dentista;
  • Preparo de modelos para laboratório;
  • Confecção de placas de clareamento;
  • Etc.

Agora que você já sabe tudo sobre a atuação do ASB e TSB, vamos falar sobre os possíveis locais de atuação, para te ajudar a procurar o seu local de trabalho.

Locais de atuação do ASB e TSB

Tanto o ASB, quanto o TSB, são habilitados ao exercício profissional em todas as áreas de atuação da Equipe de Saúde Bucal tanto no setor público, como nos serviços privados. Podendo atuar em consultórios ou clínicas odontológicas.

São muitas possibilidades de atuação, no setor público e privado. O ideal é avaliar as vantagens e desvantagens de cada um, além da adaptação profissional. Afinal, o mais importante é sentir-se bem e feliz no local de trabalho.

Como locais de atuação do ASB e TSB, podemos citar:

  • Consultórios e/ou Clínicas Odontológicas do setor público e privado;
  • Clínicas de Radiologia;
  • Laboratórios de Prótese Dental;
  • Em programas de promoção de saúde bucal, rede pública de saúde, geralmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS);
  • Trabalhando junto ao dentista que serve ao Serviço Militar, ou Aeronáutica;
  • Clínicas escolas;
  • Entre outras possibilidades.

ASB e TSB: Um consultório odontológico precisa dos dois profissionais?

A princípio, para uma boa gestão de consultórios odontológicos, a resposta é sim. O ambiente de trabalho deve contar com a quantidade de profissionais que atenda sua demanda, de forma que cada um exerça tranquilamente as suas funções.

Por exemplo, se o ASB é responsável por auxiliar o cirurgião-dentista, e ao mesmo tempo ele controla a entrada de pacientes, em algum momento ele pode acabar executando uma de suas funções de maneira incorreta, por uma falta de atenção ou sobrecarga de tarefas.

Além disso, a desorganização e falhas na comunicação dentro do consultório, acabam prejudicando a experiência do paciente, e se torna um ponto negativo para a imagem do seu negócio.

Uma dica simples e que pode aprimorar o cuidado e atenção à saúde de cada paciente é o uso de um software odontológico. Dessa forma, é possível oferecer um atendimento personalizado e gerir melhor o tempo da sua consulta.

É importante ressaltar que organização é tudo. E que o paciente percebe tudo!

Portanto, é fundamental uma distribuição correta dos afazeres dentro de um consultório odontológico, e que cada integrante da equipe em saúde bucal exerça com competência cada função.

Afinal, a regularidade das tarefas, e a conclusão das mesmas com eficiência influencia no dia a dia do consultório. E o paciente valoriza toda a equipe por isso.

Vale ressaltar que todas as atividades realizadas pelo ASB devem ser supervisionadas pelo cirurgião-dentista ou pelo técnico de saúde bucal.

Quais procedimentos são vedados ao ASB e TSB?

asb e tsb dentista conversando

Os procedimentos vedados a esses profissionais são:

  • Exercer a atividade/serviços de forma autônoma;
  • Prestar assistência direta ou indiretamente ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal, no caso de ser um ASB.
  • Realizar na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no artigo 9º, da Lei 11.889/2008, de 24/12/2008;
  • Fazer propaganda de seus serviços mesmo em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.

Lei 11.889 /08, no art. 9º , IX , prevê que a limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho são funções do auxiliar em saúde bucal.

Alguns profissionais ou empresas podem exigir afazeres diferentes tanto para o ASB quanto para o TSB. Cada local de trabalho tem uma demanda diferente, mas o importante é ter bom senso e limites para exercer.

Afinal, trabalhar dentro dos propósitos da lei é melhor para todos, para o empregador e para o empregado. Portanto, tenham sabedoria tanto para definir tarefas, quanto para exercer o que estiver ao seu alcance.

ASB e TBS podem fazer restauração?

O auxiliar em saúde bucal e o técnico em saúde bucal não podem fazer restauração. Esses profissionais não foram treinados para exercer tal procedimento.

Somente o dentista, profissional graduado em Odontologia, é capaz de fazer restaurações dentárias. E o dentista, especialista em dentística, é o profissional especializado mais indicado para realizar tal procedimento.

Como é o mercado de trabalho para o ASB e TSB?

asb e tsb tratamento

O mercado de trabalho para o ASB e TSB parece ser bem promissor, uma vez que esses profissionais estão inseridos em um mercado de trabalho que não para de crescer, a profissão está sendo mais valorizada.

Veja agora uma lista de possibilidades para você se inserir no mercado de trabalho. O ASB e TSB poderão atuar em diversos estabelecimentos da saúde, entre eles podemos citar:

  • Consultórios e Clínicas Odontológicas do setor público e privado;
  • Clínicas de Radiologia;
  • Laboratórios de Prótese Dental;
  • Em programas de promoção de saúde bucal, rede pública de saúde, geralmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS);
  • Trabalhando junto ao dentista que serve ao Serviço Militar, ou Aeronáutica;
  • Clínicas escolas.

Em cada estado, os sindicatos da categoria definem em convenção coletiva qual o piso salarial da função, ou seja, quanto é o mínimo que pode ser oferecido por um emprego na área, porém a qualificação e outros certificados complementares aumentam a chance de ganhar mais.

Qual salário de um ASB e TSB?

Então vamos lá. Como são profissões diferentes, nada mais natural que também exista uma diferença nas suas remunerações, entre ASB e TSB.

Devido a formação em Técnico em Saúde Bucal ser mais longa e a rotina de trabalho envolver riscos biológicos, a remuneração do técnico costuma ser maior que a do auxiliar.

Apesar desse aspecto, o auxiliar em saúde bucal (ASB) consegue desenvolver seu caminho dentro da carreira e aumentar o salário com o tempo. Um profissional que se dedica e está sempre atento às necessidades do consultório consegue alcançar o seu reconhecimento, e o dentista sabe valorizar um bom auxiliar.

Um Auxiliar em Saúde Bucal que trabalha com uma jornada de 43 horas semanais, ganha em média R$ 1.355,30, no estado de Minas Gerais. E a faixa salarial desse profissional é entre R$ 1.291,18 (média do piso salarial 2022 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 2.057,38.

Esses dados são referentes a pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais divulgados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web pela Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, com uma amostragem de 4.204 salários de profissionais admitidos e desligados oficialmente pelas empresas.

Já o Técnico em Saúde Bucal ganha em média R$ 1.428,47 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais, no estado de Minas Gerais. A faixa salarial da profissão no estado é entre R$ 1.360,89 (média do piso salarial 2022 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 2.086,87.

Esses dados são referentes a pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais divulgados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web pela Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, com uma amostragem de 603 salários de profissionais admitidos e desligados oficialmente pelas empresas.

Vale ressaltar que algumas empresas particulares ainda contemplam seus funcionários com bônus por atendimento ou de acordo com a meta atingida no mês. Para o funcionário que se dedica e veste a camisa da empresa (consultório ou clínica odontológica) é possível sim ganhar um extra dentro do próprio emprego.

Qual curso fazer para ser ASB e TBS?

As instituições credenciadas e regulamentadas para se fazer um bom curso de ASB e TSB oferecem grades curriculares de qualidade, que aliam a teoria à prática e formam, acima de tudo, profissionais éticos e qualificados para o atendimento humanizado aos pacientes.

Em algumas instituições o profissional sai habilitado para exercer funções de suporte clínico ao dentista, seja o ensino integrado à modalidade online ou não.

O curso técnico em saúde bucal (TSB) é subdividido em módulos que envolvem disciplinas práticas e teóricas.

Entre as disciplinas cursadas podemos citar : Anatomia e Fisiologia Humana; Material, Instrumental e Equipamento; Técnicas Restauradoras; Psicologia; Prestação de Primeiros Socorros; Prevenção da Cárie e Doença Periodontal; Radiologia Odontológica; Saúde Pública, além de outras relacionadas à função que será exercida.

Dependendo da instituição de ensino, é possível que o aluno (TSB) tenha contato com apoio online para ajudá-lo no aprendizado prático e na solução de dúvidas. Além disso, as escolas também podem disponibilizar uma biblioteca física ou virtual para facilitar o estudo complementar de cada aluno. Para ser TSB, o curso deve ter no mínimo 1.200 horas.

É um curso com valor acessível que pode garantir ao candidato a tão sonhada independência financeira e/ou recolocação no mercado. Sendo que as mensalidades variam de R$ 500,00 a R$ 1.200,00 reais.

Para cursar o auxiliar de saúde bucal (ASB) é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental, além de ter a compreensão que o curso é voltado para atuação na área da saúde. A carga horária para se tornar um ASB é de no mínimo 300 horas.

O contato com os pacientes é uma das funções mais importantes do ASB, já que ele atuará diretamente como apoio dos dentistas no consultório. Após cursar as disciplinas teóricas, o aluno (ASB) ainda deverá cumprir a carga horária dos estágios supervisionados.

Depois de concluir essas etapas, com o diploma em mãos, o profissional deverá efetuar o registro junto ao Conselho Regional de Odontologia.

Quanto tempo dura o curso de auxiliar de dentista e de técnico?

A carga horária para se tornar um auxiliar em saúde bucal (ASB) é de no mínimo 300 horas, e essas horas podem ser distribuídas semanalmente em estudos presenciais ou online.

Existem cursos 100% presenciais, cursos híbridos, e cursos 100% online. Dependendo do formato do curso que você escolher, você distribui as horas aulas em 1 mês ou em até 6 meses para concluir a sua formação.

Para ser um técnico em saúde bucal (TSB), o curso deve ter no mínimo 1.200 horas, e essas horas também podem ser distribuídas semanalmente em estudos presenciais ou online.

Existem cursos 100% presenciais e cursos híbridos. Dependendo do formato do curso que você escolher, você distribui as horas aulas entre 6 a 12 meses para concluir a sua formação. Vale ressaltar que o TSB precisa ter a prática na sua formação, sabendo que estará apto para atendimentos.

Independente de qual for a sua opção para a formação é importante considerar cursos que tenham a grade de horário superior a proposta, e que tenham atendimentos presenciais, para que você possa vivenciar um pouco da profissão, antes de atuar no mercado.

Cursos que oferecem oportunidades para estágios, também são uma boa opção. Afinal o estágio traz experiência e maior segurança profissional.

Dê preferência por cursos que estejam vinculados a instituição de renome, ou a professores reconhecidos. Assim, você ficará tranquilo quanto ao conteúdo apresentado.

Podemos citar alguns cursos vinculados a instituições, como por exemplo:

Vale a pena pesquisar sobre esses cursos em todas as instituições que tiverem graduação em Odontologia. Assim, você ficará por dentro de qual seria a sua melhor escolha.

Conclusão

asb e tsb atendimento

O ASB ou o TSB é o profissional que executa diversas funções dentro do consultório/clínica odontológica, além de prestar assistência ao dentista responsável.

Este profissional auxilia o atendimento do dentista, para que o paciente tenha a melhor experiência ao longo do tratamento odontológico.

Se você se interessou pela área e pretende investir na carreira, busque cursos reconhecidos que lhe possibilitem a prática e a teoria coerentes.

Para aprimorar os seus conhecimentos e entrar para o mercado de trabalho como um profissional competente e respeitável, pesquise e compreenda que cuidar do outro em todos os aspectos é a principal característica desta função.

Não tenha medo de buscar os ideais, de ser útil no apoio ao dentista, seja proativo em cuidar de cada paciente de forma individualizada, afinal a dedicação conduz o profissional ao reconhecimento e, consequentemente, a uma carreira consolidada.

Continue acompanhando nossos artigos aqui no Empreendedor Dentista. Os próximos artigos estão imperdíveis!

Confira também nosso perfil no instagram e nosso canal no youtube.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.