Aparelho Herbst: O que é e quais as vantagens da aplicação?

Avaliações
5/5
aparelho herbst menina

Um dos problemas ortodônticos mais frequentes encontrados na Ortodontia, é a maloclusão Classe II. E o aparelho de Herbst tem sido utilizado como opção para tratamento.

Um paciente com maloclusão Classe II ainda em pico de crescimento tem a possibilidade de tratamento utilizando o propulsor mandibular, como o aparelho de Herbst por exemplo, que possibilita um estímulo mandibular, além de redirecionar o crescimento maxilar.

Após o pico de crescimento, na maioria das vezes o tratamento é limitado, sendo o mais indicado o tratamento ortocirúrgico.

Quer saber mais sobre o aparelho Herbst? Continue a leitura deste texto!

O que é o aparelho Herbst?

O aparelho Herbst consiste num aparelho intraoral de ancoragem intermaxilar recíproca. Desta forma, a instalação do mecanismo Herbst promove uma força inferior e anterior nos dentes inferiores (ação) e uma força superior e posterior nos dentes superiores (reação).

A utilização de uma ancoragem maior tem pretensões de transformar a ação do mecanismo telescópico em resposta ortopédica e neutralizar a força de reação.

Assim, o planejamento da ancoragem retoma o propósito de minimizar o efeito ortodôntico em benefício ao ganho ortopédico e o mecanismo telescópico bilateral é responsável pelo avanço mandibular contínuo.

Muitos profissionais têm optado pelo uso do aparelho de Herbst por não depender da colaboração do paciente obtendo maior eficácia clínica e, consequentemente, diminuindo o tempo do tratamento. Os resultados do uso deste aparelho são superiores comparados ao uso de elásticos intermaxilares.

Qual a frequência de uso desse aparelho no Brasil?

O aparelho Herbst é um precursor da ortopedia dentofacial, uma vez que precedeu o conceito da ortopedia funcional dos maxilares em remodelar as bases apicais em torno dos primórdios de 1900.

E desde então o aparelho Herbst vem sendo utilizado e ganhando espaço no mercado, principalmente aqui no Brasil, onde pesquisadores brasileiros avançaram nas pesquisas mundiais a respeito deste aparelho.

A superioridade do aparelho Herbst em relação aos aparelhos removíveis reside no fato de ser um aparelho fixo e desencadear o avanço da mandíbula contínuo. Nenhum outro dispositivo ortopédico supera o aparelho Herbst no que se refere a estimular a mandíbula no seu potencial máximo de crescimento induzido.

Um tratamento ortodôntico utilizando o aparelho herbst dura em média 12 meses, e esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da maloclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.

Aparelho Herbst: para que serve?

aparelho herbst material

O aparelho de Herbst tem como principal objetivo estimular o crescimento da mandíbula, levando-a para a frente. Seu mecanismo é composto por um sistema telescópico, que tem um tubo superior e um pistão inferior e deve ser utilizado em média por 12 meses.

Existem vários tipos de Herbst, e vamos falar sobre cada um, um pouco mais a frente.

Qual é o momento ideal para iniciar um tratamento com esse aparelho?

A principal indicação do tratamento com Herbst ocorre quando um crescimento residual da mandíbula ainda é esperado. Alterações esqueléticas, como o avanço mandibular e dentoalveolares, proporcionam a correção da relação oclusal dos molares, mas esta alteração está relacionada ao estágio de maturação esquelética do paciente.

O tratamento instituído com aparelho Herbet pode ser um tratamento precoce ou tardio, dependendo da fase em que se inicia o tratamento. Vamos falar agora sobre cada uma.

O tratamento precoce é realizado nas fases iniciais da dentadura mista, já que a relação custo-benefício não justifica a abordagem terapêutica ainda na dentadura decídua.

Esse protocolo de tratamento normalmente é feito em duas fases, uma fase ortopédica inicial que explora a possibilidade de remodelação esquelética, e uma segunda fase ortodôntica para a finalização do tratamento na dentadura permanente.

Ao compararmos as vantagens e desvantagens em se iniciar um tratamento precoce. Nos deparamos principalmente com a seguinte comparação: se o tratamento precoce tem como vantagem a melhora da discrepância esquelética antes da adolescência, tem também o demérito do tratamento prolongado.

Já o tratamento tardio é realizado após a irrupção completa dos primeiros pré-molares superiores e inferiores ou até mesmo para a dentadura permanente.

A época da intervenção é controlada pela idade óssea, a qual aproxima o início do tratamento ao pico de crescimento da adolescência, obrigatoriamente antes da maturidade esquelética. Com o tratamento ortopédico concluído, segue-se a fase do tratamento ortodôntico para concluir o tratamento.

À semelhança do tratamento precoce e tratamento tardio inclui as duas fases terapêuticas, ortopédica e ortodôntica.

Leia também: Lei Sobre Aparelho Ortodôntico: Responsabilidade Do Ortodontista

Quais são as vantagens do aparelho Herbst?

Como vantagens em optar pelo aparelho Herbst, podemos citar:

  • Facilidade na higiene oral do paciente;
  • Permite ajustes aos dentes que estão irrompendo;
  • Mantém o avanço da mandíbula contínuo;
  • A cooperação por parte do paciente é menor, uma vez que o aparelho é fixo;
  • O tempo de tratamento é menor em relação aos demais aparelhos ortopédicos.

O aparelho ortopédico de Herbst é fixo e promove o avanço contínuo da mandíbula. Agora que você já sabe sobre as vantagens do aparelho Herbst, vamos falar um pouco sobre os tipos dele. Assim você saberá qual será a melhor opção a escolher para o seu paciente.

Tipos de aparelho Herbst

aparelho herbst crianca

Emil Herbst introduziu o aparelho Herbst durante um congresso odontológico internacional, em 1905, em Berlim. O aparelho consistia de 4 pivôs, 4 parafusos e 2 sistemas telescópicos. Os pivôs e telescópios eram apoiados nos anéis ortodônticos. E existiam variações de tipos de aparelhos de Herbst.

Com o passar dos anos vários modelos de aparelhos foram criados se assemelhando ao aparelho Herbst. Há autores que utilizam a barra transpalatina ou hyrax para apoio do arco superior e o arco lingual inferior como base do aparelho inferior.

E ainda tem a opção de splint metálico e/ou em acrílico no arco inferior, sendo o splint em acrílico removível ou não.

Como descrevemos, várias são as possibilidades para se montar uma estrutura e individualizar o aparelho Herbst, também conhecido como propulsor mandibular. Basta o ortodontista avaliar qual estrutura do aparelho seria melhor para o seu paciente.

Vamos falar um pouco agora sobre essas possibilidades de estrutura deste aparelho:

Bandado:

O aparelho Herbst pode ter o apoio nos primeiros molares superiores e inferiores através de bandas ortodônticas, ao invés de coroas de aço. Desde que sejam bandas ortodônticas de aço de qualidade superior.

Splint metálico

Ainda temos a opção de substituir as bandas ou anéis ortodônticos por splints metálicos confeccionados a partir de uma liga de cromo-cobalto e que são cimentados nos dentes com ionômero de vidro. Esse sistema assegura um encaixe preciso nos dentes, é resistente e higiênico, e ainda reduz tempo no atendimento.

Splint de acrílico

Ainda há a possibilidade de se utilizar um splint de acrílico colado nos dentes inferiores. A utilização do sistema de Herbst com splints colados pode ser feito tanto na maxila quanto na mandíbula.

Existem possibilidades distintas para se utilizar um aparelho híbrido, com coroas superiores de aço e um splint inferior removível, ou então na utilização de um splint removível no arco inferior ou em ambos os arcos.

Cantilever

O cantilever pode ser apoiado na coroa de aço ou em bandas ortodônticas, dos molares inferiores. Um arco lingual conecta as coroas ou bandas dos primeiros molares inferiores.

Agora que você já sabe as variações a respeito do aparelho Herbst, ao prescrevê-lo é importante saber o passo a passo para atender o seu paciente.

Como instalar um Aparelho Herbst?

aparelho herbst arcaria dentaria

Com todos os exames avaliados e o exame clínico feito, sabe-se se será necessário o uso deste aparelho. Inicia-se a marcação das consultas para realizar o tratamento ortodôntico em duas fases. A primeira fase do tratamento será feita a instalação do aparelho Herbst.

  • Instalação do aparelho Herbst:

Inicialmente é colocado os separadores (borrachinhas de separação) nos primeiros molares superiores e inferiores.

Aguarda-se em média 7 dias para o segundo atendimento. No qual remove-se as borrachinhas de separação, prova-se os anéis ortodônticos nos primeiros molares, e realiza-se as moldagens dos arcos superior e inferior.

Os modelos de gesso então são encaminhados ao laboratório para que o aparelho Herbst seja confeccionado sob a medida dos arcos do paciente.

A consulta para colocação dos separadores só é necessária se na estrutura do aparelho Herbst for utilizada a coroa de aço ou os anéis ortodônticos. Caso seja optado por splints, não é necessário a separação destes elementos.

Existe também a opção de se fazer o scanner intraoral ao invés da moldagem. E em seguida envia-se o arquivo em STL ao laboratório para a confecção do aparelho em impressão. Essa opção é mais rápida e confortável para o paciente.

Com o aparelho Herbst pronto, pode-se marcar o paciente para uma nova consulta e colocar novamente as borrachinhas de separação por uma média de 7 dias. Se o aparelho contar com a estrutura de anéis ou coroa em aço.

A consulta para a instalação do aparelho então é marcada. Faz-se a prova da adaptação das coroas e do splint. Em seguida, é feita a cimentação das coroas/anéis ou splint utilizando um cimento de ionômero de vidro.

Os ajustes ao aparelho serão feitos e as remarcações serão planejadas individualmente de acordo com cada caso.

Leia também: Documentação Ortodôntica: Confira Os Tipos Com Modelo Para Baixar

O Aparelho Herbst apresenta dificuldades para instalação?

O aparelho Herbst é instalado por partes. Primeiramente instala-se a parte superior (hyrax ou barra transpalatina), depois a parte inferior (arco lingual ou splint inferior).

É um procedimento que exige atenção e destreza, uma vez que o aparelho deve ser instalado dentro do tempo de presa do ionômero de vidro. O ideal é utilizar um cimento de ionômero de vidro resistente, de qualidade superior, já que as forças emitidas são maiores.

Quando remover o Aparelho Herbst?

Quando o objetivo do tratamento estiver concluído, em média são de 9 a 12 meses de uso contínuo deste aparelho. O ortodontista deve avaliar o overjet do paciente e ganhos ao longo do tratamento.

Após a obtenção destes resultados com eficiência, pode-se marcar uma consulta para a remoção do aparelho Herbst. O procedimento da remoção é bem simples.

Com o alicate saca bandas remove-se os anéis/coroas ou splints ortodônticos nos primeiros molares, depois retira-se todo o aparelho em único momento. Posteriormente retira o restante do ionômero de vidro nos molares, utilizando uma escova de robson e uma pasta para polimento.

Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar

O Empreendedor Dentista é um portal para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados na Odontologia. Nós do Empreendedor Dentista podemos te ajudar de diversas formas!

Confira nosso perfil no instagram: @empreendedordentista, em nosso canal no YouTube Empreendedor Dentista, ou no linkedin: Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos, produzidos por Doutores em Odontologia com mais de 12 anos de experiência na área.

Produzimos conteúdos de qualidade e publicamos textos sobre temas diversos na Odontologia, entre no Blog Empreendedor Dentista e tenha acesso há mais de 240 textos já publicados.

Fique atento e baixe agora mesmo o nosso ebook: Meu Primeiro Consultório de Sucesso!

Conclusão

aparelho herbst dentista

Os aparelhos de avanço mandibular ou propulsores mandibulares tem o objetivo de potencializar o crescimento mandibular.

O aparelho Herbst consiste num aparelho intraoral de ancoragem intermaxilar recíproca. Desta forma, a instalação do mecanismo Herbst promove uma força inferior e anterior nos dentes inferiores (ação) e uma força superior e posterior nos dentes superiores (reação).

Ainda, o aparelho de Herbst induz a distalização e intrusão dos molares superiores, verticalização dos incisivos superiores, vestibularização dos incisivos inferiores e extrusão e mesialização dos molares inferiores.

É um ótimo aparelho para tratamento da Classe II, quando indicado. Cabe ao Ortodontista prescrever/utilizar de acordo com a individualidade de cada paciente.

Quer saber mais? Acesse nosso portal: Empreendedor Dentista e confira mais notícias sobre a área odontológica.

Leia também: Especialização Em Ortodontia: Tudo Que Você Precisa Saber

Busque na literatura mais informações sobre o aparelho Herbst

Referências:

  1. PANCHERZ, H. The effect of continuous bite jumping on the dentofacial complex: a follow-up study after Herbst appliance treatment of Class II maloclusions. Eur J Orthod, London, v. 3, no. 1, p. 49-60, 1981.
  2. PANCHERZ, H. The Herbst appliance its biological effects and clinical use. Am J Orthod, St. Louis, v. 87, no.1, p.1-20, Jan. 1985.
  3. PANCHERZ, H. The mechanism of class II correction in Herbst appliance treatment: a cephalometric investigation. Am J Orthod, St. Louis, v. 82, no. 2, p.104-113, Aug. 1982.
  4. PANCHERZ, H. The nature of Class II relapse after Herbst appliance treatment. A cephalometric long-term investigation. Am J Orthod Dentofacial Orthop, St. Louis, v. 100, no. 3, p. 220-233, Sept. 1991.
  5. ANTO V. D.; BUCCI R.; FRANCHI L.; RONGO R.; MICHELOTTI A.; MARTINA R. Class II functional orthopaedic treatment: a systematic review of systematic reviews. Journal of Oral Rehabilitation. v. 42, p. 624-642, 2015.
  6. BOCK N. C.; GNANDT E.; RUF S. Occlusal stability after Herbst treatment of patients with retrognathic and prognathic facial types. J Orofac Orthop, p. 16- 20 Mar. 2016.
  7. BREMEN J. V.; LUDWIG B.; RUF S. Anchorage loss due to Herbst mechanics – preventable through miniscrews. European Journal of Orthodontics, v. 1, no. 5, p. 1-5, Dez. 2014.
  8. FURQUIM B. D.; HENRIQUES JF. C.; JANSON G.; SIQUEIRA D. F.; FURQUIM L. Z. Effects of mandibular protraction appliance associated to fixed appliance in adults. Rev Dental Press Journal of Orthodontics, Maringá, v. 18, no. 5, p. 46-52, Out. 2013.
  9. KONIK M.; PANCHERZ H.; HANSEN K. The mechanism of Class II correction in late Herbst treatment. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1997;v. 112, no. 1, p. 87-91, Jul. 1997.
  10. MANNI A. A retrospective cephalometric study on pharyngeal airway space changes after rapid palatal expansion and Herbst appliance with or without skeletal Anchorage. Manni et al. Progress in Orthodontics, p. 17-29, 2016.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.