Entenda se vale a pena trabalhar com a prótese adesiva e quais são os tipos!

Avaliações
5/5
protese adesiva atendimento

A prótese adesiva é um tipo de prótese fixa dentária que pode ser alternativa de tratamento para pacientes que não podem ou não querem fazer um implante unitário.

Nesse método, a prótese que substitui o dente é fixada através do suporte dos dentes vizinhos. Por isso a sua utilização deve ter indicação como em todos os procedimentos em odontologia.

Nesse artigo vamos explicar o quê é a prótese adesiva, suas vantagens e desvantagens, entre outros fatores de interesse. Confira!

O que é e como funciona a prótese adesiva?

A Prótese Fixa é a prótese que substitui um ou mais dentes que foram perdidos.

Assim como a coroa, existem diferentes tipos de prótese fixa. Entre elas podemos citar:  prótese fixa tradicional de metal com porcelana, prótese fixa metal free, prótese fixa adesiva, prótese fixa com cantilever.

No mercado odontológico, outras opções também fazem parte das próteses fixas:

  • Resina: um material que surgiu para ser uma alternativa com menor custo comparadas às coroas em porcelana. As resinas são mais fáceis e mais rápidas de se confeccionar, tanto em consultório quanto em laboratório.
  • Porcelana: um material possível imitar perfeitamente as formas, cores e contornos do dente, além de bem resistente, às vezes até mais resistente que o próprio dente. Não desgasta, nem muda de cor.

Quais as vantagens da prótese dentária adesiva?

protese adesiva paciente

Por estar apoiada em dentes vizinhos, as próteses adesivas são indicadas para regiões de pouca perda dentária, como de um ou dois dentes. Se a prótese adesiva for colocada em área de grandes esforços mastigatórios ela corre o risco de ficar frágil.

Sendo assim, a prótese adesiva pode ser vantajosa quando:

  • É necessário repor a coroa protética de um dente perdido;
  • Quando é utilizada em tratamentos com implantes;
  • Restaurar áreas edêntulas nas quais o implante não é uma opção de tratamento, geralmente pela pouca quantidade de osso remanescente;
  • Menor tempo clínico para sua confecção;
  •  Áreas estéticas;
  • Reversibilidade do tratamento;
  • Menor custo.

Como todo procedimento na odontologia temos que observar algumas situações clínicas nas quais estaria contra-indicado o uso de um prótese adesiva, como por exemplo:

  • Oclusão com sobremordida aumentada;
  • Espaço edêntulo extenso;
  • Dentes pilares com coroas clínicas curtas;
  • pacientes com parafunção.

Qual a indicação de uso das próteses adesivas?

protese adesiva procedimento

Vimos acima que as próteses adesivas possuem vantagens e limitações de uso. De maneira geral a prótese estaria para o restabelecimento estético, isso porque quando há a ausência de um dente todo o visual do sorriso é afetado, principalmente nos dentes anteriores.

Podemos citar como as principais indicações de uso:

  • Repor algum dente perdido na região anterior, como o incisivo central ou lateral;
  • Para ser usada após a cicatrização do implante dentário, como prótese provisória;
  • Para casos no qual o implante não pode ser realizado, principalmente na região anterior.

Quanto tempo dura uma prótese adesiva?

As próteses geralmente possuem uma boa durabilidade quando realizadas com indicação adequada, bons materiais são realizados e a técnica correta é utilizada. Em média, as próteses possuem uma vida de 10 anos, podendo variar de caso para caso e em relação ao cuidado do paciente com a mesma.

É importante tentar observar fatores que podem contribuir com a falha do tratamento antes mesmo dele acontecer, como por exemplo a presença de parafunção.

Qual o custo benefício da prótese adesiva?

São cada vez mais restritas as indicações para tratamentos com prótese dentária adesiva  e o preço menor do técnica continua sendo o fator que mais conta para o paciente. Apesar de geralmente ser um tratamento mais barato do que o tratamento com implantes, deve-se levar em consideração que a presteza adesiva será menos duradoura.

Portanto, se colocar na balança o tempo de duração do tratamento o valor não deve ser diferente de um implante dentário. A dica aqui é escolher a melhor forma de tratamento e não levar em consideração apenas o valor financeiro.

Isso porque pônticos e coroas fixas sobre implantes podem ter durabilidade 2 a 3X superiores à prótese dentária adesiva. Além disso, é preciso considerar que a prótese sobre implantes não necessita de desgaste nos dentes laterais às ausências dentárias e não possuem riscos para infiltrações por cáries dentárias.

Tipos de prótese adesiva disponíveis no mercado

protese adesiva modelo de arcaria dentaria

As próteses adesivas podem ser feitas de diversos materiais  e a indicação de qual material deverá ser usado irá depender do objetivo do tratamento e da preferência do dentista.

Todos os materiais abaixo podem ser utilizados no tratamento com a prótese adesiva:

  • Metal-resina (metaloplástica) – material definitivo menos durável;
  • Porcelana pura (dissilicato de lítio) – material definitivo estético;
  • Metal-porcelana (metalocerâmica) – material definitivo;
  • Zircônia-porcelana (zircônia aplicada) -material definitivo estético;
  • Zircônia-translúcida (zircônia monolítica maquiada) -material definitivo estético;
  • Resina acrílica (provisório adesivo) – material provisório estético.

Desses materiais vamos destacar dois que são mais utilizados dos tratamentos atualmente:

Prótese Adesiva em Zircônia

As próteses dentárias em zircônia são cada vez mais comuns. Elas são Indicadas devido à sua qualidade estética, resistência elevada e alta durabilidade.

As vantagens de utilizar a prótese adesiva em zircônia é eliminar o metal utilizado na estrutura que prende o dispositivo protético aos dentes laterais que, quando localizado em áreas estéticas, pode produzir áreas acinzentadas.

Prótese Fixa em Porcelana Pura

A prótese adesiva de porcelana pura oferece resultados estéticos satisfatórios mesmo quando realizada em regiões com elevada exigência estética – como nos pacientes com sorriso gengival. Por ser a melhor alternativa estética seu valor costuma também ser o mais elevado.

Classificação das próteses adesivas

As próteses adesivas podem ser classificadas de duas formas: as diretas e as indiretas. As diretas geralmente são indicadas para tratamentos temporários emergenciais, no qual a prótese é realizada em consultório.

Já a prótese indireta é um tratamento de longa duração que é realizado em laboratórios com protéticos e cimentados pelos dentistas.

Como funciona a colocação da prótese dentária adesiva?

protese adesiva tratamento

Apesar de as limitações e contraindicações do tratamento serem muitas, a facilidade e a rapidez nos tratamentos com a prótese adesiva podem justificar os riscos. Geralmente a média de duração do tratamento é de cerca de 7 a 14 dias, nos quais o paciente utiliza uma prótese provisória. Vejamos as etapas do tratamento com a prótese adesiva:

  • Realização de exames radiográficos para verificar a presença de cáries dentárias, saúde das raízes e tecido periodontal;
  • Exame periodontal e clínico;
  • Moldagens prévias para planejamento e análise de viabilidade do tratamento;
  • Realização dos preparos dentários nos dentes de suporte para criar as áreas de fixação da prótese dentária adesiva.Após essa etapa ele fará as moldagens definitivas;
  • A instalação de prótese dentária provisória;
  • Instalação da prótese dentária definitiva, a cimentação adesiva.

 É preciso ter algum cuidado adicional após a colocação da prótese?

Os cuidados com a prótese adesiva devem ser os mesmos de outros tipos de prótese dentária. Caso a técnica e sua indicação tenha sido correta, o paciente deverá ter cuidado com a higienização para evitar inflamações gengivais ao redor da prótese e até mesmo perda óssea.

Outro cuidado importante é a avaliação da presença de parafunção. Hábitos parafuncionais como bruxismo podem aumentar a chance de fratura dentária ou da prótese. Por isso, é recomendável que o paciente faça consultas regulares para controle do tratamento.

Conclusãoprotese adesiva dente

A prótese fixa adesiva é uma alternativa para substituição de um dente perdido.No entanto, devemos estar sempre atentos às indicações de seu uso para que o tratamento tenha longevidade.

Por tanto, é necessário realizar bem o diagnóstico e planejamento do paciente para saber se a prótese adesiva é ou não a melhor escolha para o caso.

Continue acompanhando o nosso portal Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos! Baixe agora mesmo o nosso ebook: Meu Primeiro Consultório de Sucesso, um manual prático completo para dentistas que querem abrir o seu próprio consultório odontológico.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.