Uma das grandes revoluções da ortodontia foi o advento dos mini- implantes ortodônticos. Esse acessório pode ser utilizado durante o tratamento ortodôntico para auxiliar alguns tipos de mecânica e reduzir efeitos colaterais.
Os mini-implantes podem ser utilizados de diversas formas e em várias localidades intra bucais, sendo que forças ortodônticas podem ser feitas direta ou indiretamente sobre o acessório.
Preparamos este artigo para você saber o quê é, para quê serve e como utilizar os mini-implantes ortodônticos. Continue a leitura!
O que é o mini-implante ortodôntico?
Os mini- implantes ortodônticos são um tipo de acessório de uso temporário criado para auxiliar mecânicas ortodônticas, contribuindo assim para reduzir tempo de tratamento, complexidade e efeitos colaterais das mecânicas.
Esse sistema é composto por microparafusos de titânio, que possuem diferentes espessuras e tamanhos. Esse dispositivo pode ser instalado entre os dentes da maxila ou na mandíbula, na crista infrazigomática, linha oblíqua externa de mandíbula e também no palato.
Apesar do nome, os mini-implantes não possuem a mesma função dos outros implantes que são usados para substituir os dentes. Este é usado simplesmente como um auxiliar no tratamento ortodôntico, com o objetivo de movimentação dos dentes já existentes no paciente.
O advento dos mini-implantes e miniplacas pode ser considerada uma das principais inovações da última década da ortodontia. Isso porque sua utilização possibilita movimentos mais controlados e resultados rápidos utilizando a ancoragem esquelética, com menor atrito nos movimentos e menos intervenções cirúrgicas.
Para que serve o mini-implante dentário?
O mini implante é usado para apoiar o movimento ortodôntico de forma direta ou indireta, favorecendo a movimentação dos dentes na arcada dentária. Dessa forma, pode-se dizer que os mini-implantes auxiliam a realização de movimentos complexos reduzindo seus efeitos adversos ou indesejáveis.
De maneira geral os mini-implantes são mais utilizados em casos de extrações dentárias, fechamento de espaços, correção de Classe II ou Classe III de Angle com distalização, tracionamentos, verticalizações e para apoiar aparelhos ortopédicos como no caso do MARPE.
Quais são as indicações do mini-implante dentário?
Nem todo tratamento ortodôntico será realizado com mini-implantes. Deve-se avaliar a complexidade do movimento ortodôntico e dificuldade de executar a mecânica ortodôntica para ver a real indicação para instalação dos mini-implantes ortodônticos.
Para os pacientes com grandes espaços entre os dentes, alterações da linha média, extrusão ou intrusão dos molares e algumas alterações na mordida, múltiplas ausências dentárias e movimentos complexos, os mini-implantes estariam sim indicados.
Veja abaixo algumas situações clínicas nas quais os mini-implantes estaria indicado:
- Múltiplas perdas dentárias;
- Distalização de molares superiores;
- Distalização de molares inferiores;
- Intrusão dentária;
- Disjunção palatina tipo MARPE;
- Fechamento de espaço;
- Correção de biprotrusão;
- Outros.
Diferença do mini-implante ortodôntico para o implante convencional
Existem diversas diferenças entre o mini implante ortodôntico para o implante dentário convencional. Apesar do nome parecido, eles não possuem funções parecidas. Os mini-implantes possuem finalidade de auxiliar o movimento ortodôntico.
Já os implantes possuem a finalidade de substituir dentes perdidos. Eles substituem a parte da raiz dentária perdida, sendo necessário realizar uma coroa sobre implante para reabilitação por completo do elemento dentário perdido.
A técnica de instalação desses dois tipos de implante também apresenta suas diferenças. O mini-implante possui sua instalação de maneira muito tranquila. A cirurgia é de baixa complexidade e baixa morbidade, além de que o ortodontista pode iniciar a sua mecânica no mesmo dia de instalação do mini-implante.
A cirurgia para instalação de implantes dentários já é mais complexa e pode envolver outras etapas como enxerto de tecido ósseo ou enxerto gengival.
Quais são os benefícios do mini implante dentário?
O mini implante ortodôntico oferece algumas vantagens para o dia-a-dia dos ortodontistas. Com a utilização deles conseguimos realizar tratamentos de alta complexidade de maneira mais previsível.
Com o uso dos mini- implantes ortodônticos é possível direcionar a movimentação dentária e reduzir possíveis efeitos colaterais da mecânica. Além disso, conseguimos realizar tratamento em casos com múltiplas perdas dentárias, nos quais tradicionalmente não teríamos ancoragem suficiente.
Além disso, podemos utilizar os mini-implantes para realizar movimentos difíceis como intrusão de molares superiores, correção de linha média com movimentos assimétricos entre outras possibilidades.
Como é realizada a cirurgia do mini implante dentário?
A cirurgia para instalação do mini implante é geralmente realizada na área da gengiva inserida na maxila ou na mandíbula. Pode-se instalar entre as raízes dentárias, o chamado inter radicular ou de maneira extra radicular, na linha oblíqua externa ou crista infrazigomática.
Antes da instalação é feito um estudo anatômico da posição das raízes ou do local de inserção dos mini-implantes utilizando-se exames de imagem como radiografia ou tomografia.
Após planejar a posição do mini-implante, seleciona-se o comprimento e diâmetro mais indicado para o local e técnica. Para instalação é necessário realizar anestesia local, de forma a evitar que o paciente sinta dor durante o procedimento.
Alguns mini-implantes são auto rosqueantes que não necessitam de utilização de brocas para o preparo do leito. Mas para algumas regiões é necessário utilizar brocas para preparo e instalação do micro parafuso.
Após a instalação não é necessário dar pontos. Apenas cuidados pós operatórios com o leito cirúrgico são indicados.
Como funciona a recuperação do mini implante ortodôntico?
A recuperação do mini implante não exige atenção especial. Trata-se de uma recuperação rápida e o paciente pode retornar à sua rotina no mesmo dia, ou dependendo do local da instalação, no dia seguinte.
A recuperação pós operatória geralmente é padrão, sendo o paciente orientado a manter alimentação fria, líquida ou pastosa, utilizar analgésico em caso de dor, higienizar corretamente o local do implante e aplicar gelo nas primeiras 48 horas.
Quanto tempo pode ser usado o mini implante?
Os mini-implantes ortodônticos podem ser utilizados pelo tempo que for necessário para realizar a mecânica ortodôntica sem qualquer prejuízo aos tecidos. Deve-se, no entanto, ter cuidado com a limpeza do acessório para que não tenhamos inflamação ou possível perda do mini-implante ortodôntico.
Orientações sobre mini implante para seu paciente
A instalação dos mini implantes é, geralmente, tranquila e rápida. Dessa forma, o paciente pode voltar a sua rotina normal logo depois de passar pelo procedimento, mas alguns cuidados também precisam ser adotados.
O principal cuidado é referente a higiene bucal e do local de inserção do mini-implante ortodôntico. É preciso atenção ao redor do mini implante para remover todos os resíduos de alimento.
Por fim, é necessário comparecer às consultas de retorno com o ortodontista para ser acompanhado no tratamento. O profissional vai analisar as condições do mini implante e também do aparelho ortodôntico em geral, além de conferir se os resultados pretendidos estão sendo alcançados.
Como é feita a higienização após instalação dos mini-implantes ortodônticos?
O mini implante requer os mesmos cuidados que se tem com os dentes naturais. Escovar sempre os dentes após as refeições e utilizar fio dental são cuidados básicos. Além disso, é recomendado usar escovas interdentais, que são escovas projetadas para se encaixar perfeitamente no espaço entre os implantes e os dentes.
O raspador de língua, assim como as escovas de cerdas macias e o enxaguante bucal, são opções que precisam fazer parte da rotina diária de quem utiliza mini implantes.
O que fazer quando o mini-implante ortodôntico fica inflamado?
Em caso de inflamação peri implantar o ortodontista deve avaliar a estabilidade do mini-implante e o grau de inflamação ou hiperplasia gengival.
Pode ser recomendado o uso tópico de clorexidina, ou água oxigenada 10 volumes para controle da inflamação. Em alguns casos, o nível de inflamação afeta a estabilidade dos implantes causando a perda do mesmo que deverá ser substituído.
Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar
O Empreendedor Dentista é um portal para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados na Odontologia. Nós do Empreendedor Dentista podemos te ajudar de diversas formas!
Confira nosso perfil no instagram: @empreendedordentista, em nosso canal no YouTube Empreendedor Dentista, ou no linkedin: Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos, produzidos por Doutores em Odontologia com mais de 12 anos de experiência na área.
Produzimos conteúdos de qualidade e publicamos textos sobre temas diversos na Odontologia, entre no Blog Empreendedor Dentista e tenha acesso há mais de 240 textos já publicados.
Conclusão
Os mini- implantes ortodônticos são um tipo de acessório de uso temporário criado para auxiliar mecânicas ortodônticas, contribuindo assim para reduzir tempo de tratamento, complexidade e efeitos colaterais das mecânicas.
Esse dispositivo é usado para apoiar o movimento ortodôntico de forma direta ou indireta, favorecendo a movimentação dos dentes na arcada dentária. Dessa forma, pode-se dizer que os mini-implantes auxiliam a realização de movimentos complexos reduzindo seus efeitos adversos ou indesejáveis.
A cirurgia para instalação do mini implante é geralmente realizada na área da gengiva inserida na maxila ou na mandíbula. Pode-se instalar entre as raízes dentárias, o chamado inter radicular ou de maneira extra radicular, na linha oblíqua externa ou crista infrazigomática.
Sua instalação é simples e geralmente sem efeitos adversos, assim como sua remoção após o término da mecânica ortodôntica.
Assim como em qualquer etapa do tratamento ortodôntico devemos acompanhar o paciente sempre e observar se estamos tendo sucesso na mecânica, na saúde gengival peri implantar e na estabilidade do mini-implante ao longo do tratamento.