Protetor bucal: o que é e quando indicar para o paciente?

Avaliações
5/5
protetor bucal como fazer

A prática de muitos tipos de esportes, principalmente os de contato, pode ocasionar a lesão de estruturas bucais e até causar fraturas de dentes. Por isso, o uso de protetor bucal pode ser de grande ajuda para atletas profissionais e amadores. 

O protetor bucal é um um equipamento indispensável para prática de esportes de contato pois a sua função é proteger os dentes, as gengivas, a língua e, até mesmo, alguns ossos da face, a fim de evitar traumas.

Para cada tipo de esporte e atleta temos protetores bucais específicos. O cirurgião dentista é o profissional responsável por confeccionar esse tipo de equipamento. Neste texto, explicaremos com detalhes o que é, qual a sua função, importância e quando deve ser usado o protetor bucal. Continue a leitura!

O que é um protetor bucal?

protetor bucal para que serve

O protetor bucal é um equipamento ou uma placa de proteção e segurança utilizado para evitar traumatismos na região da boca durante a prática de esportes de contato. Ele se encaixa nos dentes perfeitamente formando uma barreira ao redor deles.

Assim,  minimiza a força dos impactos e fazendo com que elas se dissipam para evitar a ocorrência de fraturas dentárias ou lacerações de tecido. 

Existem vários tipos de protetores bucais, desde aqueles mais simples até os personalizados. 

Para que serve um protetor bucal?

O protetor bucal é indicado para promover a proteção do elemento dentário e suas estruturas vizinhas,  Dessa forma evita a ocorrência de  trincas e fraturas, ou até a perda de um elemento dental. Afinal, ele minimiza a intensidade de choques, pancadas e outros impactos.

A prática de esportes de contato ou esportes radicais ou levantamento de peso sem o uso do protetor gera o maior risco de gerar quebras e desgaste no esmalte dentário.

Sendo assim, o protetor bucal gera proteção para a gengiva, mento, e articulação temporomandibular (ATM). Sendo assim, esse dispositivo serve como prevenção aos traumatismos decorrentes de pancadas ou pelo próprio esforço, os quais poderiam atingir toda a região da boca.

Quando é indicado o uso do protetor bucal?

protetor bucal especialidade

O protetor bucal é recomendado para todos atletas profissionais ou amadores,  praticantes de qualquer esporte que gere impacto ou envolva contato físico. Inclusive as placas são indicadas para quem faz musculação e fisiculturismo, pois o levante de peso pode gerar o hábito de apertamento dentário que causa danos aos tecidos dentários. 

Devido às suas múltiplas indicações, o grau de proteção é diferente dependendo do tipo de esporte praticado. Esse dispositivo é personalizado de acordo com o esporte e pode ser fabricado incorporando diversas camadas, e quantas mais tiver, maior será a proteção.

Sendo assim, para atividades leves com musculação, voleibol e hipismo o protetor com uma camada se torna suficiente. Porém, nas atividades impactantes, como boxe, karatê e muay thai, futebol, o ideal é utilizar três camadas de proteção.

Quais os principais tipos de protetores bucais?

protetor bucal como escolher

Existem vários tipos de protetores bucais. Eles devem ser personalizados de acordo com o tipo de esporte, estilo de vida e características individuais dos pacientes. Confira abaixo alguns tipos de protetores. 

Protetores feitos sob medida

Esse tipo de protetor bucal é feito de maneira personalizada para cada pessoa. Ou seja, o paciente deve ir no consultório para que o dentista possa fazer moldes de escaneamento das arcadas e confeccionar a placa de acordo com sua arcada dentária. 

Esse tipo de placa pode ser confeccionada em EVA, podendo conter diversas camadas, conforme a necessidade do atleta. Por ser confeccionada de forma personalizada ela é ajustável evitando dores articulares, dor ou sensibilidade nos dentes e irregularidades. 

Além disso, pode ser ajustada ela  interfere menos na fala e na respiração o que gera uma adaptação mais fácil por parte dos pacientes.

Protetores termoplástico

Os protetores bucais termoplásticos são vendidos em lojas de esporte. Embora seja um dispositivo pré-fabricado. Esse tipo de placa não é personalizada e ajustada a arcada dentária, porém permite à própria pessoa moldar a plástica de acordo com a sua arcada dentária.

Como ele é moldado? O paciente pode aquecer o material de acordo com as normas dos fabricantes e após esfriar um pouco o paciente deve morder o material para ajustá-lo na arcada.  

Protetor padrão

O protetor bucal pré-fabricado é o modelo mais simples que existe no mercado. Ele pode ser adquirido em lojas de equipamentos esportivos, sendo vendido nos tamanhos P, M e G para se adequar melhor à arcada dentária.

Como ele não é personalizado ou plastificado ele não encaixa perfeitamente na boca. Por isso, o paciente tem que manter os dentes fechados para mantê-lo em boca. Além disso, ele causa maior dificuldade para fala, respiração e deglutição. 

Qual o profissional indicado para confeccionar protetor bucal?

protetor bucal tipos

O cirurgião dentista clínico possui total capacidade técnica para fazer protetores bucais, desde que tenha experiência e formação na área. Muitos atletas procuram também os dentistas especialistas em Odontologia do Esporte. 

O especialista em Odontologia do Esporte é um profissional que está capacitado para fazer o atendimento de atletas dos mais diversos tipos de esporte.  

Passos para a confecção de protetor bucal personalizado

As placas personalizadas em consultório podem ser feitas utilizando materiais padrão de odontologia e uma plastificadora. Para isso veja o passo a passo abaixo:

Moldagem e obtenção de modelo de gesso

O primeiro passo para confecção de protetor bucal é a moldagem das arcadas com alginato e obtenção de modelos de trabalho em gesso. Caso queira, o uso de escaneamento intra-bucal também pode ser feito, sendo que nessa modalidade, haverá necessidade da impressão de modelos 3D. 

Plastificação da placa

Após obtenção de modelo de gesso ou impresso, você deverá selecionar a placa que quer utilizar, bem como sua espessura e número de camadas desejada. Esses fatores são determinados para cada caso. 

Após seleção desses fatores a placa deve ser plastificada sobre o modelo de trabalho utilizando uma plastificadora a vácuo

Remoção do protetor do modelo de gesso

Após essa etapa, a placa deve ser recortada utilizando um micro motor. Após o recorte a placa poderá ser removida do modelo. 

Acabamento e polimento

Com o protetor em mãos você deverá utilizar peças para acabamento, remoção de excessos e polimento para que a superfície da placa esteja lisa, livre de ranhuras ou área que poderá machucar o paciente. 

Odontologia do Esporte e os protetores bucais 

protetor bucal esporte

A Odontologia do Esporte trabalha com as particularidades e especificidades dos atletas, com a intenção de promover, além de saúde oral adequada a essa população, uma melhora no seu rendimento físico.

O instrumento de trabalho de um atleta é o seu próprio corpo e o equilíbrio é fundamental para o desenvolvimento de qualquer exercício. 

Além disso, a Odontologia do Esporte colabora, previne e trata problemas de saúde oral que possam interferir, local ou sistemicamente no desempenho do atleta.

A Odontologia esportiva garante uma saúde oral ao atleta ao diagnosticar fatores prejudiciais. O rendimento de um atleta pode diminuir por diversos motivos, como por exemplo, a má oclusão que gera problemas na mastigação, prejudicando a absorção dos nutrientes, dor e desconforto que afetam o desempenho e a concentração. 

Um foco infeccioso na boca de um atleta pode comprometer a saúde dos dentes e de outros órgãos do corpo, espalhando-se por meio da corrente sanguínea, provocando risco para o coração, lesões nas articulações e dificuldade de recuperação em lesões musculares. Hábitos viciosos, como roer unhas e ranger dentes, podem causar desgaste e desequilíbrio.

Dessa forma o dentista especialista em Odontologia do Esporte está apto a tratar de doenças que podem interferir no rendimento do atleta e também deverá prevenir traumas e lesões. 

Nesse caso, o uso de protetores bucais está adequado. O especialista saberá determinar com exatidão qual o melhor protetor para cada tipo de esporte, impacto e personalizá-lo para cada atleta. 

O que um bom protetor bucal deve oferecer?

protetor bucal personalizado

Como vimos, temos vários tipos de protetores bucais, desde os customizados em consultório como os generalistas vendidos em lojas esportivas. De maneira geral, um bom protetor bucal deve oferecer ao atleta as seguintes característica para a prática segura do esporte: 

  • O protetor bucal deve ser  inodoro e insípido, ou seja, não ter sabor nem aroma desagradável;
  • Conferir conforto e um ótimo ajuste ao arco maxilar. Por isso, os protetores feitos em consultório são mais ajustados e mais confortáveis; 
  • Não interferir na fala, na respiração e deglutição da saliva;
  • Apresentar boa durabilidade e resistência.

Diante dessas características recomendamos que os atletas procurem os dentistas para realizar protetores bucais personalizados para melhor adaptação, conforto e segurança. 

Quantas vezes é possível usar o mesmo protetor bucal?

A durabilidade da placa varia muito de acordo com o material, número de camadas, cuidados e hábitos do paciente que a usa. Em média a placa dura cerca de 6 meses. Mas é bom fazer o acompanhamento com o dentista para avaliação da sua integridade e real proteção para o atleta. 

Conclusão

protetor bucal o que é

O protetor bucal é um equipamento ou uma placa de proteção e segurança utilizado para evitar traumatismos na região da boca durante a prática de esportes de contato. Ele se encaixa nos dentes perfeitamente  formando uma barreira ao redor deles.

O protetor bucal é recomendado para todos atletas profissionais ou amadores,  praticantes de qualquer esporte que gere impacto ou envolva contato físico. Inclusive as placas são indicadas para quem faz musculação e fisiculturismo, pois o levante de peso pode gerar o hábito de apertamento dentário que causa danos aos tecidos dentários.

Existem vários tipos de protetores bucais, sendo os personalizados feitos em consultório pelo cirurgião dentista os mais indicados para uso de atletas profissionais ou amadores. Isso porque esse tipo de placa possui maior adaptação e menor incômodo na respiração, fala e deglutição. 

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.