É muito comum na hora de realizar a declaração de ajuste anual, a famosa declaração de imposto de renda, o dentista não declarar aqueles pacientes que não solicitaram recibo na hora de pagar pelo procedimento.
Consequentemente, a não declaração desses recibos ocasionam um valor de imposto de renda mais baixo e até mesmo, “ajudam” a ficar na faixa de isenção.
Mas será que isso realmente é vantagem?
Riscos que o Cirurgião Dentista corre ao agir dessa maneira
1- A cada ano que passa, fica mais difícil fugir da mira do “leão”. Um dos maiores vilões do dentista são as operadoras de cartão de débito e crédito que informam ao governo o valor que seus clientes ganharam mês a mês.
Ou seja, sem querer, elas acabam entregando os rendimentos de seus clientes à receita federal. Portanto, muito cuidado ao não declarar seus ganhos via maquina de cartão. Os mesmos devem ser declarados mesmo que o paciente não peça o recibo.
2- Cuidado também com suas transações bancárias. Elas são outra forma de visão que o governo tem de saber seus rendimentos. Portanto, não adianta declarar que ganhou X se em sua conta corrente caiu Y.
3- Nunca declare menos que as despesas visíveis pelo governo. Exemplos: Financiamentos de carro ou apartamento, aplicações, previdências privadas, faturas de cartão de crédito, entre outros.
Obrigatoriamente você precisa ter LASTRO para comprovar que teve dinheiro para pagar suas contas pessoais. Não tem como você investir mensalmente R$ 5.000,00 em ações ou bolsas de valores e declarar que ganhou mensalmente R$ 2.000,00.
Tenha um planejamento
A melhor forma de fugir da mira da receita federal é se planejando e tendo o controle financeiro do seu negocio e da sua vida particular. O primeiro passo é justamente saber quanto de lastro mensal você precisa fazer para comprovar suas despesas.
A AlphaOn criou um sistema exclusivo para dentistas, pensando justamente nessa questão, para você, Cirurgião Dentista, saber tudo que entra e tudo que sai do seu consultório e não ter dor de cabeça e nem surpresas na hora de fazer sua declaração anual.
Continue navegando pelo nosso canal para mais informações exclusivas sobre gestão e empreendedorismo na Odontologia.