Coroa dentária: o que é e quais são os tipos?

Avaliações
5/5
coroa dentaria amostra

Quando parte da estrutura do dente é perdida ou danificada, os dentistas podem recuperá-la através da confecção de uma coroa dentária.

A coroa dentária é um tipo de prótese odontológica utilizada para restaurar dentes que foram intensamente danificados mas que possuem, ainda, uma estrutura remanescente sadia que justifica seu reparo.

Esse é um método eficaz para recuperar a anatomia e função do dente evitando a  necessidade de fazer uma extração dentária. Existem coroas de diferentes tipos e modos de confecção. Por isso, fizemos esse texto completo para que você fique bem informado sobre o assunto. Acompanhe!

O que é uma coroa dentária?

A coroa dentária é um tipo de prótese odontológica que visa substituir a parte aparente do dente na boca, a chamada coroa clínica.  A coroa clínica do dente geralmente é perdida ou danificada por lesões cariosas, fraturas, infiltração de restaurações antigas entre outros fatores.

As coroas dentárias podem ser colocadas sobre o remanescente do dente natural ou sobre implantes. Elas são confeccionadas em laboratório, ou atualmente através do sistema CAD-CAM.

Seja qual for o seu tipo e método de confecção a coroa servirá para restaurar a função mastigatória e a estética dentária. É um método de tratamento tradicional e bem consolidado na literatura. Por isso, quando bem realizada, dura muitos anos.

Quais são os tipos de coroa dentária?

coroa dentaria amostras

A coroa dentária pode ser confeccionada com diversos tipos de material. Antigamente era feita apenas em material metálico, metalocerâmica ou ouro. Mais tarde, com o advento da técnica adesiva na Odontologia surgiram as coroas de porcelana.

Cada tipo de material exige um tipo de preparo do dente remanescente que irá recebê-la. Por isso, cabe ao dentista saber orientar o paciente sobre quais tipos de coroa ele pode optar.

Além de ser determinada pela situação clínica, o material também deve ser escolhido tendo em vista a vontade do paciente e sua situação financeira. Existem materiais mais ou menos caros. E mais ou menos estéticos. Por isso, a escolha deve ser discutida e bem planejada.

Confira abaixo os principais tipos de coroa dentária:

Porcelana

A coroa dentária de porcelana está entre os tipos de coroa dentária mais requisitadas no consultório odontológico. Ela pode ser confeccionada em laboratório ou no sistema CAD-CAM, no qual o dentista realiza o escaneamento intra-bucal do dente e gera uma imagem 3D do mesmo.

A partir daí o projeto do dente é realizado e pode ser impresso na mesma hora pela fresadora. Ou seja, o paciente pode sair no mesmo dia com sua coroa de porcelana instalada.

Entre outras vantagens, podemos afirmar que as coroas de porcelana possuem maior estabilidade de coloração, maior resistência ao desgaste, textura e cores semelhante à dos dentes e boa adaptação na margem entre dente e coroa. Sem dúvida é a opção mais estética e duradoura que temos.

Metalocerâmica

Já se você busca a melhora da mastigação, a proteção do remanescente dentário contra as cáries sem afetar a estética consideravelmente e coroa dentária metalocerâmica é bastante indicada.

Trata-se de uma coroa constituída por liga metálica coberta por porcelana. Ou seja, a adaptação interna com o dente é realizada no metal e parte superficial recebe acabamento de porcelana que fica da cor dos dentes.

Acrílico

A coroa dentária de acrílico é uma opção mais acessível sem perder a estética. Porém, é uma coroa menos resistente do que as coroas de porcelana.

O uso das coroas acrílicas é realizado, em muitas vezes, como alternativa às coroas de cerâmicas. Possuem indicação bem determinada, por isso é importante saber a opinião do dentista e se seria uma boa opção para seu caso.

Metal

Dentre os tipos de coroa dentária mais comuns e tradicionais podemos citar a coroa metálica que é altamente resistente à corrosão. Contudo, não garante estética tão satisfatória.

É um excelente material restaurador! Era muito utilizada antes do advento dos materiais estéticos. Para aqueles que não se importam com a estética dos dentes posteriores pode ser uma boa opção.

Ouro

O ouro foi um material restaurador muito comum e símbolo de riqueza e prosperidade. É um ótimo material para fabricação de coroas pois possui boa adaptação ao tecido da gengiva quando relacionado aos outros tipos de coroa dentária.

No entanto, sua utilização caiu em desuso por causa da sua coloração e alto valor de fabricação.

Quando é recomendado o tratamento com coroa dentária?

coroa dentaria doutora

O tratamento com coroas dentárias é um dos procedimentos que se enquadram tanto para fins funcionais, reparo da mastigação,  quanto para fins estéticos. Isso porque eles promovem a reabilitação oral e melhoram a harmonia do sorriso.

As coroas dentárias estão indicadas sempre que houver grandes destruições da coroa natural do dente, seja por trauma, fraturas ou lesões cariosas. Também são indicados em casos que os dentes têm alterações significativas da sua forma, tamanho ou cor. Situações que comprometem significativamente a estética do sorriso.

Em todos esses casos acima é necessário realizar um grande reparo do dente e somente a realização de restauração conservadora não seria suficiente para promover a reabilitação adequada.

Qual a diferença entre coroa dentária e prótese?

A definição de prótese dentária nada mais é do que a substituição da coroa natural de um ou mais dentes perdidos. Existem diferentes tipos de próteses dentárias! Existem próteses unitárias, parciais ou totais, sendo elas fixas ou removíveis.

A coroa dentária é um tipo de prótese dentária! São consideradas próteses unitárias, ou seja, substituem apenas uma coroa natural perdida. Podem ser realizadas sobre o remanescente do dente natural ou sobre implantes.

Os outros tipos de prótese incluem as próteses parciais removíveis (tipo ROACH), prótese total removível (dentadura), prótese parcial fixa (ponte fixa) ou prótese total fixa (protocolo sobre implantes).

Como funciona o tratamento com coroa dentária?

Para fazer uma coroa dentária a primeira prudência é fazer uma consulta de avaliação com o dentista. Esse irá realizar o correto diagnóstico e plano de tratamento para você. Nesta consulta serão realizados exames e o profissional irá te explicar o processo e os tipos de coroa que você poderá optar.

Quando realizada sobre dente natural é necessário fazer um preparo desse dente, que pode inclusive precisar de tratamento de canal prévio. Após preparo e realização de coroa provisória, você poderia optar por colocar um coroa pelo método tradicional ou pelo sistema CAD-CAM.

No método tradicional, o dentista faz o preparo do dente, faz uma moldagem e essa é encaminhada para o laboratório. Nesse processo, várias etapas de provas são necessárias até que sua coroa esteja pronta para cimentação. Isto é, você vai demorar ao menos 3 a 5 consultas para finalizar o trabalho.

Já no sistema CAD-CAM, o paciente pode ter sua coroa de porcelana feita e instalada no mesmo dia. Depois de realizar o preparo no dente a ser restaurado, o especialista usa um scanner intraoral, que captura imagens da boca do paciente. Elas são transmitidas para o computador e, a partir disso, o modelo virtual é criado.

No software é possível elaborar um projeto em 3D individualizado para cada paciente. Todo o procedimento é feito na hora e o paciente pode ver o resultado antes de a peça ser fabricada.

Esse processo tem algumas vantagens sobre o método tradicional como a possibilidade de visualizar o resultado antecipadamente, a fidelidade ao tom natural dos dentes, o respeito pelas características anatômicas da arcada dentária e a rapidez da realização do trabalho.

Qual é a melhor opção de coroa dentária?

coroa-dentaria-variadas

Não podemos falar aqui sobre a melhor opção de coroa dentária de maneira generalizada. Cada dente e cada caso é único, por isso deve ser tratado de maneira individualizada.

Cada paciente possui suas necessidades, demandas e níveis de investimento financeiros específicos. Por isso, você deve conversar com seu dentista. O dentista terá papel chave nessa decisão.

O dentista saberá quais são as necessidade e limitações de cada dente. Por isso, o profissional poderá dar as melhores opções de coroas para seu caso. A partir dessas opções você deve escolher as que mais se encaixam nas suas demandas.

Quanto tempo dura uma coroa dentária?

As coroas dentárias, quando bem realizadas, tendem a durar muitos anos, em média, 10 anos.  A sua duração, obviamente, será diretamente proporcional aos cuidados do paciente com relação aos hábitos de higiene bucal.

Sendo assim,  podemos dizer que em uma boca bem higienizada, a probabilidade de uma coroa durar vários anos é bem maior do que em uma boca mal cuidada. O agente de união entre coroa e dente chamado cimento, pode sofrer um processo de degradação ao longo do tempo.

Essa degradação natural pode aumentar a chance de acúmulo de resíduo alimentar, o que pode culminar com a infiltração de bactérias por baixo da coroa.

Por isso, o controle periódico do dentista é necessário. Nas consultas de controle são verificadas a integridade da coroa e sua adaptação com o remanescente dentário.

Qual é o preço de uma coroa dentária?

O preço de uma coroa dentária varia muito! Esse valor varia com o tipo de material da coroa e com o seu método de fabricação, tradicional ou CAD-CAM.

Além disso, os valores variam de acordo com a região do país, bairros, experiência e formação do dentista e laboratório utilizado. Por isso, converse com seu dentista sobre os tipos de coroa e seus valores. Veja que mais se enquadra na sua realidade econômica e expectativas.

Conclusão

coroa dentaria dente natural

A coroa dentária é um tipo de prótese odontológica utilizada para restaurar dentes que foram danificados. Podem ser colocados sobre o remanescente do dente natural ou sobre implantes.

Possuímos no mercado vários tipos de coroas dentárias e métodos de fabricação. Mas, seja qual for o seu, a coroa servirá para restaurar a função mastigatória e a estética dentária. É um método de tratamento tradicional e bem consolidado na literatura. Por isso, quando bem realizada, dura muitos anos.

Cada paciente possui suas necessidades, demandas e níveis de investimento financeiros específicos. Por isso, você deve conversar com seu dentista. Ele saberá determinar quais são as melhores opções para o seu caso.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.