Cirurgião-Dentista: saiba o que é preciso para se especializar  

Avaliações
5/5
cirurgião dentista em cirurgia

Muitas são as áreas em que o cirurgião-dentista pode atuar, entre a saúde e a estética, a profissão exige muito estudo, especialização e dedicação. A atuação passa pela parte de implantodontia, endodontia, prótese dentária, cirurgias, entre outras.

Ao se formar em Odontologia, o profissional recebe o título de bacharelado. Este é o primeiro passo para ingressar em uma das carreiras que só tende a crescer, cada vez mais, no Brasil.

Após completar todos os anos de formação acadêmica, o profissional já está apto para atuar como clínico-geral odontológico. Podendo abrir o seu próprio consultório, atender pacientes e resolver casos de: fluorterapia, limpezas dentais, restaurações e outras funções relacionadas ao diagnóstico e à prevenção para maiores danos.

A área vem crescendo de forma significativa em virtude da importância que um tratamento completo e de alta qualidade tem em diversas frentes, sejam elas em uma clínica particular ou em ambiente hospitalar, onde o atendimento pode ser realizado a pacientes submetidos aos cuidados de alta complexidade.

Portanto, uma especialização na área, além de garantir que o profissional se destaque em meio ao mercado de trabalho, proporciona uma visão panorâmica do estado de saúde do paciente, bem como o conhecimento específico e detalhado de determinados nichos de mercado que a profissão possibilita atuar.

Qual é a função do cirurgião-dentista?

O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas.

Sua atuação está ligada à saúde oral de forma geral e ele é responsável por identificar possíveis problemas, cuidar da prevenção e fazer intervenções, levando em consideração a parte estética e funcional, devolvendo, muitas vezes, além da função mastigatória, a qualidade de vida do paciente.

Entretanto, é a especialização na área odontológica que possibilitará a este profissional uma carreira promissora e a oportunidade de oferecer um atendimento completo, com conhecimento em diversas áreas.

A oferta de cursos de especialização para este profissional é vasta, podendo escolher entre ortodontia, odontopediatria, endodontia, implantodontia, periodontia, dentística restauradora, cirurgia bucomaxilofacial. Além da parte estética que envolve a harmonização orofacial, clareamento dental, reabilitação oral, entre outras.

Qual a diferença entre cirurgião-dentista e dentista?

cirurgião dentista e paciente

O profissional graduado em odontologia é o cirurgião-dentista, mais conhecido como odontólogo ou popularmente como dentista.

Atribuições do Cirurgião-dentista

O dentista é o primeiro profissional que um paciente tem contato quando se queixa de dores ou problemas bucais. Ele o direciona para outros especialistas na área que irão oferecer um atendimento específico.

Este profissional também pode oferecer um atendimento de reabilitação oral, realizando uma limpeza dentária, prestando orientações sobre higienização, tratamento de cárie, entre outras funções.

Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil do paciente e assim planejar o tratamento e a programação de prevenção contra doenças orais.

Ainda, o cirurgião-dentista é responsável por procedimentos clínicos de baixa complexidade ou pequenas cirurgias ambulatoriais.

O cirurgião- dentista tem a responsabilidade de oferecer um tratamento completo, pois, muitas vezes, é especializado em determinada área e detém o conhecimento para um atendimento mais minucioso.

Por muitas vezes é ele quem coordena e participa de ações coletivas voltadas à promoção da saúde é a prevenção de doenças bucais, acompanha e monitora o atendimento com demais colegas da equipe e realiza supervisão de determinado atendimento.

Ainda compete ao cirurgião- dentista, baseado na Lei  nº 5.081/66 (que regula o Exercício da Odontologia) em seu artigo 6º, II, prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia.

O que é preciso para ser cirurgião-dentista?

cirurgião dentista em atendimento

Para se tornar um cirurgião-dentista, é necessário fazer a graduação no curso de Odontologia que é integral e dura de 4 a 5 anos. Esse tipo de curso não pode ser feito no sistema EAD (Educação a Distância), pois lida com um dia a dia muito prático da profissão.

Depois de terminada a graduação, é preciso fazer o registro profissional no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Com essa formação, o dentista pode atuar como clínico geral exercendo tarefas como limpeza, restauração, geralmente funções ligadas à identificação de problemas, diagnóstico e prevenção.

Porém, a vida acadêmica deste profissional não termina na graduação. Assim como outras profissões o conhecimento nunca é demais e existem inúmeros cursos de especialização que garantem a ele atuar em áreas específicas e proporcionar um atendimento ainda mais de qualidade e específico.

Faculdade de Odontologia

A faculdade de Odontologia compõe o curso bacharelado de 4 a 5 anos, com carga horária de até 5 mil horas. Por ser um curso em sua maioria com aulas práticas, não existe, no Brasil, nenhuma instituição que ofereça a modalidade EaD (a distância).

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com o maior número de dentistas do mundo: mais de 200 mil profissionais em atividade. A profissão é regulamentada pela Lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966.

Para atuar como dentista, é obrigatório cursar Odontologia em uma instituição de ensino autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e estar registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO) de seu estado.

Durante o curso, os aspirantes a dentista terão contato com disciplinas teóricas e práticas que passam por diversas áreas. Entre elas, disciplinas da saúde e de ciências biológicas.

Anatomia, Anestesiologia, Cirurgia Buco-Maxilo Facial, Estomatologia,  Farmacologia, Imunologia, Materiais Dentários, Periodontia, Prótese Dentária,  Radiologia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial estão na grade curricular.

O curso, geralmente, é dividido em módulos. A partir do segundo ano, o aluno tem contato com procedimentos práticos simples, como restaurações e limpezas dentárias, utilizando “bonecos” próprios para esta finalidade.

No terceiro ano é possível, sob a supervisão de um profissional, praticar as técnicas aprendidas em pacientes reais, normalmente na clínica da própria instituição de ensino que deve oferecer suporte e infraestrutura completa para a graduação em Odontologia.

Nos anos seguintes, os graduandos passam a ter que cumprir carga horária de estágios.  As principais atividades do estagiário incluem armazenar exames e materiais, realizar a manutenção e esterilização dos instrumentos, preparar a sala para o atendimento e dar apoio às funções administrativas, além de observar todo o processo de atendimento ao paciente.

Já no final do curso, depois de ter sido aprovado em todas as etapas, é obrigatório que os alunos apresentem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obtenção do diploma. Nesta fase, durante a apresentação do material, eles são avaliados por uma banca examinadora composta de docentes da instituição ou convidados que irão lhes conferir o título de bacharel em Odontologia.

Especialização

Na Odontologia existem inúmeras opções onde o profissional pode atuar. Em constante crescimento, são vastas as possibilidades ligadas a situações específicas como a Periodontia, Odontopediatria, Odontologia Estética, Cirurgia Bucomaxilofacial, entre outras.

É importante escolher uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A especialização é considerada um curso de pós-graduação lato sensu, ou seja, deve possuir, no mínimo 360 horas-aula.

Além disso, a instituição deve obedecer os critérios estabelecidos pelo CFO para cada tipo de capacitação que possuem carga horária distintas entre si. As especialidades de Cirurgia Bucomaxilofacial, por exemplo, devem conter carga horária mínima de 2 mil horas-aula.

Para cursar uma especialização é preciso que o dentista tenha terminado a graduação e esteja de posse do diploma de bacharel em Odontologia, além de ter o registro definitivo no Conselho Regional do seu Estado.

Para atuar como especialista o profissional, por sua vez, deverá ter finalizado o curso de especialização e também estar com o certificado definitivo. Para isto, ele deverá dar entrada com este documento no CRO e efetivar a inscrição como especialista.

Assim como escolher uma faculdade de graduação reconhecida no mercado, conferir a reputação da instituição onde irá cursar a especialização garante ao profissional um curso de qualidade com segurança de que todas as técnicas serão aprendidas de forma aprofundada.

Neste quesito vale avaliar a estrutura da instituição e a carga horária do curso de especialização. Outros pontos a serem considerados também são a grade curricular, a atuação do coordenador do curso e a formação dos docentes.

Entre as 24 especialidades, o profissional deve levar em conta além das condições de mercado para escolher qual área seguir. Com a evolução da tecnologia, atualmente, novas especialidades têm surgido no mercado, assim como a demanda por estes atendimentos aos pacientes.

Onde pode atuar um cirurgião-dentista?

cirurgião dentista atentendo mulher

O mercado de trabalho é bastante amplo para os que querem seguir carreira na área odontológica. Tamanho crescimento dessa profissão tem feito surgir também novas áreas, principalmente na parte estética.

Vejamos algumas áreas em que o cirurgião-dentista pode atuar:

  • Ortodontia: nessa especialidade, o dentista se torna apto a trabalhar com técnicas de correção do sorriso oferecendo aparelhos fixos ou móveis. A área não está ligada somente à parte estética, mas também à saúde oral como um todo, melhorando a mastigação, deglutição, entre outros problemas.
  • Odontopediatria: o profissional irá atuar diretamente com crianças e adolescentes. Além de identificar e diagnosticar possíveis problemas orais, a ida a esse profissional é importantíssima na criação dos hábitos de higienização e na hora de evitar traumas nos pacientes.
  • Dentística Restauradora: como o próprio nome diz, a especialidade está ligada à aparência dos dentes. O profissional desta área é responsável por identificar o aparecimento de cáries, problemas na estrutura, textura e coloração, dentre outros.
  • Endodontia: o tão temido “canal” é tratado por este profissional. Ele trata os problemas que podem surgir na polpa dentária dos pacientes e, caso esteja infeccionado, faz a sua substituição com outro material corretamente.
  • Periodontia: a atuação do cirurgião-dentista nesta especialidade está ligada à  manutenção dos tecidos que sustentam nossos dentes. Em caso de doenças ou forte presença de tártaro, realizam vários tratamentos como a raspagem de gengiva, para afastar os problemas.
  • Cirurgia bucomaxilofacial: uma especialidade um pouco mais complexa e requisitada principalmente em ambientes hospitalares, o dentista atua realizando operações na região do pescoço, face ou maxilar.

Além dessas áreas, o cirurgião-dentista pode atuar também em consultórios, clínicas, unidades particulares ou públicas, com a docência em universidades e em áreas de pesquisa.

Outra área de atuação que também vem crescendo bastante é a indústria, que contrata profissionais formados em Odontologia para desenvolver e divulgar produtos odontológicos. É um campo bastante atraente, principalmente porque as empresas oferecem bonificação por metas e planos de carreira.

Quanto ganha um cirurgião-dentista?

O investimento aplicado durante os cursos de graduação e especialização em Odontologia podem retornar como lucro em pouco tempo, se o profissional se dedicar e prestar um atendimento de qualidade e segurança.

A remuneração deste profissional varia de acordo com o local de atuação, bem como a quantidade de pacientes atendidos. Portanto, conforme a última atualização do Site Nacional de Empregos (SINE), o ganho médio no Brasil, varia entre R$ 4 e R$ 6 mil mensais, dependendo do porte da empresa ou consultório.

Este valor pode chegar até R$ 10 mil reais, caso ele ainda atue em outros locais ou em entidades públicas de saúde. É comum os dentistas possuírem mais de um local de trabalho e, ainda, serem autônomos, fazendo essa renda ser ainda mais variável.

Em casos de concursos públicos, o profissional pode ser remunerado de acordo com a carga horária trabalhada, o que varia entre R$ 3 e R$ 10 mil reais. Essa faixa salarial tende a aumentar de acordo com os anos de experiência.

Conclusão

paciente e cirurgião dentista

Diversas são as áreas de atuação de um cirurgião-dentista. Responsável por acompanhar de perto todas as ações relacionadas ao tratamento dos pacientes, este profissional também tem a incumbência de supervisionar, coordenar e liderar equipes multidisciplinares dispostas em clínicas públicas ou particulares, bem como em ambientes hospitalares.

Um profissional especializado, portanto, oferece ainda mais um atendimento de qualidade, seguro e eficaz em várias frentes da saúde. Dependendo do contexto de atuação, ele ainda proporcionará conhecimento motivando pacientes na geração de hábitos saudáveis de higienização oral, a fim de evitar problemas mais graves e complexos.

Especialmente neste ano atípico, com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, o cuidado com a saúde se tornou assunto recorrente entre a população mundial. Entre as maiores preocupações dos brasileiros, a saúde bucal tem sido bastante requisitada, o que torna o mercado odontológico ainda mais aquecido.

Para isto, basta escolher uma boa faculdade de graduação, com profissionais docentes idôneos e reconhecida na cidade, bem como um curso de especialização que atenda às demandas do mercado e, ainda, que possibilite ao profissional prestar um atendimento de qualidade em diversas áreas da sociedade, de saúde, psicológica e emocional.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.