Uma profissão diretamente ligada à atuação dos odontólogos, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) tem referência no atendimento de qualidade como premissa para a saúde dos pacientes.
Uma vez que mais profissionais da área sejam inseridos no mercado, mais os ASB terão espaço para trabalhar, consequência da competitividade atual deste segmento, é aí que surge a brecha que potencializa o mercado de trabalho para ASB.
O cenário atual tem sido propício para a atividade do Auxiliar de Saúde Bucal, dada a importância das pessoas para a área da saúde como um todo.
Muito procurado e valorizado, o Auxiliar de Saúde Bucal tem a missão de atuar junto ao dentista oferecendo os materiais para o melhor atendimento ao paciente. É ele quem dá o apoio necessário ao especialista no consultório.
Hoje, o Auxiliar de Saúde Bucal faz parte da Equipe em Saúde Bucal juntamente com o Cirurgião-Dentista e o Técnico de Saúde Bucal. Este profissional tem entre suas funções a de preparar o paciente para o atendimento, processar filme radiográfico, manipular materiais de uso odontológico, selecionar moldeiras, preparar modelos em gesso e desenvolver ações de promoção da saúde.
Os serviços oferecidos na área odontológica, como restauração, limpeza, implantes, entre outros, são realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diversas especialidades, assim como o Auxiliar de Saúde Bucal.
À medida em que eles passam a oferecer conforto, segurança e a complementar a qualidade do atendimento odontológico, estes profissionais se destacam e passam a ser cada vez mais requisitados pelo mercado de trabalho.
O auxiliar de saúde bucal será treinado para cumprir algumas funções específicas desta atividade, entre elas, fazer toda a programação de atividades diárias do consultório, organizar a documentação de clientes, controlar o estoque de produtos e controlar o departamento financeiro da empresa.
A profissão ainda é confundida com o Técnico em Saúde Bucal (TSB), entretanto, é tão importante quanto. As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparação. É ele quem separa e higieniza os materiais empregados nos procedimentos.
Também é função dele limpar ou descartar o que foi usado e ainda recebe os pacientes e organiza os documentos deles, como a ficha de atendimento e o histórico. Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar o flúor para limpeza dentária ou remover uma sutura. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária.
O que faz um auxiliar de saúde bucal?
Apesar de antiga, a profissão do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) só foi regulamentada em 2008 pela Lei 11.889 que apresenta uma série de atividades próprias desse profissional e os requisitos que eles devem ter para exercer o trabalho corretamente.
O principal deles é estar registrado no Conselho Federal de Odontologia e suas regionais. Além disso, o profissional deverá ter cursado uma instituição reconhecida que ofereça, no mínimo, 300 horas e estágios complementares.
O auxiliar de Odontologia pode atuar em clínicas e consultórios dentários, em cirurgias odontológicas e também junto à saúde pública em programas da Saúde da Família. Regulamentação que garante a qualificação das pessoas para exercer a função corretamente.
Este profissional, depois de formado, está apto a atuar junto à equipe odontológica para oferecer todo apoio ao atendimento do dentista, seja no diálogo com os pacientes ou como organizar toda a dinâmica do consultório, seja na parte burocrática com os documentos ou na gestão da agenda de consultas.
Ele ainda, geralmente, está incumbido de fazer o primeiro contato com o paciente e contribui para que a relação deles com os profissionais seja de confiança e cordialidade também com a equipe inteira.
O auxiliar de Saúde Bucal está para o dentista, assim como o enfermeiro para o médico. Ele é fundamental também para fazer a triagem do paciente para o dentista, relatando as referências do paciente por meio de um histórico, o qual o especialista pode consultar caso precise.
Funções do auxiliar de saúde bucal
É possível dividir a atuação do Auxiliar de Saúde Bucal em quatro aspectos: antes, durante e após o atendimento, bem como em serviços extras – burocráticos ou não – na clínica.
O primeiro contato do paciente ao chegar na clínica é com o auxiliar de saúde bucal que, a grosso modo, está na linha de frente dos atendimentos. É ele quem pegará as referências dos pacientes, as queixas, as primeiras dúvidas e as encaminhará para os profissionais.
Principais funções
Neste momento, assim que o paciente entrar para o consultório, o dentista já terá a ficha do paciente para fazer uma pré-avaliação do caso. Essa atividade permite que o dentista conheça o perfil, as dúvidas e outras informações do paciente que podem ser úteis para um atendimento mais aprofundado.
Já durante o atendimento, o profissional oferecerá apoio na condução do tratamento, seja com os instrumentais ou com o material utilizado pelo dentista. É durante o atendimento do paciente que o ASB realiza a maior parte das suas funções numa clínica odontológica. Nesse momento, o ASB fica responsável pelas seguintes tarefas:
- Organizar e executar atividades de higiene bucal com o paciente;
- Auxiliar e instrumentar os odontologistas e técnicos nas intervenções clínicas;
- Manipular materiais de uso odontológico sempre que for necessário.
O trabalho do ASB durante o atendimento do paciente é prestar ajuda aos profissionais que estão com ele da melhor forma possível, para garantir que o cliente seja bem tratado e que sua saúde bucal esteja sempre em boas condições após o atendimento.
Após o cliente ter sido atendido, o ASB assume a organização do consultório registrando dados e oferecendo ao paciente as orientações do dentista, executa a limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais e aparelhos odontológicos, bem como do ambiente de trabalho e, se necessário, faz o processo das radiografias das consultas.
Atividades realizadas antes do atendimento odontológico
Antes, o ASB prepara o ambiente onde o paciente será atendido, bem como, organiza, de acordo com cada um, quais materiais e instrumentais o dentista irá precisar.
Além disso, o auxiliar coleta informações e registra, geralmente por um questionário pré-estabelecido e padrão da clínica, da situação e motivação de o paciente ter procurado o atendimento. Com este contato prévio o auxiliar otimiza o tempo em que o paciente deverá permanecer no consultório.
Atividades realizadas durante o atendimento
Todo apoio durante o atendimento é realizado pelo ASB, auxiliando o dentista na organização dos instrumentais e materiais necessários para cada paciente. Nesta etapa, ele deve manipular materiais de uso odontológico sempre que necessário.
Outra função do auxiliar de saúde bucal nesta etapa é prestar ajuda aos profissionais que estão com ele da melhor forma possível, para garantir que o cliente seja bem tratado e que sua saúde bucal esteja sempre em boas condições após o atendimento.
Atividades realizadas pós-atendimento
Geralmente, quando o paciente sai do consultório, o dentista disponibiliza diversas orientações, seja no cuidado com o procedimento realizado, seja com a higienização, etc. A responsabilidade por reforçar essas orientações é do ASB.
Além disso, ele ainda executa algumas funções mais burocráticas, como registrar dados e ter parte nas análises das informações relacionadas ao atendimento do paciente, executar limpeza, desinfecção e esterilização dos aparelhos odontológicos, do instrumental e do ambiente de trabalho após a consulta.
Outras funções
Como é possível perceber, o ASB atua em todas as frentes de atendimento do consultório médico. Além de todas as funções dentro da clínica, ele pode ser responsável também por manter diálogo com fornecedores, os protéticos, por exemplo, dar o devido descarte aos materiais e resíduos odontológicos de forma correta e manter a segurança e higienização do ambiente.
Em alguns casos ele ainda pode também participar na realização de levantamentos e estudos desenvolvidos na área de Odontologia – exceto na categoria de examinador.
Como se tornar um auxiliar de saúde bucal?
Para atuar, o profissional deve ser registrado no Conselho Federal de Odontologia e suas regionais e ter cursado uma instituição reconhecida que ofereça, no mínimo, 300 horas, além de estágios complementares.
Os cursos formam o profissional para desempenhar bem o seu papel no cotidiano e rotina dos consultórios, portanto, é importante que o aluno tenha contato com algumas disciplinas específicas, entre elas, Anatomia Dental, Materiais Dentários, Radiologia, Dentística, Biossegurança, Prótese Dentária, Endodontia, Ergonomia, Funções do Auxiliar de Saúde Bucal, Promoção e Prevenção de Saúde Bucal.
Curso
No Brasil, diversas instituições credenciadas e regulamentadas oferecem cursos de qualidade com grades curriculares que aliam a teoria à prática e formam, acima de tudo, profissionais éticos e qualificados para o atendimento humanizado aos pacientes.
Em algumas instituições o profissional sai habilitado para exercer funções de suporte clínico ao dentista, secretariado e gestão, por meio de estrutura moderna, ensino integrado à modalidade online, além de laboratórios modernos, equipe de professores altamente qualificados e a melhor estrutura que você pode encontrar.
Normalmente, o curso técnico em saúde bucal é subdividido em módulos que envolvem disciplinas práticas e teóricas. Entre os principais assuntos que devem ser tratados ao longo do curso, estão educação para saúde, proteção, prevenção, recuperação, gestão em saúde, apoio e diagnóstico.
As disciplinas passam por Anatomia e Fisiologia Humana; Material, Instrumental e Equipamento; Técnicas Restauradoras; Psicologia; Prestação de Primeiros Socorros; Prevenção da Cárie e Doença Periodontal; Radiologia Odontológica; Saúde Pública, além de outras relacionadas à função que será exercida.
Dependendo da instituição de ensino, é possível que o aluno tenha contato com apoio online para ajudá-lo no aprendizado prático e na solução de dúvidas. Além disso, as escolas também podem disponibilizar uma biblioteca – física ou virtual – para facilitar o estudo complementar de cada aluno.
Durante o curso, o profissional também irá adquirir conhecimentos sobre empreendedorismo, ética e competência, marketing profissional, comunicação, qualidade na prestação de serviços, introdução à administração, introdução à matemática financeira comercial, entre outros.
Relativamente é um curso com valor acessível que pode garantir ao candidato a tão sonhada independência financeira e/ou recolocação no mercado. Em média, as mensalidades variam de R$ 140 a R$ 500 reais.
Principais Requisitos
Para cursar auxiliar de saúde bucal é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental, além de ter a compreensão que o curso é voltado para atuação na área da saúde.
O contato com os pacientes é uma das funções mais importantes do ASB, já que ele atuará diretamente como apoio dos dentistas no consultório. Após cursar as disciplinas teóricas, o aluno ainda deverá cumprir a carga horária dos estágios supervisionados. Depois de concluir essas etapas, com o diploma em mãos, o profissional deverá efetuar o registro junto ao Conselho Regional de Odontologia
Mercado de trabalho para auxiliar de saúde bucal
Promissora, a carreira do auxiliar de saúde bucal pode ser o pontapé para uma graduação em Odontologia ou em áreas afins. Inserido em um mercado que não para de crescer, a profissão é valorizada e bem remunerada no segmento.
Principalmente nos últimos anos em que a busca pela estética facial, harmonização do sorriso e outras variedades da área, o ASB pode atuar como instrumentador cirúrgico, gestor de clínicas e em consultórios. Além disso, pode também complementar o curso e se tornar, inclusive, um Técnico em Saúde Bucal.
Geralmente, o perfil deste profissional são jovens com faixa etária aproximadamente 24 anos, com ensino médio completo, do sexo feminino. Um Auxiliar em Saúde Bucal ganha em média R$ 1.296,93 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
O auxiliar em saúde bucal poderá atuar em diversos estabelecimentos de saúde, entre eles, consultórios e clínicas odontológicas, de radiologia e em programas de promoção de saúde bucal, rede pública de saúde – geralmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Em cada estado, os sindicatos da categoria definem em convenção coletiva qual o piso salarial da função, ou seja, quanto é o mínimo que pode ser oferecido por um emprego na área, porém qualificação e outros certificados complementares aumentam a chance de ganhar mais.
Conclusão
Engana-se quem pensa que o auxiliar de saúde bucal pode atuar apenas no consultório odontológico, ao lado de um cirurgião-dentista. Por meio deste título, é possível expandir os horizontes e ampliar a área de atuação.
O curso, ainda, pode servir de trampolim para uma graduação em odontologia e em sucessivos cursos de especialização que a área oferece, sejam na parte estética ou de reabilitação orofacial.
Se você se interessou pela área e pretende investir na carreira, algumas dicas são importantes: busque cursos reconhecidos que lhe possibilitem a prática e a teoria coerentes, durante o curso busque saber as áreas que mais lhe chamam a atenção e pense logo nas especializações futuras e, principalmente, se informe sobre todos os detalhes da área, seja de atuação e possibilidades de encarreiramento.
Para aprimorar os seus conhecimentos e entrar para o mercado de trabalho como um profissional sério, competente e respeitável, pesquise e compreenda que cuidar do outro – em todos os aspectos – é a principal característica desta função.
Não tenha medo de buscar os ideais, de ser útil no apoio ao dentista, seja proativo em cuidar de cada paciente de forma personalizada, a dedicação é sempre o mote que conduz o profissional ao reconhecimento e, consequentemente, a uma carreira consolidada. Não desista!