Técnicas de Vendas em Odontologia: negociação com pacientes

Avaliações
5/5
tecnicas de vendas em odontologia tablet

É possível que você nem saiba, mas já está usando técnicas de vendas em Odontologia desde a hora que identifica qual é a necessidade do paciente até a hora que ele aceita fazer o tratamento.

Entretanto, para aumentar as chances de sucesso é importante conhecer as técnicas de vendas em Odontologia, uma vez que essa negociação com pacientes exige argumentação aprofundada e tempo.

Atualmente, as técnicas de vendas em Odontologia incluem diversas ferramentas de neuromarketing, que permitem que o dentista descubra o caminho da mente de seu paciente e faz com que ele escolha o seu serviço e não o de outro profissional.

Para saber como aumentar as chances do seu consultório ou clínica odontológica ter cada vez mais pacientes, continue a leitura deste post.

Qual a importância das técnicas de vendas em Odontologia?

tecnicas de vendas em odontologia consultorio

Para conseguir uma agenda cheia e fechar mais tratamentos, não é somente a sua capacidade técnica como profissional que conta, na visão do paciente. As suas habilidades de comunicação e venda também são peças chave para se ter sucesso.

Convencer o cliente a realizar o procedimento requer conhecimento em técnicas de vendas em Odontologia, para driblar possíveis negativas e aumentar a taxa de retornos.

Entretanto, é preciso ressaltar que, antes mesmo de verificar a necessidade do paciente, o dentista precisa proporcionar uma experiência única no atendimento, pois é desde o primeiro entre eles que surge a confiança.

Ou seja, sem um tratamento pessoal adequado, organização, boa aparência do consultório, não há técnica de venda que fará com que o paciente aceite realizar o procedimento naquele local.

Dito isso, podemos dizer que existem alguns pontos que podem ajudar o dentista a melhorar suas técnicas de negociação. São eles:

  • Recepção organizada;
  • Conhecer bem o cliente e adquirir confiança;
  • Ter flexibilidade;
  • Ter organização para apresentar o plano de tratamento;
  • Treinamento das funcionárias, desde o atendimento de telefone ao trato com o paciente ao vivo;
  • Limpeza;
  • Mostrar a qualidade do trabalho.

As 07 melhores técnicas de vendas em Odontologia

tecnicas de vendas em odontologia atendimento

A maneira como o dentista aborda o paciente, na hora de vender um tratamento, é decisiva para o sucesso da negociação.

Mas afinal, você sabe o que fazer para vender mais? E como conquistar mais clientes?

Vamos conhecer algumas técnicas de vendas em Odontologia para que você entenda de uma vez por todas como atender, envolver e conquistar o paciente.

Aumentar o valor percebido

Primeiramente, o dentista precisa confiar no seu trabalho, para passar credibilidade ao paciente. E na hora de vender o plano de tratamento, é fundamental mostrar o quão bom seu atendimento é, e as vantagens que ele terá ao se consultar com você.

Ou seja, não basta apenas passar o preço que será cobrado pelo serviço, e sim credibilidade com que o paciente reconheça os benefícios de realizar um tratamento odontológico com você e então aceite realizar os procedimentos propostos.

Ouvir e conhecer o paciente

Outro passo importante na hora de realizar a negociação com os pacientes é saber quais as expectativas, medos e receios para trabalhar em cima disso.

Mostre-se aberto a conversas e esteja realmente interessado no que seu paciente tem para dizer. E também seja franco e verdadeiro para explicar como será o tratamento e a importância dele para a saúde.

Ganhar a confiança

Uma vez que você conhece o seu paciente e entende as suas necessidades, fica mais fácil criar uma relação de confiança, pois agora você já sabe como satisfazê-lo.

E lembre-se, uma venda só está completa quando o paciente volta, e se ele volta é porque ele realmente confia no profissional. Com atitudes éticas, é possível conquistar até o cliente mais exigente.

Identificar os desejos e objetivos

Esse também é um ponto importante na hora de ganhar confiança e realizar a negociação com pacientes. Cada cliente possui um desejo e é preciso oferecer tratamentos que cumpram com esses objetivos.

Se você entender o que realmente o paciente quer, fica mais fácil elaborar o plano de tratamento de acordo com as prioridades do paciente.

Adaptar o tratamento conforme o objetivo do paciente

Cada paciente é único, por isso é fundamental que o plano de tratamento seja apresentado e individualizado de acordo com os procedimentos odontológicos necessários, e dentro dos seus objetivos.

Apresentar o planejamento

Na hora de apresentar o planejamento para seu paciente, é indicado seguir um padrão, e entregar um documento que mostre de forma didática tudo o que ele precisa saber. Isso demonstra organização e profissionalismo por parte do dentista.

Combater as objeções

Assim como em qualquer negociação, o dentista precisa estar pronto para rebater os argumentos negativos apresentados por seu paciente. Por exemplo, se ele reclamar do preço, saiba como mostrar que vale a pena, ou então se ele julgar o tempo do tratamento, explique os motivos.

[Saiba mais sobre captação de pacientes em nosso material exclusivo]

Como negociar o seu preço?

tecnicas de vendas em odontologia paciente livro

Se você é dentista, com certeza já passou pela situação de fazer um orçamento para um paciente e não conseguir fechar. Existem algumas razões para que o cliente não volte e muitas delas estão relacionadas com o preço.

Isso porque o paciente, em primeiro lugar, vai analisar se o valor cobrado está dentro de suas expectativas. É por isso que é essencial que o dentista atenda a um perfil específico, para evitar esse tipo de situação.

Contudo, o valor cobrado por um tratamento deve ser um limitador a ser respeitado tanto por você como por sua equipe, pois também não adianta cobrar um preço muito abaixo e que não dê para pagar as despesas.

Analisando os diversos casos, separamos alguns pontos importantes na hora de apresentar um orçamento. Confira!

Diversifique as formas de pagamento

O valor do tratamento nem sempre é algo limitante. O que pode fazer com que o paciente não aceite realizar os procedimentos é a forma de pagamento. Dessa forma, algumas dicas são: dar desconto para pagamento à vista e oferecer parcelamento no cheque ou cartão de crédito.

Para conseguir facilitar o pagamento dos pacientes, é de extrema importância que o dentista conheça o seu fluxo de caixa. Dessa maneira, você poderá aplicar descontos ou oferecer parcelamento sem afetar as suas finanças.

Precifique seu tratamento: Custos e material

Outro ponto importante e que deve ser levado em conta na hora de elaborar um orçamento odontológico é o custo com materiais e outros gastos.

Isso porque a utilização de materiais odontológicos, em grande ou pequena escala, é uma rotina em qualquer consultório odontológico. Podemos dizer que tais materiais são considerados produtos de custos variáveis e muitas vezes representam uma porcentagem pequena no valor final de cada procedimento. Apesar disso, é importante saber calcular esse percentual a fim de determinar o preço do tratamento.

Ou seja, na hora de planejar um tratamento odontológico e fazer o orçamento para um paciente, você deve ter em mente que: preço do serviço = custo variável + custo fixo + lucro.

É importante ressaltar que nos custos variáveis estão os materiais, imposto de renda, gastos com protéticos e o percentual pago aos profissionais. Já os custos fixos são os valores do pró-labore, equipe, aluguel, condomínio, equipamentos, informática, marketing, água, luz e outros.

Planejamento do Tratamento com divisão dos valores

Uma boa opção na hora de apresentar o orçamento para o paciente é dividir o planejamento do tratamento entre os procedimentos que serão necessário, com o valor específico de cada um.

Dessa forma fica mais fácil para o paciente entender tudo o que é necessário para conquistar o objetivo desejado e também esclarecer o valor total cobrado pelo tratamento.

[Saiba mais sobre quanto ganha um Dentista e áreas correlatas]

Neuromarketing como uma técnica de vendas em Odontologia

tecnicas de vendas em odontologia mulher atendimento

O Neuromarketing nada mais é do que a fusão entre as áreas de Neurociência, Psicologia e Marketing, com o objetivo de descobrir como o cérebro humano processa os conhecimentos através de estímulos externos. Em outras palavras, é a ciência que estuda como o consumidor tem preferência por uma marca, um produto ou um serviço a ponto de se tornar um cliente fiel.

Na hora de optar por um consultório odontológico, por exemplo, é preciso compreender que o processo de tomada de decisão, muitas vezes, não acontece de forma racional. Esse processo acontece no inconsciente do cérebro humano quando os estímulos atingem partes específicas do cérebro como:

  • Reptiliano: responsável por controlar tudo que é relacionado à sobrevivência;
  • Límbico: responsável por cuidar das emoções mais complexas, é frequentemente ativado com estímulos sensoriais relacionados aos cinco sentidos;
  • Neocórtex: muito utilizado na tomada de decisão, principalmente no lado social humano.

E todos os dias, essas três partes do cérebro estão influenciando seus pacientes, desde às pequenas às grandes decisões.

Mas afinal, como usar o Neuromarketing a seu favor na Odontologia?

É essencial entender as emoções e experiências que seus pacientes irão vivenciar durante o tratamento odontológico, desde o primeiro contato com o consultório, como por exemplo a primeira ligação que o paciente faz para marcar a sua consulta. O ideal é acompanhar todas as etapas envolvidas nesse processo até o término do tratamento. E lembre-se, é importante conquistar esse paciente para as consultas de controle periódico no consultório.

Portanto, para gerar uma boa experiência, você pode personalizar o seu consultório, reservar um cantinho para coffee break, cuidar da imagem pessoal dos seus funcionários e criar uma relação de confiança com os pacientes.

Todos esses pontos farão com que você seja lembrado por eles como um profissional de referência.

8 dicas para usar o Neuromarketing nas técnicas de vendas em Odontologia

tecnicas de vendas em odontologia paciente cadeira

Quer saber como aplicar o neuromarketing na prática? Veja as nossas dicas:

1- Aposte na emoção para alcançar seu público

É imprescindível que você explore as emoções dos seus pacientes, pois elas exercem maior influência sobre as decisões das pessoas. Para isso o seu foco deve ser realizar os sonhos das pessoas, alcançar os seus objetivos e procurar com que elas se sintam mais bonitas e confiantes com o seu sorriso.

2- Procure saber mais sobre seus pacientes

Não fique falando tanto de si. Procure desenvolver o seu lado humano e descubra quais os sonhos e temores dos seus pacientes. Aproveite também o bate papo para explicar como seus serviços funcionam, quais seus diferenciais, quais as novas tecnologias que estão surgindo. Isso é ótimo para criar uma relação de confiança.

3- Descubra o que o paciente quer comprar

Descubra o que seu paciente realmente quer comprar, se aprofunde na mente dele e perceba o que está por trás de suas palavras. Em outras palavras, investigue a fundo a simbologia por trás de cada escolha que seu paciente lhe trás. Esse com certeza será um grande passo inicial para acertar no tratamento e conseguir vender o seu serviço.

4- Venda para a mente, não para pessoas

Muitas vezes o paciente acha que sabe o que quer ou o que precisa fazer, mas na realidade, ele quer mesmo é saber o que você, um especialista na área, tem a dizer.

5- Use um discurso de venda diferente para homens e mulheres

De maneira geral, as mulheres gostam de saber com mais detalhes sobre o tratamento e todos os procedimentos envolvidos, por isso a dica é que você seja mais extenso com elas. Já os homens são mais práticos, daí a importância de ser mais específico.

6- Use os cinco sentidos

Os seres humanos possuem cinco sentidos e você deve saber explorá-los ao máximo para potencializar suas vendas.

7- Aposte no Storytelling

Não existe um jeito melhor de passar informação e conectar pessoas que não seja contando histórias. Você pode mostrar, através de posts e stories em redes sociais, histórias de clientes satisfeitos, de procedimentos finalizados. Esse tipo de ação costuma ser bastante eficaz.

8- Seja presente

As pessoas apenas vão lembrar de você se você se fizer presente no dia a dia delas. Por isso é tão importante planejar uma estratégia de marketing e apostar na presença online, mas sem esquecer do marketing offline.

Todo consultório odontológico estabelece estratégias a fim de aumentar o número de vendas. E isso é essencial para o sucesso desse empreendimento.

E lembre-se, a verdadeira venda começa na hora que seu cliente entra contato com sua empresa, por isso cuide de cada detalhe para que cada vivência dele, desde o telefonema até o dia da consulta, seja positiva.

Sempre que possível, reforce a mente dele que ele está fazendo um excelente negócio. Nós, seres humanos, não gostamos de perder. Podemos até pagar caro por um serviço ou produto desde que ele cumpra o que promete, logo cuide de cada contato que seu cliente tenha para que seja impecável.

Conclusão

tecnicas de vendas em odontologia dentistas

Nenhum processo de vendas, em qualquer área que seja, é infalível ou muito simples de ser implementado.

Mas com certeza, se você colocar as técnicas de vendas em Odontologia citadas acima em prática, vai te ajudar a incrementar seu poder de negociação e, consequentemente, aumentar a efetividade dos seus planos de tratamento.

Por ser um processo complexo e amplo, é muito importante que você estruture esses passos e saiba quais podem ser implementados de acordo com a sua realidade. Ou seja, é preciso experimentar, errar e acertar para descobrir como adequá-las aos seus pacientes e à sua personalidade.

Outro ponto que merece destaque é a forma como os atendimentos são realizados, pois isso faz toda a diferença. Cordialidade, boa educação, proatividade e compreensão são pontos de suma importância, independentemente da estrutura de vendas da sua clínica.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.