Site para Dentistas: passo a passo para construir um site impecável

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site para dentistas tela

A tecnologia é uma grande aliada da Odontologia. Esse trabalho em conjunto não traz benefícios somente para o profissional e paciente na hora dos procedimentos odontológicos, mas também para a divulgação da clínica ou consultório. Neste cenário, o site para dentistas se torna uma ferramenta fundamental.

Estamos conectados à internet quase 24 horas por dia. Neste momento, inclusive, você está lendo este texto através de um celular ou computador. E quem está à procura de um atendimento odontológico, muito provavelmente buscará informações sobre o tratamento e profissionais da área através da rede.

É nessa hora que ter um site com todas as informações que o paciente procura vai fazer a diferença. Por isso, preparamos esse post para você tirar todas as suas dúvidas sobre a criação de um site para a sua marca.

Qual a importância de um Site para Dentistas?

site para dentistas celular

Criar um site é muito importante para sua clínica ou consultório odontológico. É nele que estarão as informações importantes que os pacientes procuram, como por exemplo, localização, telefone de contato, tipo de serviços e tratamentos prestados, especialização dos profissionais que atendem no estabelecimento, e outras.

Além disso, para quem está em busca de agilidade e praticidade, os sites que contêm ferramentas como chatbots e agendamento online, permitem que o paciente tire suas dúvidas e seja atendimento de forma rápida.

Um site para a sua clínica ou consultório é uma ótima estratégia para deixar o seu estabelecimento em evidência e atrair mais pacientes.

A importância do Google no dia a dia

O Google é uma ferramenta de busca na internet, que desde 1998 vem revolucionando a maneira com que as pessoas se relacionam com empresas e marcas.

A maior parte da população mundial procura no Google desde informações corriqueiras até referências para comprar algum produto ou utilizar um serviço. Pesquisas apontam que consumidores brasileiros têm mais confiança nas informações da ferramenta do que em opiniões da família.

O Google possui algumas ferramentas como: Google Adwords, Google Meu Negócio, Google Analytics e Google Adsense que, se utilizadas de maneira correta, trazem grandes resultados.

Um dos principais objetivos de um negócio é ser encontrado. Ser visto na hora da procura do cliente, impacta automaticamente no fortalecimento da marca, no seu alcance e, consequentemente, no aumento de vendas e relacionamento com o consumidor.

O Google tem um volume extraordinário no seu mecanismo de busca, além de ter acesso a informações sobre seus usuários, o que possibilita segmentar um possível consumidor em potencial. A ferramenta classifica as páginas através de um ranking, pelo nível de importância e está no topo do ranking de publicidade na internet.

Um exemplo disso é quando você digita alguma palavra no campo de busca do site e, com base no que digitou, o Google apresenta para você vários anúncios relacionados à sua pesquisa.

Os clientes estão cada dia mais conectados e o Google se tornou uma espécie de “guru” quando o assunto é pesquisa. Se antes as referências de pessoas conhecidas bastavam na hora de decidir uma compra, atualmente as que se reafirmam são as obtidas no mecanismo de busca e classificadas por estrelas nos sites.

As empresas precisam ficar atentas a esse novo comportamento do consumidor. Investindo sem medo nas ferramentas que auxiliam no crescimento dos negócios na internet. O Google é bastante democrático, pois auxilia tanto no crescimento de microempreendedor quanto no de grandes empresas. O serviço está lá ao alcance de todos!

Como criar um Site para Dentistas?

site para dentistas tablet

Pode parecer tarefa difícil, mas, para criar um site você não precisa ter conhecimento técnico na área de programação.

Registrar seu domínio

Para registrar seu domínio, você precisa acessar o registro.br e buscar pelo nome que você quer dar ao seu site.

É muito importante que o nome do seu site seja o mesmo da clínica ou, no caso de um site para dentista particular, que seja o mesmo nome do profissional de Odontologia. Para isso, é necessário pesquisar e ver se esse nome está disponível. Após isso, faça o registro do seu domínio.

O registro do domínio é o primeiro passo e o mais importante investimento no seu site, porque ele evita que outras pessoas criem sites com o mesmo nome que você usou.

Hospedagem do Site

Para manter o seu site no ar e sempre funcionando, você precisa de um serviço de hospedagem, que é o servidor que disponibiliza e armazena o site na internet.

Existem vários serviços que permitem você criar um site de forma gratuita, o que pode despertar uma dúvida de qual utilizar. Então, é importante você escolher o que mais combina com o que você deseja.

O problema dos serviços de hospedagem gratuita é que eles podem ter muitas restrições e apresentarem instabilidade, o que pode deixar o seu site fora do ar em alguns momentos. Por isso, se possível, invista num serviço de hospedagem paga, que vai manter o seu site sempre funcionando perfeitamente, podendo ser visualizado 24 horas por dia, no mundo inteiro.

Desenvolvimento do Site para dentistas

O site desenvolvido para dentistas com foco em resultado é uma tarefa complexa e deve ser feito por uma empresa especializada.

Um site para dentistas deve ter uma página inicial (home) de apresentação e conter informações relevantes sobre a sua clínica. Também é necessário conter abas internas com outros assuntos relacionados à clínica, que possam ser de interesse dos potenciais pacientes.

É importante que o seu site apresente todas as informações necessárias sobre o consultório odontológico e facilite a experiência do usuário. Assim, o seu site vai mostrar com clareza os tratamentos e serviços oferecidos. É importante também que o site possua um espaço para que a pessoa possa entrar em contato para tirar dúvidas ou agendar consultas.

Um site para dentista deve ser clean, rápido de carregar, ter fotos ilustrativas e, principalmente, refletir a estrutura de tratamentos que são oferecidos dentro da clínica. Então, atenção ao que não pode faltar no seu site:

  • Home com informações detalhadas sobre o dentista e o número de inscrição do CRO – Conselho Regional de Odontologia;
  • Botões de acesso para as outras páginas;
  • Área de apresentação da equipe;
  • Principais tratamentos e serviços;
  • Unidade do consultório odontológico, com endereço;
  • Contato de telefone ou e-mail.

É interessante também ter uma página falando sobre a missão da clínica e até mesmo um blog, com postagens para tirar dúvidas de possíveis clientes.

Um site para dentistas deve representar a clínica no meio digital, por isso, o design deve ser bem pensado. Um site com o visual mais sério e de fácil navegação transmite credibilidade ao usuário, fator muito importante no ramo odontológico.

Quais são os elementos básicos que devem estar presentes em um site para dentistas?

site para dentistas sorriso

O CRO – Conselho Regional de Odontologia é bastante restritivo quanto à divulgação de dentistas. Porém, ele permite que os profissionais tenham sites próprios e façam anúncios, que respeitem os seguintes itens principais:

  • Sites de dentistas precisam ter um responsável técnico com seu número de inscrição no CRO – Conselho Regional de Odontologia;
  • O conteúdo divulgado no site do dentista deve ser referente às especialidades e precisa ser pertinente a atuação dos especialistas que fazem parte do corpo clínico, além de ser reconhecido pelo Conselho Federal;
  • O site de dentista deve ter uma área para exibir a equipe de dentistas, discriminada com suas formações e especializações.

A estrutura básica de um site para dentistas deve conter os seguintes elementos:

  • Home (página inicial)
  • Clínica
  • Equipe
  • Tratamentos
  • Contatos

Fotos da Clínica

É muito importante que o seu site tenha imagens de seu consultório ou clínica e que elas mostrem a estrutura da sala de espera, da sala de atendimento e passem a sensação de conforto e higiene. Essa proximidade pode facilitar a contratação ou afastar o cliente.

As imagens do seu site devem ser consistentes e transmitir a sensação de beleza que faz parte dos seus serviços. Muitos usuários preferem consumir produtos de forma visual. Por isso, é válido também usar infográficos no seu site e mídias sociais para esclarecer procedimentos odontológicos, condições e resultados.

Informações dos Tratamentos

O foco do possível paciente que busca pelos serviços na internet está em suas necessidades. O seu site deve mostrar com clareza os tratamentos e serviços oferecidos. O seu site não é somente sobre sua prática. É também sobre como você atende seus pacientes.

Informações da Equipe

O site de dentista deve ter uma área para exibir a equipe de dentistas, discriminando suas formações e especializações. Dessa forma, a clínica transmite mais transparência e confiança aos seus pacientes.

Contato e informações da clínica

Após procurar saber informações sobre sua clínica na internet, o paciente vai agendar uma consulta e ir pessoalmente para fazer o tratamento. Por isso, é muito importante que as informações de localização do consultório odontológico ou de suas unidades, estejam completas. O lugar onde seu consultório está instalado também pode ser um diferencial na hora da escolha do paciente.

Contato de telefone ou e-mail são informações muito importantes, caso o cliente queira agendar o horário ou tirar dúvidas. É interessante também que o site leve o possível paciente para um atendimento online, como chatbot ou whats app.

Como fazer o site da sua clínica aparecer no Google?

site para dentistas computador

Colocar o site do seu consultório odontológico na primeira página do Google, entre os primeiros resultados de pesquisas, é muito importante.

Esse diferencial canaliza as pessoas que não têm um dentista da família ou uma indicação; orienta quem teve uma emergência; e direciona pessoas que estão a trabalho ou a passeio na sua cidade. Essas pessoas que recebem as informações e que não fazem parte do seu círculo de conhecidos representam um potencial enorme de mercado, muito maior do que o seu fluxo padrão de indicações.

Existem três maneiras de aparecer nos resultados da pesquisa:

  • O primeiro é Pay Per Click Advertising ou PPC. O dentista deve usar sistemas de leilões, como o Google Ads para aparecer nas melhores posições do Google. Seu orçamento e colocação dependerão da sua concorrência. Os anúncios PPC oferecem o maior controle sobre ranking, conteúdo publicitário e página de destino.
  • O segundo está conectado à sua conta do Google My Business. Você pode criá-la através do Google para obter resultados de pesquisa baseados em localização (também com o Google Maps). Otimize palavras-chave, adicione fotos e detalhes do negócio e obtenha Reviews dos seus clientes para aumentar sua classificação. Este modelo é gratuito.
  • Por último, são as buscas orgânicas, também chamadas de SEO. Você pode ranquear de forma gratuita, se construir autoridade suficiente diante dos olhos do Google. Otimize o conteúdo do seu site através das principais palavras-chave, adicione conteúdo novo no seu blog e páginas internas, obtenha backlinks e tráfego através de redes sociais e, assim, conseguirá aumentar sua classificação. Ao longo do tempo, você tem a chance de estar entre as três primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Além do esforço para conseguir colocar o site do seu consultório odontológico na primeira página do Google, é importante desenvolver estratégias para mantê-lo lá. Quando o consultório começa a girar clientes em função destas entradas que vêm de comunicação digital, ele ajusta a sua estrutura para “x” clientes ao mês. A falta de cuidado com o site pode fazê-lo perder posições e, consequentemente, clientes em potencial.

 O quê é o SEO

SEO – Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas de otimização de sites que faz com que a página tenha posição privilegiada nos buscadores, ou seja, é a maneira de colocar um site de dentista na primeira página do Google.

As técnicas influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Ao fazer uma campanha de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões no site.

Faça um site responsivo

Um site responsivo funciona perfeitamente em qualquer dispositivo, seja ele smartphone, tablet, notebook ou computador. Quando o site é responsivo as páginas carregam de forma rápida e apresentam um design simples, limpo, harmônico, com layout e programação que se adequam ao tamanho de qualquer tela.

Dessa forma, a navegação do site responsivo é agradável. Todos esses aspectos contribuem para melhorar a experiência do usuário com o seu site. Quando o visitante gosta da experiência com o site, fica mais próximo de você e tende a se tornar paciente.

Investir em um site responsivo também facilita que você  seja encontrado na primeira página do Google.

A importância do Blog no site para Dentistas

site para dentistas mesa

Uma das melhores maneiras de atrair usuários para o seu site, utilizando o SEO – Search Engine Optimization, é com um bom blog. Criar textos é uma boa maneira de usar palavras-chave para fazer com que o site para dentistas seja encontrado no Google e ainda educa, passando informações ao seu público sobre temas relacionados aos seus serviços prestados.

O blog deve abordar assuntos relevantes e buscados com frequência pelos usuários da internet e, nessa hora, a utilização de palavras-chave é novamente importante.

É preciso também usar imagens para ilustrar as postagens e as demais páginas do seu site. Caso não tenha essas fotos, você pode buscar por imagens em bancos de imagens gratuitos, como Pixabay e Freepik.

Tráfego Orgânico X Tráfego Pago

Todas as visitas que um canal digital, como o site ou blog, recebe são chamadas de tráfego.

O tráfego orgânico é o conjunto de visitas que foram conquistadas de forma espontânea, ou seja, quando não há investimento em anúncios.

Geralmente, esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google. Ou seja, se a palavra digitada no buscador for uma palavra-chave usada pela sua empresa com a intenção de melhorar o ranqueamento de seus domínios, o seu negócio aparecerá entre os resultados exibidos.

Mas, de nada adianta ser um dos últimos resultados na busca, afinal como já foi comprovado por pesquisas, em média 71,33% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos da primeira página.

No tráfego pago, como o próprio nome já indica, você precisa pagar para que os visitantes cheguem até a página de sua empresa. Isso é feito através de anúncios que contêm as palavras-chave escolhidas por você e, somente quando clicam nele, você precisa pagar.

Para manter a taxa do seu tráfego pago constante é necessário ter sempre anúncios ativos. Afinal, sem anúncios esse tipo de tráfego decairá. E para crescer é importante que cada anúncio seja adequado às mídias nas quais serão divulgados. O investimento em mídia paga pode impulsionar os conteúdos produzidos em seu blog, divulgar o seu site, ofertar uma promoção, entre outras opções.

A decisão de investir em uma estratégia de marketing digital focada em tráfego orgânico ou tráfego pago deverá levar em consideração aspectos como: objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis.

Para que seja possível estabelecer uma comparação baseada nesses pontos, identificaremos as vantagens e desvantagens de investir na atração de cada um deles quando os colocamos lado a lado.

Uma coisa é certa, ambos os tráfegos se complementam, ou seja, resultados melhores serão alcançados se a sua empresa realizar investimentos nos dois tipos.

Agências especializadas em Site para dentistas

site para dentistas reuniao

Na hora de criar o site de sua clínica ou consultório, você deve optar por uma agência especializada em marketing odontológico. Existem várias empresas que desenvolvem sites para dentistas, e é importante que você busque saber se a agência que te atenderá tem a experiência necessária para criar e manter um site de resultado.

Digital Estratégia

Para quem está procurando esse tipo de atendimento especializado, a Digital Estratégia é a melhor opção. A agência faz o marketing digital para trazer resultados reais para sua clínica, gerando mais tráfego, mais leads e mais clientes para o seu negócio.

Os profissionais da Digital Estratégia dominam técnicas avançadas de SEO e Mídia Digital para impulsionar o tráfego qualificado de seu site ou blog.

A Digital Estratégia tem mais de 10 anos de experiência e tem projetos de alta performance em todo mundo. Para a agência, o resultado que você procura independe do tamanho de sua clínica ou consultório.

Agende uma consultoria e tire suas dúvidas, sem pagar nada por isso. A Digital Estratégia vai fazer uma avaliação gratuita para você!

Conclusão

site para dentistas consultorio

Hoje você aprendeu sobre a importância de uma clínica ou consultório odontológico ter um site. Mas, mais importante do que apenas ter um site, é que ele traga resultados.

O site de dentista deve ser clean, de fácil navegação, ter um conteúdo completo, com informações sobre o estabelecimento, tratamentos oferecidos, equipe de profissionais, localização e contato e, principalmente, deve estar em evidência para quem faz buscas pelo Google.

Para que ele atenda a todas as necessidades, o melhor a se fazer é contratar uma agência especializada nesse segmento. Conheça as melhores estratégias de marketing digital para a sua clínica ou consultório no nosso material exclusivo.

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