Assim como em todas as outras áreas relacionadas à saúde, na Odontologia também é essencial integrar novas tecnologias na prática diária. Isto auxilia o profissional em um bom diagnóstico, torna os tratamentos mais previsíveis e melhora a efetividade dos resultados. Neste cenário, destaca-se o Scanner Intraoral.
Com o avanço tecnológico surgiu o scanner intraoral, que vem ganhando cada vez mais espaço e preferência pelos dentistas, uma vez que esse equipamento possibilita a cópia digital da boca (dentes e gengiva), de forma mais precisa e rápida. Evitando-se a moldagem para a obtenção do modelo de gesso da boca do paciente.
Pensando nisso, no texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o scanner intraoral e como essa ferramenta pode ajudar a melhorar a qualidade do seu atendimento no consultório.
O que é o scanner intraoral?
O scanner intraoral é um dispositivo que nos permite copiar os dentes e gengiva do paciente, que é projetado em uma tela do computador, para que seja tudo visualizado em 3D. Normalmente, este procedimento é realizado antes do paciente iniciar um tratamento, em que há a necessidade dos registros de sua boca.
Com o scanner intraoral também é possível simplificar técnicas de diferentes especialidades da Odontologia. Facilitando o tratamento do paciente, já que aumenta a precisão do diagnóstico e consequentemente minimiza erros das demais etapas.
É possível citar três grandes benefícios do uso do scanner intraoral para o paciente:
- Evita o método clássico de moldagem, o que para muitas pessoas é desconfortável, produzindo náuseas e uma sensação de sufocamento;
- Permite o envio da moldagem digital diretamente aos fabricantes, o que acaba acelerando o processo de fabricação, por exemplo de alinhadores, e o início do tratamento;
- Permite que o paciente e o profissional visualizem e analisem o resultado final do tratamento proposto.
Ou seja, o scanner intraoral oferece velocidade, eficiência, pré visualização em 3D dos preparos, armazenamento de dados e transferência dos mesmos por meio digital.
Como funciona o scanner intraoral?
O scanner intraoral veio para substituir a famosa moldagem com alginato, para se obter o modelo de gesso, pois reproduz de forma digital os dentes do paciente.
Sendo assim, podemos dizer que ele funciona fazendo uma leitura completa da arcada dentária com uma câmera intraoral e todos os dados capturados são enviados para o computador, que cria uma imagem em 3D de altíssima qualidade.
Feito isso, o material é entregue a um laboratório que faz a fresagem com uma impressora 3D. Para os profissionais que desejam concluir o trabalho no próprio consultório, basta comprar o equipamento completo (scanner intraoral e impressora).
Quais são as vantagens de usar o scanner intraoral?
São diversas as vantagens de usar o scanner intraoral. Entre elas podemos destacar:
- Mais agilidade durante os procedimento, pois as imagens são captadas rapidamente e enviadas ao laboratório imediatamente.
- Mais conforto ao paciente, sem o incômodo de ter um material viscoso na boca.
- Precisão na captação de imagens, pois a máquina faz uma reprodução fiel da boca do paciente, capturando as cores naturais de seus dentes e gengivas.
- Excelente custo benefício, apesar do alto investimento para a aquisição de um scanner intraoral, com o tempo você pode notar uma economia no consultório, pois não precisará gastar com todos os utensílios para moldagem.
- Segurança no armazenamento de imagens de forma digital, sem o perigo de perdê-las.
- Serviço de melhor qualidade o que, consequentemente, acarreta em mais pacientes para o seu consultório.
Qual o preço médio de um scanner intraoral?
O preço de um scanner intraoral varia muito de acordo com a marca e o modelo do equipamento. As câmeras intraorais portáteis, que são mais simples, custam menos, já os scanners pedem um valor de investimento mais alto.
É possível encontrar equipamentos disponíveis no mercado com essa tecnologia, com valor médio de R$ 100.000,00.
Qual o melhor scanner intraoral?
Na hora de comprar um scanner intraoral é fundamental conversar com muitos representantes de vendas, para notar as diferenças entre os equipamentos. Além disso, você deve observar não apenas como ele realiza o escaneamento dos dentes, mas a forma como o software de computador funciona.
Outro critério muito importante na hora de escolher um scanner intraoral para o seu consultório é avaliar a facilidade de uso e também a velocidade em realizar todo o procedimento.
Uma boa dica para escolher o melhor scanner intraoral é ler suas páginas na internet, fazer um teste em cada um deles, avaliar o preço dos custos iniciais e os custos recorrentes de cada scanner. Tente pensar no seu uso em sua clínica, e como você o faria. A integração no seu fluxo de trabalho diário e como você pode se imaginar usando-o. Ou seja, tenha a certeza de qual é o scanner certo para você.
Tipos de scanner intraoral
Existem vários tipos de scanner intraoral no mercado. Cada um deles com as suas vantagens e aplicações. Vamos conhecer um pouco mais sobre os principais equipamentos disponíveis atualmente.
3 Shape TRIOS
Com o 3Shape da TRIOS é possível realizar moldagens digitais usando uma tecnologia de escaneamento superior. Este equipamento é fundamental para impressionar os pacientes para uma rápida aceitação do tratamento, além de oferecer tratamentos no mesmo dia.
Este scanner intraoral ainda auxilia no diagnóstico de cárie, através das ferramentas de monitoramento, possibilitando cuidados preventivos.
O 3Shape da TRIOS possui recursos poderosos, como funcionalidade sem fio, uma configuração flexível de hardware como Trios MOVE para envolver os pacientes e um ecossistema aberto incomparável.
Dentre as principais vantagens desse scanner intraoral estão:
- O primeiro scanner sem fio do mundo, otimizando o conforto para você e seus pacientes, facilitando o escaneamento;
- Precisão comprovada, estudos comprovam uma precisão estatisticamente superior para o TRIOS em comparação com as digitalizações convencionais e/ou feitas com outros scanners intraorais do mercado para restaurações de arcada completa, unitárias e múltiplas;
- Cores realistas, você pode criar modelos digitais de alta qualidade com cores realistas, registrar medições de tonalidade dos dentes para avaliar o tratamento e possibilitar um diálogo de qualidade com os pacientes e laboratórios.
- Oclusão dinâmica, o scanner intraoral permite registrar os movimentos excursivos do paciente, destacando os pontos de contato estáticos e dinâmicos.
- Inteligência Artificial para escaneamento mais simples, facilitando a digitalização, removendo automaticamente o excesso de tecido mole da moldagem digital.
CS 3600 Dental da Carestream
Em sua clínica, todos os minutos contam e, graças ao scanner digital, ficou mais fácil diagnosticar e planejar diversos tratamentos.
Os scanners intraorais da Carestream Dental facilitam o trabalho do dentista, tornando o tratamento mais confortável tanto para o profissional quanto para o paciente, criando imagens digitais de forma mais rápida, simples e precisa.
A precisão é a combinação de dois elementos importantes e complementares: autenticidade e precisão. A autenticidade refere-se a saber se uma medida corresponde à quantidade real do que está sendo medido, enquanto que a precisão indica a capacidade dessa medição ser constantemente repetida.
iTero Scan
Com o scanner intraoral iTero é possível criar uma imagem em 3D dos dentes dos seus pacientes em apenas alguns minutos.
Esse scanner intraoral oferece aos profissionais: moldagem confortável (sem sujeira e sem que o material fique grudado nos dentes do paciente), visualização 3D do resultado final do tratamento ortodôntico desde a 1a. consulta e acompanhamento da evolução do tratamento, como mudança na posição dos dentes, desgastes dentários e mudanças na gengiva.
Planmeca PlanScan®
Esse é o primeiro scanner intraoral integrado a unidades dentais do mundo, que garante um fluxo de trabalho eficiente, uma vez que os dados de leitura em tempo real ficam imediatamente disponíveis a partir do seu tablet no consultório.
O escaneamento também pode ser feito a partir do controle por pedal sem fio da unidade dental, para uma operação mãos-livres. O controle por pedal permite alternar facilmente entre a preparação e as vistas vestibular e de opostos, de modo que o dentista possa se concentrar na leitura sem interrupções.
O scanner também oferece orientação sonora prática para garantir uma captura de dados ideal. Ou seja, ele contribui para um melhor atendimento ao paciente e ajuda a aumentar a produtividade da clínica.
Onde é possível adquirir um scanner intraoral?
Se você tem interesse em comprar um scanner intraoral para seu consultório, uma boa dica é pesquisar na internet os modelos disponíveis e as marcas. Assim você pode optar pelo equipamento ideal para a sua necessidade.
Outra dica é avaliar o site dos fabricantes e visitar as lojas que vendem esse tipo de aparelho para entender as diferenças entre eles e esclarecer todas as dúvidas.
Ou seja, o scanner intraoral pode ser encontrado no site dos fabricantes e também em lojas específicas de equipamentos odontológicos. Dependendo da marca, a compra pode ser feita até mesmo online. Contudo, é bom tomar cuidado para não adquirir o equipamento de procedência duvidosa.
O ideal é você entrar em contato com um fornecedor e solicitar a visita de um representante comercial para que ele faça a demonstração do produto e esclareça possíveis dúvidas.
Qual a diferença entre o scanner intraoral e a impressão de silicone?
Hoje em dia, muitos consultórios deixaram de utilizar a moldagem odontológica tradicional por conta das inovações da Odontologia, como a moldagem digital realizada pelo scanner intraoral.
Comparando os dois tipos de procedimento, a moldagem digital tem a vantagem de ser muito mais rápida, já que ela é transferida diretamente para o computador e enviada, em seguida, para o laboratório, para que seja realizada a impressão.
Na impressão convencional:
- Utiliza moldeira na fabricação dos moldes;
- Necessita de uma preparação prévia do material para que não haja perda de eficiência no registro;
- O material utilizado para a fabricação dos moldes é incômodo para o paciente, provocando até mesmo engasgos e náuseas;
- É necessário esperar alguns dias até todo o processo de envio e execução do trabalho por parte do protético.
No escaneamento intraoral:
- Dispensa o uso da moldeira, escaneando até mesmo as áreas de maior dificuldade com facilidade;
- As informações coletadas são enviadas para um software que analisa as entradas de maneira autônoma e inicia a fabricação;
- As imagens da boca são capturadas digitalmente, sem incômodo;
- O processo de impressão se torna mais simples com o envio digital do trabalho.
Ao realizar essa comparação fica fácil entender porque muitos dentistas estão buscando mais essa tecnologia para os seus consultórios. E, mais do que isso, compreendemos porque os pacientes preferem dentistas que trabalham com o escaneamento intraoral.
Por que você deve usar o scanner intraoral na sua clínica?
São vários os motivos que levam os dentistas a optarem por usar o scanner intraoral na sua clínica. E um deles é que ele valoriza e auxilia no processo de vendas do tratamento para o paciente e aumenta a eficiência dos resultados.
Hoje os dentistas contam com uma série de tecnologias que tornam o seu trabalho mais ágil e eficaz e, sem dúvida, o scanner intraoral é uma delas.
Com a evolução do scanner intraoral e o seu crescimento no mercado de Odontologia, é possível optar por um modelo mais adequado para as necessidades do seu consultório. E as vantagens desse equipamento são muitas, como a fácil utilização, mais precisão do que os outros equipamentos de impressão tradicionais, não há incômodo para o paciente e melhora considerável na logística entre profissional e protético.
Ou seja, se você quer ter mais agilidade nos tratamentos e com resultados surpreendentes, não pode deixar de adotar esse tipo de tecnologia no seu consultório.
Vantagens imediatas:
- Reduz a taxa de erros das moldeiras tradicionais, pois ele é capaz de escanear até mesmo as áreas de maior dificuldade;
- Não causa incômodo nos pacientes, uma vez que as imagens da boca dos pacientes são capturadas digitalmente;
- Simula o tratamento em 3D para que o dentista e o paciente consigam visualizar uma reprodução fiel do tratamento final que será realizado;
- O tratamento é realizado em uma única sessão, pois ele envia os dados diretamente para a máquina de produção e os moldes são feitos mais rapidamente;
- Produz imagens de qualidade superior e agilidade no processo;
- Confecção de próteses na coloração exata dos dentes;
Com toda essa evolução, também foi possível que os profissionais de Odontologia dessem um passo rumo a ampliação de seus conhecimentos. O scanner intraoral permite que os dentistas acompanhem o preparo de perto. Através do escaneamento é possível realizar zoom e ver o trabalho colorido finalizado, com imagens nítidas e precisas.
Assim, o profissional reconhece os pontos nos quais pode melhorar e passa a se aperfeiçoar de acordo com suas habilidades e formação. Daí a importância de usar o scanner intraoral em sua clínica.
Conclusão
É inegável que a digitalização está atuando de maneira positiva nos consultórios odontológicos. Antes, a obtenção de impressões era feita com gesso e radiografias em duas dimensões. E, para a realização de qualquer prótese, a comunicação com o laboratório baseava-se nos modelos físicos e na elaboração artesanal do trabalho necessário.
As clínicas têm sofrido mudanças, na evolução para a era digital, simplificando o trabalho tanto para os profissionais como para os pacientes.
Com ele é possível realizar o escaneamento da boca do paciente, de maneira simples e ágil, diminuindo o tempo gasto entre profissional e laboratório, além de evitar o incômodo nos pacientes.
Ou seja, o scanner intraoral oferece velocidade e eficiência na elaboração de um tratamento, pois com ele é possível pré visualizar em 3D o resultado final dos procedimento que serão realizados.
Também não podemos esquecer que com o scanner intraoral, o armazenamento de dados dos pacientes se tornam mais seguros, evitando danos às imagens.