Radiografia periapical: Como funciona e quando fazer uso dela

Avaliações
5/5
radiografia periapical dentista e paciente

A radiografia periapical é um procedimento essencial para diversos tipos de tratamentos odontológicos. A radiografia periapical pode ser utilizada para identificar lesões radiculares, periodontais, fraturas, extensão de lesão de cárie entre outras finalidades.

Preparamos esse texto para que você, dentista, possa compreender de maneira simples, como funciona a radiografia periapical, para quê serve e como é feita. Dessa forma, a sua indicação ficará mais descomplicada no dia-a-dia de atendimento.

Continue a leitura e veja as dicas que preparamos para vocês!

O que é uma radiografia periapical?

radiografia periapical raio x

A radiografia periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia dentária, as estruturas anatômicas vizinhas do periodonto. Esta radiografia pode ser usada para estudar os dentes em sua individualidade em qualquer arcada dentária superior ou na inferior.

A radiografia periapical é um dos exames intra orais (radiografias do interior da boca) mais solicitados pelos dentistas. A imagem abrange, habitualmente, apenas uma determinada área, incluindo 2 a 3 dentes contíguos (juntos), permitindo desta forma avaliar a anatomia dos dentes no seu todo de uma forma mais detalhada.

Não existe uma só radiografia periapical completa ou total, ou seja, que consiga abranger todos os dentes numa só imagem radiográfica, como acontece com a ortopantomografia, mas podemos, no entanto, efetuar várias radiografias de modo a estudar uma área mais alargada.

Atualmente, as radiografias periapical digital possibilitam obter  imagens em formatos digitais, viabilizando o compartilhamento rápido do seu arquivo, bem como a consulta pelo profissional de onde quer que ele/ela esteja.

As radiografias periapicais digitais possuem algumas vantagens quando comparadas às analogicas, como a facilidade de aquisição de arquivo ou armazenamento e também na partilha das radiografias.

Quando fazer uso da radiografia periapical?

As radiografias periapicais podem ser solicitadas individualmente, para cada dentes, ou podemos também solicitar periapicais de boca toda quando o intuito é fazer um levantamento global de necessidades do paciente.

Geralmente são solicitadas quando precisamos realizar a avaliação de tratamentos, auxiliar no diagnóstico e definir o plano de tratamento de diversas patologias ou doenças orais. Veja abaixo algumas situações clínicas nas quais podemos solicitar a radiografia periapical:

Em diversas situações clínicas é necessário que a radiografia periapical seja feita em conjunto com outros exames, para que o dentista tenha um diagnóstico mais completo do paciente.

Como funciona a radiografia periapical?

radiografia periapical exame

A radiografia periapical pode ser realizada em consultório odontológico caso você tenha um projeto de proteção de radiação e tenha os equipamentos necessários; ou seja realizado em clínicas radiológicas.

Seja no centro de imagem ou no consultório, a radiografia é realizada utilizando um invólucro com a película receptora junto da região oral a estudar e direcionado para ele o tubo de emissão do feixe de raios x, o que permitirá a aquisição da imagem após o disparo respectivo.

Como deve ser a preparação para o exame?

radiografia periapical dentista sorrindo

Para realizar a radiografia odontológica periapical não é necessário que o paciente realize qualquer preparo prévio. No momento da realização do exame um avental  de chumbo, será colocado, cobrindo desde a região dos ombros até a região abaixo da cintura.

Também será colocado um protetor na região da glândula tireóide. O objetivo do avental de chumbo e do protetor de tireóide é evitar o contato do Raio X com outras partes do corpo contra a radiação.

O que pode ser visualizado na radiografia?

O principal objetivo de uma radiografia periapical é permitir a visualização do dente e do tecido ósseo ao redor deste dente. A radiografia geralmente abrange uma determinada área, sendo possível visualizar de maneira detalhada 2 a 3 dentes vizinhos (juntos).

São visualizadas as estruturas anatômicas e também condições patológicas que podem estar presentes na região avaliada.

Qual a duração do processo?

A radiografia periapical é um exame de rápida execução. Geralmente de 1 a 2 minutos são necessários para realização de uma tomada. Se necessário, o exame pode ser executado de forma a estudar várias zonas anatômicas, o que aumentará obviamente o tempo de execução.

Existe contra-indicações?

radiografia periapical atendimento

A radiografia periapical pode ser realizada em qualquer paciente, criança ou adulto. No entanto, em condição de gravidez é necessário evitar a realização do exame, principalmente nos 3 primeiros meses de gestação.

Caso a realização da radiografia seja imprescindível, opta-se por realizá-la após 3 meses de gestação e manter todos os cuidados de proteção na região do bebe além dos cuidados de proteção eventuais da mãe.

Quais as principais técnicas?

As radiografias periapicais podem ser tiradas utilizando duas técnicas: a técnica de bissetriz e a de paralelismo. Veja a seguir como cada uma funciona!

Bissetriz

A técnica de bissetriz é também chamada de cone curto é baseada na lei isométrica de Ciesynski. Essa lei diz que o ângulo formado pelo longo eixo do dente e o longo eixo do filme resultará em uma bissetriz, na qual o feixe de raios-x deverá incidir perpendicularmente.

Dessa forma o sensor é apoiado o mais próximo possível do palato ou assoalho da boca e os raios-X devem atingir perpendicularmente, entre o sensor e o dente. Assim, a imagem terá o mesmo tamanho do objeto radiografado.

Paralelismo

A técnica do paralelismo ou de cone longo,  necessita utilizar posicionadores de filmes radiográficos para que o sensor ou filme fique paralelo ao eixo do objeto radiografado.

Essa técnica diminui o grau de distorções na imagem; como consequência, há distanciamento entre o dente e o sensor.

Sendo assim, o dentista deve indicar na solicitação radiográfica qual técnica ele/ela quer que seja utilizada no exame.

Quais as vantagens da radiografia periapical digital?

radiografia periapical dentista analisando

A radiografia periapical digital possui sua indicação de uso e também algumas vantagens em relação a outras tomadas radiográficas odontológicas. Confira!

  • Menor contaminação do ambiente (incluindo solo), por não usar prata para revelação das imagens;
  • Rapidez no compartilhamento de imagens;
  • Exames armazenados em nuvem, sem necessidade de impressão;
  • Menor exposição do paciente e do profissional à radiação;
  • Redução das repetições do exame por erros de imagem;
  • Rapidez no exame e na entrega dos resultados;
  • Menor desconforto para o paciente;
  • Facilidade na edição de imagens;
  • Maior precisão nas imagens.

Veja outros exames intra-orais mais comuns

radiografia periapical raio x na mao

A área de radiologia odontológica engloba uma série de exames intra e extra bucais que, quando bem indicadas, facilitam o diagnóstico e planejamento do dentista. Abaixo listamos para vocês alguns tipos de radiografias intra bucais que podem ser  solicitadas juntamente com a periapical para contribuir para o fechamento do diagnóstico.

Radiografia bite wing ou interproximal

A radiografia bite wing é um exame indicado para visualizar a coroa dos dentes superiores e inferiores. Geralmente realizada para pré-molares e/ou molares.

Esse tipo de exame é constantemente indicado para detectar cárie, principalmente as interproximais.

Radiografia oclusal

Radiografia oclusal é o tipo de radiografia intra oral na qual a película radiográfica é colocada entre os dentes superiores e os  inferiores, ou seja, como se o paciente estivesse mordendo o filme. Pode ser utilizada para avaliar a presença de dentes supranumerários, disjunção palatina, investigação de patologias, entre outros.

Radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica é indicada para  identificar estruturas de maxila e mandíbula, como dentes, articulação, seio maxilar, entre outras estruturas. Esse exame é muito utilizado para avaliação ortodôntica, avaliação de dentes impactados ou inclusos, presença de patologias, entre outras indicações.

Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar

Você sabe como nós do empreendedor dentista podemos te ajudar? Mais que um blog, somos um portal, onde você pode encontrar muitos conteúdos em Odontologia, nosso canal no Youtube, ebooks de diversos tipos de temas que vão te ajudar a realizar com sucesso a gestão e o marketing da sua clínica. Confira!

Conclusão

radiografia periapical analise

A radiografia periapical é um tipo de exame intra oral que possibilita a observação de dois ou três dentes e do tecido ósseo ao redor. Ela permite uma visualização mais detalhada da coroa,  germe dentário, raiz , lâmina dura e osso adjacente.

A versão digital do exame, feita com sensor e placa de fósforo, permite que as  imagens sejam obtidas de maneira mais precisa e rápida. Está indicada para visualizar a presença de anormalidades anatômicas, presença de patologias, perda óssea, reabsorção radicular, fraturas, entre outras.

Compreender bem o que é, como é feita e quais são as indicações da técnica radiográfica otimiza o seu processo de diagnóstico e elaboração de planejamento.

Leia também:  Documentação Ortodôntica: Confira Os Tipos Com Modelo Para Baixar

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.