Parcerias estratégicas: Como implantar na sua clínica odontológica

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Parcerias são estratégias para impulsionar o seu negócio e/ou a sua marca, além de ajudar outras empresas em suas ações, obtendo assim resultados ainda mais lucrativos.

Para que servem as parcerias na Odontologia, e quais são seus objetivos ? Como traçar uma estratégia para realizá-las ? 

São perguntas que muitas vezes nós fazemos, porém não paramos para pensar, e na verdade colocar energia para se fazer parcerias que podem ser promissoras, e que vão trazer resultados, além de engrandecer o negócio.

Então vamos lá.
Vamos falar sobre as possibilidades de se fazer parcerias.

O que é parceria estratégica?

É uma aliança entre uma ou mais empresas, com objetivos estabelecidos e em comuns, com suporte mútuo e benefícios para ambas as partes. Alianças estabelecidas entre empresas do mesmo segmento ou de segmentação distinta, podem e devem ser realizadas.

As parcerias estratégicas visam vantagens para os envolvidos, seja no aumento de lucro ou no favorecimento de demandas. Empresas de todas as dimensões podem fazer parcerias estratégicas, incluindo micro e pequenas empresas.

Parcerias na Odontologia

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Ao longo da faculdade, você conheceu muitos colegas de profissão e tê-los como parceiros é sem dúvida melhor e mais agregador que tê-los como concorrência, afinal, juntos é possível obter mais resultados nos atendimentos, e na carreira. 

São pessoas que você pode contar para esclarecer dúvidas sobre tratamentos dos pacientes, encaminhamentos para tratamentos distintos, troca de experiências, enfim, são apoios profissionais.

As universidades de Odontologia preparam os profissionais para atender bem seus pacientes, mas não os preparam para serem bons empreendedores. Assuntos como finanças, gestão e marketing são poucos explorados ao longo da carreira da maioria dos dentistas.

Por mais que você trabalhe sozinho em seu consultório, ter outros profissionais ao seu lado e na jornada empreendedora é fundamental. Ter pessoas para executar mais tarefas, pode fazer toda a diferença na hora de organizar o consultório, na gestão e para atrair novos pacientes.

Uma outra dica para você que já formou e pretende montar seu consultório ou sua clínica odontológica, é procurar uma consultoria especializada na área que você tem mais dificuldade. Esse processo pode durar até alguns meses, mas é importante para identificar possíveis falhas e pontos onde as coisas não estão indo tão bem como deveriam.

Abrir um consultório e fazer bons atendimentos não são o suficiente para que o seu negócio prospere e cresça cada vez mais. Um dentista de sucesso é aquele que pensa em todos os detalhes, como a própria marca, o relacionamento com pacientes, e o ambiente do consultório.

Converse com seus colegas de profissão para encontrar bons parceiros que executam aquilo que você não sabe. Entre os serviços e parceiros mais comuns que os dentistas buscam estão o marketing digital, a identidade visual, a contabilidade e a decoração, por exemplo.

O que você não souber fazer ou não tiver tempo para fazer, é preciso que você aprenda a delegar. Delegar funções, estratégias e procurar pessoas e empresas nas quais você confie para parcerias e estruturação do seu negócio.

Ter bons fornecedores, informações úteis, software odontológico, também são válidos.

As parcerias são diversas, é possível realizar parcerias profissionais, parcerias que envolvam o seu negócio propriamente dito e também é possível fazer parcerias com os pacientes.

Boas parcerias podem ajudar a fidelizar clientes e obter indicações de outros novos pacientes. Um exemplo seria parcerias com empresas em que o seu público alvo também seja cliente, ambas as empresas se unem e passam a oferecer oportunidades especiais para que o cliente seja fiel a ambas as empresas.

As estratégias para com os pacientes são traçadas de acordo com a performance do público. As parcerias devem ser diferentes de acordo com o objetivo da empresa,  e entender isso tudo não é fácil.

Quais são os tipos de parceria?

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Segundo Steve Jobs: “Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”. Portanto, pense, trace sua estratégia, saiba aonde quer chegar, assim os seus objetivos serão esclarecedores e você encontrará energia para alcançá-los.

Parcerias com Universidades e Centros de Pesquisa

Essas parcerias são importantes por combinarem o conhecimento gerado na academia com as demandas que o mercado apresenta. Enquanto as empresas são beneficiadas por terem acesso às tecnologias desenvolvidas nas universidades, essas por sua vez ganham a possibilidade de licenciar suas tecnologias, recebendo retornos financeiros. 

A prestação de serviços especializados, patrocínios de eventos e workshops, utilização de infraestrutura, cursos e treinamentos são apenas algumas outras possibilidades de relacionamento entre os setores.

Parcerias Corporativas

As parcerias corporativas realizadas entre empresas aumentam a qualidade dos produtos, da produtividade, do desenvolvimento de tecnologias e ganhos financeiros.

São várias as oportunidades de colaboração entre empresas, seja de pequeno, médio e grande porte. Por um lado, as micro e pequenas empresas enfrentam problemas regulatórios, de financiamento e entendimento do mercado. Já as empresas maiores convivem com processos internos mais rígidos e onerosos, que dificultam o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Dentre as parcerias corporativas existem classificações, como Joint Ventures, Corporate Ventures, Fusões e Aquisições, dentre outros. Deve-se analisar as possibilidades e correr atrás do melhor para a gestão do seu negócio.

Quais os objetivos das parcerias estratégicas?

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Para a expansão do seu negócio no mercado, o aumento de vendas deve ser considerado, para um segundo passo deve-se considerar as parcerias.

O que esperar de uma parceria estratégica? Quais são os resultados almejados em comum? Quais serão os termos básicos desta aliança? Por onde começar? Estas e outras questões devem ser refletidas.

Haverá pessoas, processos e produtos ou serviços envolvidos, assim como deve haver etapas muito bem definidas para que a parceria dê certo de fato. O planejamento estratégico deve ser muito bem construído e mensurado. 

Parcerias estratégicas tendem a durar muito tempo e requerem muito comprometimento, Você já pensou em como fazer uma proposta de parceria? Quais as possibilidades no ramo da Odontologia?

Para pequenas empresas:

Todos que um dia começaram um pequeno negócio têm consciência das dificuldades para se estabelecer no mercado. As portas de um prospect, ou seja, de um cliente em potencial, estão fechadas para as novas empresas ou o nível de exigência está além da capacidade da nova organização.

Um outro exemplo, são as pequenas empresas de varejo que, devido ao porte e o consequente volume de compras, perdem o poder de barganha com os maiores fabricantes. Conscientes disso, alguns setores já se organizaram de forma a permitir que suas compras sejam feitas de forma centralizada.

A capacidade de formar uma aliança com um poderoso parceiro pode ser crítica em mercados nos quais o produto tem um ciclo de vida curto; simplesmente pode não haver outro meio de colocar seu produto no mercado antes que ele se torne obsoleto.

Por outro lado, a parceria proporciona às empresas menores acesso a conhecimentos que normalmente não teria, inclusive gerencial.

Devemos considerar também o aspecto financeiro. É normal o aporte de dinheiro para a empresa menor, através de investimento baseado em parcerias nos lucros, pagamento adiantado de remessas futuras, entre outros.

O que pensam as grandes empresas?

A capacidade das pequenas empresas desenvolverem novas tecnologias, ou adequá-las com maior rapidez ao mercado é um fator relevante para uma grande empresa associar-se a uma pequena. 

Essa observação é tão séria que M. Hanan escreveu: “O acesso a novas e interessantes tecnologias é, de longe, a maior motivação dos parceiros estratégicos em relação às pequenas empresas. Mesmo as empresas que possuem verba fantástica na área de pesquisa e facilidades para tal não podem fazer tudo sozinhas. Além do mais, as empresas às vezes precisam envolver-se em tecnologias diferentes de sua área de pesquisa. Da mesma forma, certas tecnologias de ponta desenvolvem-se num ritmo que seria difícil alcançar trabalhando sozinho.”

Mas existem outros fatores, como custos mais baixos das empresas menores, diluição de riscos no lançamento de novos produtos, etc.

Aí surge uma questão: por que uma grande empresa simplesmente não compra uma pequena ao invés de estabelecer uma parceria?

A resposta é simples: a experiência tem demonstrado que o processo de aquisição, na maioria das vezes, tem sido catastrófico; em contrapartida, o de parceria tem sido bem sucedido.

Como utilizar parcerias estratégicas?

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Em uma parceria estratégica, as empresas associadas permanecem independentes, compartilhando os benefícios, os riscos e o controle das ações conjuntas, além de fazer contribuições contínuas em áreas estratégicas previamente estabelecidas.

Na maioria das vezes, as parcerias estratégicas são estabelecidas quando há a necessidade de expandir uma empresa, seja geograficamente, financeiramente ou comercialmente, de maneira rápida e orgânica, ou, então, investir em um novo nicho de mercado com o qual o estabelecimento não esteja familiarizado ou não possua recursos suficientes.

As empresas que decidem buscar parcerias estratégicas devem introduzir mudanças em todos os níveis do estabelecimento, incluindo na estrutura organizacional, processual e comercial, além de reforçar integralmente o comprometimento de seus times e equipes em relação aos objetivos individuais e coletivos da parceria.

Como é trabalhar em parceria?

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Uma das etapas mais importantes ao se considerar o estabelecimento de uma parceria comercial é a escolha do aliado ideal. Caso uma empresa associe-se a um parceiro cujos objetivos e ideais estejam desalinhados com sua visão comercial, é provável que a aliança não atinja os propósitos esperados e delineados previamente, criando uma situação de conflito, prejuízo e insatisfação.

Os principais pontos a serem considerados ao escolher um parceiro ideal e formar uma aliança estratégica bem-sucedida e duradoura são:

  1. Ter objetivos claros

    É necessário estabelecer objetivos e metas claras, garantindo que todas as partes envolvidas saibam exatamente o que a empresa faz, o que procura e  o que deseja da parceria. Isso garante com que todos estejam alinhados e na mesma página em relação aos objetivos e propósitos da aliança.

  2. Pesquisar minuciosamente sobre a empresa parceira

    É imprescindível ter um entendimento completo em relação ao funcionamento da empresa parceira, seus serviços e produtos oferecidos, assim como no que diz respeito a outras parcerias já realizadas anteriormente.

  3. Ter honestidade

    Ser honesto e transparente é a maneira mais fácil de ganhar a confiança de alguém, além de garantir que ambas as partes tenham um conceito claro do que esperar da parceria em potencial.

  4. Manter uma boa comunicação

    Manter contato com a empresa parceira é uma ótima maneira de estabelecer um bom relacionamento e descobrir novos objetivos ao longo do caminho. Fazer check-ins semanais ou quinzenais para discutir sobre as preocupações  do mercado ou apenas para ver como as coisas estão indo criará uma sensação de confiança em ambas as partes e garantirá uma transição mais calma em relação a  problemas ou mudanças nos processos em questão.

Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar

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O Empreendedor Dentista é um portal para dentistas e empreendedores que desejam alavancar seus resultados na Odontologia. Nós do Empreendedor Dentista podemos te ajudar de diversas formas! 

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Conclusão

Afinal, o objetivo é cuidar e tratar o paciente diante das melhores opções para a saúde do envolvido. E com certeza, a Odontologia, tem muito a contribuir. Continue acompanhando o nosso portal  Empreendedor Dentista e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

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