Modelo Canvas: o que é, quais são os seus blocos, e como fazer online

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modelo canvas mulher com post it

O Canvas Modelo de Negócios é uma das melhores ferramentas que você pode utilizar para planejar o seu negócio desde o início.

Além disso, você pode usar algumas ferramentas online gratuitas para gerar o seu próprio modelo e compartilhá-lo com outros empreendedores ou seus sócios.

Dessa forma, você terá uma melhor segurança em todos os passos seguintes à abertura de sua empresa e consequentemente, tomará as melhores decisões.

Se você quer entender um pouco mais sobre o Modelo Canvas, seus blocos e como fazê-lo de forma online e gratuita, nós do Empreendedor Dentista preparamos este artigo para você!

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O que é o modelo Canvas?

modelo canvas fazer canvas online

O Modelo Canvas é uma das melhores ferramentas para pensar um negócio. Através dele, você terá uma visão muito mais clara e direta de como o seu negócio está estruturado, bem como melhorar as suas percepções a respeito das tomadas de decisões.

Através dele, é possível visualizar de imediato quais são os clientes que irão negociar com você e qual é o real valor que você irá conseguir gerar para eles.

Ou seja, através dele será possível entender melhor como você ganha dinheiro e prospectar oportunidades importantes para melhorar os seus índices.

Se você quer começar o seu negócio com o pé direito ou melhorar algum processo ou tópico da sua empresa, o Canvas está entre as melhores opções para te ajudar!

Para que serve o modelo Canvas?

Um modelo Canvas serve para estruturar de maneira objetiva e direta os principais tópicos de um negócio ou empresa.

Este é um auxílio muito mais visual do que um plano de negócios convencional e pode proporcionar a visualização mais rápida e imediata de soluções e decisões a serem tomadas pelos gestores.

O Modelo Canvas é dividido em 9 blocos básicos e a visualização de cada um de seus detalhes é muito bem organizada e simples.

Desta forma, você poderá abordar cada um dos blocos com a equipe responsável.

Apenas como um exemplo: Nem todos os membros de um time precisam saber sobre o relacionamento com os clientes. Por outro lado, nem todos os membros também devem focar sua energia em resolver problemas dos custos.

Qual a vantagem do modelo Canvas para empresas?

modelo canvas caracteristicas do metodo canvas justificando porque

Através do Canvas é possível desfrutar de inúmeros benefícios tanto no início do negócio, onde tudo está na fase de planejamento quanto de execução. Ao utilizar o modelo Canvas no planejamento, você terá uma antevisão da maior parte dos problemas que podem ocorrer e agir de forma preventiva.

Desta forma, já nos primeiros meses da empresa, você conseguirá redução de custos e uma melhoria dos índices de retrabalho ou ajustes.

Por outro lado, é muito importante que se mantenha o plano desenvolvido no Canvas em ação. Utilizá-lo como um checklist ou como um guia fará com que tudo saia conforme o planejado para evitar mudanças de rotas sem qualquer tipo de planejamento.

Além disso, podemos destacar alguns fatores muito importantes que podem ser conquistados utilizando o modelo Canvas:

Previsibilidade

Um dos conceitos mais importantes para qualquer empreendedor é a previsibilidade. Através dela é possível ter uma visão melhor do que irá acontecer e desta forma agir de forma preventiva e não corretiva.

Utilizando o Canvas é possível prever custos e melhorar questões que estão envolvidas na estratégia de vendas e parcerias.

Sinergia

Embora muitas empresas estejam segmentadas em vários setores e isso possa ser um problema, o modelo Canvas traz uma abordagem global que facilita muito na hora de fazer a interligação dos sistemas – tanto internos quanto externos.

Dessa forma, a avaliação e tomada de decisão tanto quanto a colaboradores, operações e fornecedores estará otimizada, pois todas estas partes estão integradas.

Visualização dos efeitos de uma mudança estratégica

Muitas vezes o empreendedor tem dúvidas sobre como uma mudança será encarada por quem está envolvido nos processos e operações da empresa.

Entretanto, no modelo Canvas é possível fazer readequações e simulações, inclusive apresentando para que outros parceiros e colaboradores possam validar e opinar.

Dessa forma, muitos dos impactos negativos de uma mudança serão mitigados e o aprendizado da equipe será otimizado, pois já tinham contato com elas desde a fase do planejamento.

Diminuição da “burocracia” do Business Plan na tomada de decisão

Embora o Business Plan seja uma importante ferramenta para qualquer empreendedor, sua linguagem é mais complicada e muito pouco resumida.

Sendo assim, tê-lo em mãos não é uma tarefa muito simples e mais difícil ainda é analisá-lo para tomada de decisões complexas e que demandam cautela.

O Modelo Canvas diminui consideravelmente o tempo e a “burocracia” de sua compreensão por sua facilidade visual e organização por blocos, o que faz com que os seus olhos olhem diretamente para o que de fato você precisa resolver.

Mais conhecimento de todas as etapas do negócio

Pense comigo: quão importante é saber todos os detalhes do seu negócio e tê-los na palma da sua mão?

Fazer isso apenas com o improviso ou “com a cabeça” faz com que muitos detalhes possam ser ignorados ou simplesmente não percebidos por parte do empreendedor.

Se todos os envolvidos no processo sabem como fazer a abordagem a um cliente, a tendência é que esta abordagem seja cada vez mais assertiva e gere conversão em vendas e faturamento.

Da mesma forma, ocorre com os custos, fornecedores e todos os pormenores do negócio. Sendo assim, o Canvas é uma importante mão na roda para que o seu trabalho seja o menor possível no momento de planejar e executar as suas ideias.

Quais são os blocos do modelo Canvas?

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Como dissemos anteriormente, uma das facilidades do modelo Canvas comparado ao Plano de Negócios é que ele é segmentado em blocos.

São nove os blocos do Modelo Canvas e os detalharemos nos tópicos abaixo:

Proposta de Valor

A Proposta de Valor de um negócio ou empresa são os benefícios que estes prestam com relação aos concorrentes. Uma empresa que gera valor em seus produtos ou nos serviços que vendem, pode cobrar preços mais altos pois há um reconhecimento de que o preço cobrado está intrinsecamente relacionado à qualidade.

Além disso, gerar valor faz com que a percepção da sua empresa seja a melhor possível por parte dos clientes. Uma vez que eles tenham ficado satisfeitos com o serviço/produto adquirido, elas tendem a voltar para comprar

Mapear quais são as suas vantagens competitivas nesse sentido pode trazer excelentes resultados a médio e longo prazo.

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Segmento de Clientes

Através deste bloco, você poderá determinar e estudar melhor quais são os tipos de pessoas que irão comprar o seu produto e segmentá-los de acordo com os interesses e formas com as quais você lida com eles.

Para isso, é altamente recomendável que você faça alguns estudos com relação ao estabelecimento da persona do seu negócio.

Além disso, vale a pena segmentá-los de acordo com a posição em que eles se encontram no funil de vendas da sua empresa. No começo, é muito mais fácil obter clientes que estejam dispostos a comprar os seus serviços do que alguém que não te conhece.

Desta forma, foque sua energia na base do funil e só depois concentre-se em vender para o topo. Os pacientes de um consultório odontológico estarão muito mais acessíveis inicialmente dependendo de sua localização e dos tratamentos que você fornece.

Enquanto você não é conhecido, a chance de realizar procedimentos muito caros é muito mais complicada do que procedimentos iniciais e de menor complexidade. Afinal, as pessoas ainda não te conhecem/confiam para realizar algo muito caro enquanto você não tem experiência.

Por outro lado, com o tempo, você poderá abordar mais esse tipo de serviço, pois seu nome já está bem falado na cidade ou região em que você atua.

Os canais

Neste bloco, você deverá pensar em quais são os meios que serão utilizados para alcançar os seus clientes.

Uma boa dica nesta parte, é que você também poderá segmentá-los de acordo com o tipo e os interesses de um cliente caso você tenha mais de uma buyer persona. Alguns de seus potenciais clientes podem ser facilmente alcançados por meio das redes sociais, já outros precisarão de um espaço físico e uma abordagem completamente diferente.

Relacionamento com clientes

Outro importante bloco do Modelo Canvas é o Relacionamento com Clientes. Através dele você poderá estudar melhor a forma de abordar os seus clientes e como se darão os processos de execução e pós-venda com eles.

Lembre-se sempre: Uma das chaves para qualquer negócio é a recorrência – e ela só é possível quando o relacionamento com clientes está bem feito!

A recorrência estará muito mais solidificada quando você conseguir realizar um pós-atendimento eficaz, por exemplo. Solicitar que o paciente retorne ao consultório alguns dias do procedimento não só é necessário, mas também dará a ele uma noção do quanto você se importa com sua recuperação ou resultado.

Manter a fidelidade dos seus clientes é fundamental e pode trazer com eles novos pacientes como familiares e amigos. Sendo assim, dê uma atenção especial a estes fatores!

Atividade-chave

Por mais bobo que possa parecer, falar de “atividade-chave” quando pensamos num modelo de negócios é extremamente importante.

Um dos principais erros de empreendedores iniciantes é não ter definido muito bem um foco no qual irão trabalhar para ter excelência. Isso faz com que muitas empresas sejam consideradas como “Faz tudo e não faz nada”.

Ou seja: Empresas que estão dispostas a fazer praticamente qualquer serviço, mas que por  não se especializarem em nada, não entregam real valor aos seus clientes.

Sendo assim, neste bloco você deve se atentar para as ações mais relevantes que farão com que o modelo de negócio seja rentável e sustentável.

Se você tem uma clínica ou consultório odontológico, você deve focar o seu marketing em alguma área da odontologia. Se você pretende trabalhar com tratamentos estéticos, você deve fazer o máximo para manter-se nesta área e se destacar.

Virar um profissional “faz tudo” pode fazer com que você tenha muitas distrações e não tenha o reconhecimento devido em nada do que se propôs a fazer. Ou seja: tome cuidado!

Recursos principais

Neste caso, você deverá enumerar quais são os principais recursos a serem utilizados de forma que a empresa consiga realizar a sua atividade-fim de maneira eficiente. Isso dependerá muito de qual é o ramo de atuação no qual a empresa atua.

No caso de um consultório odontológico, os principais recursos serão os equipamentos, estrutura física do consultório/clínica, mobiliário, itens de esterilização e por fim, os recursos humanos (dentista, auxiliares, secretárias e etc.)

Parcerias principais

Esta é uma parte crucial no planejamento de qualquer negócio e não deve ser negligenciado de forma alguma pelo empreendedor.

Aqui, você deverá fazer um mapeamento das pessoas e empresas com as quais terá uma relação de parceria de forma a girar o seu empreendimento.

Em hipótese alguma você deve se esquecer de fazer esse mapeamento e incluir parceiros-chave dos quais você depende para realizar suas tarefas como um fornecedor de insumos.

Além disso, é altamente recomendável que você não fique dependente de um só parceiro ou fornecedor. Isso pode colocar você numa situação de risco, onde o fornecedor pode arrumar outro parceiro mais rentável e deixar você na mão ou mesmo sofrer com alterações de preços.

Para nós, que trabalhamos na Odontologia, é muito importante ter sempre os melhores produtos em mãos e você só conseguirá isso com fornecedores que estejam alinhados com a qualidade que você pretende entregar a seus pacientes.

Sendo assim, quanto mais detalhado e melhor esse mapeamento, melhor será para o seu planejamento!

Fontes de Receita

Nesta parte você poderá fazer uma segmentação por tipo de cliente para entender melhor como cada um desses segmentos irá gerar dinheiro para a sua empresa.

Durante os primeiros meses de funcionamento da empresa, isso será muito importante pois dará uma noção melhor se o foco está nos clientes corretos ou não.

Muitas vezes a sua empresa pode estar gastando muito mais energia e recursos com clientes que não trazem tanto retorno para você. Nesses casos, você provavelmente terá que fazer algumas mudanças com relação à sua operação de forma a privilegiar o segmento de clientes que mais te traz receitas.

Para um exemplo prático na odontologia: Algumas clínicas odontológicas acabam tendo mais lucratividade investindo em procedimentos estéticos, pois é o que fazem de melhor. Sendo assim, por que elas ainda gastam energia com outras especialidades?

Quer saber como organizar melhor as finanças do seu negócio odontológico? Clique aqui e saiba mais!

Estrutura de Custos

No bloco de Estrutura de Custos, você deve descrever todos os custos que a empresa terá que arcar para que o negócio possa girar. Existem duas modalidades básicas para fazer o direcionamento dos custos.

Uma delas é a otimização máxima, onde a minimização de custo é feita sempre que possível, porém sem prejuízo à qualidade do serviço prestado.

Já a outra opção envolve a geração de valor para o cliente de forma a prestar um serviço de excelência. Neste caso, o custo não é uma preocupação principal pois pela percepção de valor por parte do cliente, normalmente se cobra mais caro e a operação tem uma margem boa para ser viável.

Como implementar o modelo Canvas em seu negócio?

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Como dissemos anteriormente, há inúmeras vantagens em usar o Modelo Canvas no seu negócio. É bastante provável que alguns de seus concorrentes tenham utilizado essa ferramenta logo no início, enquanto outros sequer saibam do que se trata.

Porém, não há como negar: aqueles que aplicam boas diretrizes de gestão e planejamento estão alguns passos à frente na possibilidade de “dar certo” em comparação aos concorrentes.

Para aplicá-lo no seu negócio, deve-se fazer desde o início, caso sua empresa ainda não esteja em funcionamento. Por isso, não tenha medo de adiar um pouco as próximas etapas devido ao tempo gasto no planejamento.

Este tempo pode ser o que fará total diferença em como seu negócio irá se estabelecer e crescer em seus primeiros meses ou anos.

Por outro lado, ainda que você já tenha aberto a sua empresa e esteja colhendo bons resultados, o Canvas pode ajudar você a identificar possíveis erros que estão impedindo o seu negócio de crescer ainda mais.

Portanto, não tenha nenhum receio de separar um pouco do seu tempo e da sua energia empresarial coletando informações e preenchendo um Canvas.

Além disso, comece a aplicá-lo e faça validações junto a seus sócios, investidores e colaboradores. O Canvas é uma plataforma colaborativa e dessa forma, você deve utilizá-lo para ter certeza de que sua empresa está tomando o rumo correto.

Por fim, ao iniciar o seu plano de ação baseado no Canvas, não se esqueça de avaliar o andamento de sua empresa por meio de métricas e feedbacks de clientes. Nenhum planejamento é imutável e você não deverá “morrer abraçado” com ideias que não estão dando certo!

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Conclusão

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Fazer um modelo Canvas está entre as melhores coisas que você pode fazer para que o seu negócio cresça, principalmente nas fases iniciais.

Por trazer maiores índices de previsibilidade e ser fácil de visualizar, o Canvas traz consigo possibilidades que um Plano de Negócios convencional não é capaz de fornecer.

Sendo assim, não faltam motivos para que você comece a aplicar o Modelo Canvas de imediato na sua empresa!

Se você está em busca de mais informações para aplicar no seu empreendimento odontológico, continue nos acompanhando em nosso Blog e em nossas redes sociais! Os conteúdos que vem por aí estão incríveis!

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