Marketing pessoal: qual a sua importância, como fazer, e exemplos

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Você sabe vender bem o seu peixe? O Marketing Pessoal é uma das principais ferramentas que você pode ter para se promover e para fazer com que outras pessoas te enxerguem da maneira que você deseja.

Ao utilizar da maneira correta o marketing pessoal, você será capaz de tornar o seu nome e a sua imagem mais forte e conhecida, fazendo com que você seja uma referência positiva na sua área de atuação.

Isso traz não só reconhecimento, mas também oportunidades profissionais importantes que poderão aumentar os seus ganhos, a sua qualidade de vida e melhorar a maneira como você trabalha.

Quer saber melhor sobre como o marketing pessoal pode fazer diferença na sua jornada como empreendedor dentista? Siga com a gente e descubra!

O que é marketing pessoal?

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O conceito de marketing pessoal é muito facilmente relacionado ao que conhecemos do marketing comum, porém com uma diferença bastante clara e fácil de identificar.

Enquanto no marketing tradicional temos a promoção de empresas, negócios e produtos, no pessoal trabalhamos a promoção de um profissional ou uma personalidade específica.

O entendimento dessas estratégias, bem como fazer um bom uso do marketing pessoal faz com que esta pessoa ganhe destaque no seu ramo de atuação e passe a ter mais oportunidades e reconhecimento por seus colegas, clientes e chefes.

Entretanto, muitas pessoas ainda fazem bastante confusão com o que de fato é marketing pessoal. Então, para deixar claro: Marketing Pessoal não tem a ver com “puxar saco” ou “puxar tapete” de ninguém para ganhar visibilidade. Na verdade, é exatamente o contrário disso!

Para que serve o marketing pessoal?

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O marketing pessoal serve para que uma pessoa ou profissional inserido num determinado mercado possa se destacar com relação aos seus concorrentes ou se torne uma referência.

Através das estratégias do marketing pessoal, a pessoa poderá melhorar a sua imagem (que inclui a aparência física, mas não só ela) e com isso melhorar a percepção que as pessoas têm de si.

Além disso, trabalhar bem sua rede de contatos (o famoso networking), é uma boa forma de se tornar conhecido por outras pessoas do mercado. Isso faz também com que você seja lembrado sempre que surgirem oportunidades.

Obviamente, nesses casos, o networking só será bem estabelecido se houver sucesso em estabelecer uma relação de confiança na outra parte com você. Trabalhar bem a sua imagem e a forma com que você se apresenta será fundamental para melhorar estes contatos.

Importância do marketing pessoal

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O marketing pessoal é uma das ferramentas mais fundamentais para quem quer ganhar relevância no seu trabalho e ramo de atuação.

Através dele, você poderá ganhar pontos importantes com relação aos seus concorrentes numa entrevista de emprego ou mesmo na aquisição de importantes contatos em sua rede profissional.

Para refletir bem sobre a importância do marketing na sua vida, pense como se você estivesse comprando algo de uma determinada marca: Quantas vezes você não foi influenciado positivamente (ou negativamente) pelo marketing de uma empresa?

Ou seja, se você não fizer um marketing para si próprio da forma correta, a tendência é que você perca oportunidades e esteja fadado a ter menos sucesso do que você gostaria.

Dessa forma, utilizar das estratégias do marketing é fundamental para que você atinja as pessoas certas de forma correta, entregando valor e construindo oportunidades. Isso vai muito além de ter talento ou ser um bom profissional.

Benefícios trazidos pelo marketing pessoal

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Como dissemos anteriormente, não são poucos os benefícios que uma boa estratégia de marketing pode trazer.

Se você ainda está em dúvida de quais são as vantagens que um bom marketing pessoal pode trazer, separamos alguns tópicos onde ele fará bastante diferença na sua vida pessoal e profissional:

– Divulgação do trabalho

Este é um dos pilares que mais se destacam quando você trabalha bem a sua imagem e sabe como fazer abordagens aos seus potenciais clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

Ao trabalhar bem a imagem que essas pessoas têm de você, a tendência é que se crie uma relação de confiança. Desta forma, oportunidades deverão surgir com a divulgação do seu trabalho por indicações.

Além disso, ao trabalhar bem o seu marketing, você se tornará um profissional mais conhecido e terá cada vez menos a necessidade de buscar por essas pessoas. As pessoas irão chegar até você e seu trabalho de vendas diminuirá consideravelmente!

– Divulgação das qualidades e méritos de carreira do profissional

Não adianta nada ser um bom profissional, com muitas qualificações e talentos se as pessoas não conseguem ver isso em você.

Não são poucos os exemplos de pessoas com muito talento nas mais diversas áreas e que enfrentam sérios problemas com a divulgação do seu trabalho. Uma das principais causas desse tipo de dificuldade é a falta de estratégia correta de marketing.

Entre as boas formas de se fazer um bom marketing pessoal, está em utilizar as redes sociais (sobretudo LinkedIn e Instagram) para divulgar os méritos do que você faz.

Não tenha receio de demonstrar suas qualidades – no fundo, todo mundo quer ser reconhecido por ser um bom profissional. Se você faz isso de maneira correta e honesta, não há nada o que esconder! Vá em frente.

– Construção de um perfil de autoridade na área de atuação

Um dos principais fatores que fazem com que uma pessoa consiga obter sucesso e clientes mais qualificados é o perfil de autoridade em seu setor ou área de atuação.

No caso de um dentista, por exemplo, esses profissionais costumam ser mais requisitados para participar de palestras e ministrar cursos em instituições de renome.

Nos dias de hoje, a autoridade num tema traz ainda mais possibilidades – Como por exemplo, se tornar um influenciador digital de um determinado nicho. Isso poderá trazer oportunidades de ganhar reconhecimento e trabalhar com outras coisas como a publicidade de produtos.

Além disso, a partir do momento que um dentista já tem um nome bem estabelecido, o consultório estará com a agenda cheia na maior parte das vezes.

E você sabe o que tudo isso quer dizer, não é? Ganhos financeiros e maior previsibilidade em suas contas!

– Aceleração no processo de conversão de vendas (contratação do serviço do profissional)

Quanto melhor for o seu marketing pessoal, mais vendas do seu serviço fará. Afinal, quanto mais a pessoa é conhecida, menos objeções existe para quem está fazendo a contratação ou a compra do produto/serviço vendido para ela.

Pensando num exemplo de empresas: É mais fácil você comprar um produto de uma marca que você nunca viu ou uma empresa que já está estabelecida no mercado?

Com pessoas, o mesmo acontece! A tendência é que tenhamos cada vez menos trabalho para captar clientes quando já temos um bom nome estabelecido.

Ao acelerar isso com o uso das estratégias do marketing pessoal, a tendência é que você fique cada vez mais focado na sua atividade-fim, melhorando assim o serviço prestado.

– Aumento dos ganhos financeiros como consequência

É óbvio, todos nós (ou pelo menos a grande maioria) vê no trabalho uma maneira de conseguir o que se quer.

Trabalhar bem a divulgação do seu trabalho e a forma com que você se apresenta, possibilitará um crescimento nas vendas e até mesmo do ticket médio dos seus clientes.

Isso permitirá que o seu trabalho seja cada vez mais eficiente – Você ganhará melhor do que hoje executando o mesmo trabalho. Ou ainda, trabalhar menos e ganhar tempo para sua família e seus hobbies, gerando mais qualidade de vida.

Como fazer um bom trabalho de marketing pessoal?

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– Presença digital

Embora a expressão “marketing digital” possa estar um pouco banalizada nos dias de hoje, ter uma presença digital faz toda diferença na sua estratégia pessoal.

Se você ainda não tem uma presença digital sólida e ainda não vê bons motivos para fazê-lo, faça uma reflexão: Quantos produtos, serviços ou profissionais você procurou no Google ou nas redes sociais nos últimos seis meses?

Embora a estratégia de indicação ainda funcione muito bem para bons profissionais nos dias de hoje, as redes sociais são capazes de expandir ainda mais sua rede de negócios.

E tudo isso só é possível se você se portar da maneira correta, de forma a gerar empatia e visão de valor em quem você precisa atingir nas redes sociais – Seus potenciais clientes.

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– Estabelecimento de uma identidade para desenvolvimento do marketing

Ter uma identidade bem estabelecida é fundamental para que as pessoas te reconheçam como uma referência em seu mercado. Alguns traços devem ser levados em conta na hora de produzir uma identidade consistente e que tenha coerência com o seu estilo de vida e com os objetivos que você quer alcançar.

Muitas vezes essa identidade estará mais clara nas roupas, mas não é esta a única forma de fazer isso.

A identidade tem relação com características do que você pensa, faz e transmite para as outras pessoas – Nisso estão incluídas as fotos e a maneira que você se porta nas redes sociais, a forma que você trata outras pessoas e os eventos nos quais nós estamos inseridos.

Entretanto, é muito importante que alterações na nossa identidade (tanto visuais quanto comportamentais) devem ser feitas de maneira natural, sempre combinando com a nossa personalidade.

Não faltam histórias e relatos de pessoas que ao mudar “para ser bem reconhecida”, acabou exagerando na dose e se perdeu no tom. Isso pode se virar contra você e demonstrar falta de bom senso e até mesmo arrogância.

Sendo assim, independente das mudanças que você venha a fazer, nunca se esqueça quem de fato você é ou de onde você veio. Isso fará com que você não se perca no meio do processo e as pessoas de fato vejam você como uma pessoa autêntica.

– Esteja presente em eventos do setor e tenha uma boa rede de contatos (networking)

Esta é uma das dicas que profissionais do seu ramo dificilmente te darão, mas que estão entre as mais importantes. Feiras e eventos do setor que você trabalha podem ser uma excelente fonte de contatos de fornecedores ou pessoas que são referência no mercado.

Não tenha nenhum receio de conversar com estas pessoas “de igual para igual” – Muitas vezes elas estão nesses eventos abertas para discutir sobre temas relevantes e ter novas ideias para os seus próprios negócios. Sendo assim, se prepare bem para atingir essas pessoas e gerar valor para elas desde a primeira conversa.

Além disso, há boas chances de você conseguir grandes clientes nesse tipo de feira se o seu negócio é do tipo B2B (Empresa que presta serviço ou vende produtos para outra empresa). Apresente o seu trabalho e os problemas que você já solucionou para os seus clientes e as pessoas ficarão interessadas em ouvir o que você tem a oferecer.

Porém, vale a pena ficar atento a algumas coisas: Assim como numa festa ou balada, nem sempre todas as pessoas estão interessadas em você.

Sendo assim, não seja o tipo de pessoa insistente e que busca a todo momento falar com quem não está interessado em você.

– Conte com o auxílio de profissional da área

Se você quer de fato melhorar a sua presença em seu mercado através do marketing pessoal, contar com uma pessoa especializada nisso faz toda a diferença.

Dependendo da sua área de atuação, há vários profissionais que podem ajudar a construir a sua imagem perante a seus colegas e potenciais clientes ou parceiros de negócios.

Entre estes profissionais estão os coaches de carreira, personal stylists e é claro, agências de marketing digital! Através dos serviços dessas pessoas, você poderá construir sua imagem de maneira mais profissional e evitar erros que podem levar a sua reputação lá para baixo!

Exemplos de marketing pessoal

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– Exemplos práticos

Um exemplo claro de marketing pessoal bem feito tem a ver com as roupas que uma pessoa usa nos ambientes de trabalho e em locais onde ela costuma estar cotidianamente. Desta forma, a percepção pode pender para os dois lados: Positivo e negativo.

Por exemplo, se você trabalha numa empresa ou num setor que dá importância à discrição, evite roupas muito chamativas.

Isso faz com que as pessoas possam ver você com características indesejadas para o seu trabalho. Mesmo que isso não seja verdade, é bom evitar ouvir estes comentários.

Por outro lado, um exemplo positivo é usar do seu networking para atingir outras pessoas e objetivos. É claro, tudo deve ser feito com a maior naturalidade possível para não passar uma impressão de puro e simples interesse.

– Exemplo de texto de marketing pessoal

Escrevemos aqui um texto-base com boas estratégias de marketing pessoal.

Neste caso, utilizamos uma estratégia de marketing pessoal para oferecer um serviço de planos odontológicos a um empresário.

É importante notar que a todo momento, a pessoa que escreveu o texto mostra-se disposta a ouvir o receptor do texto. Usando as palavras “você”, cria-se uma informalidade que pode quebrar o gelo entre os dois lados da conversa.

Além disso, a apresentação é fundamental: Contar quem você é e o que você faz, faz com que a pessoa te conheça. Com o tempo e a geração de empatia mútua, ficará muito mais fácil que ele tenha a ação desejada: Se dispôr a marcar um horário para atendimento.

Dá uma olhada em como ficou o texto:

“Olá, tudo bem com você?

Me chamo Giulia e gostaria de colocar à disposição da sua empresa, os serviços da minha clínica odontológica – A Odonto Giulia!

Trabalhamos há mais de 5 anos atendendo pacientes de diversas idades em várias especialidades da Odontologia.

Temos planos odontológicos para micro e pequenas empresas e sei que posso te ajudar fazendo uma condição especial para você.

Se você ainda não conhece o nosso trabalho, gostaria de agendar uma visita ao seu escritório. Neste encontro poderei esclarecer todas as suas dúvidas e deixar claro que você está fazendo uma boa escolha!

Fico no aguardo da sua resposta para escolhermos o melhor horário para você.

Obrigada!”

Se você gostou do texto, fique à vontade para usá-lo em suas apresentações. Você pode modificá-lo da maneira que achar pertinente e colocando os seus próprios dados para personalizá-lo.

Conclusão

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Por fim, podemos dizer que o marketing pessoal está entre as principais características e conceitos que um profissional moderno deve se atentar nos dias de hoje.

Embora muitos profissionais ainda hoje não tenham se dado conta da importância dele na obtenção de clientes e redes de contato, fazê-lo da forma correta abre portas em muitos lugares.

Se você se sente estagnado e sem perspectivas de melhoria, talvez seja a hora certa de começar a investir em seu marketing pessoal. Através dele, suas oportunidades poderão ser alavancadas e assim gerar uma melhor renda e qualidade de vida, inclusive no seu trabalho.

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