Kit Acadêmico Odontológico: saiba como escolher o seu

Avaliações
5/5
kit academico odontologico motorzinho

Seja estudante ou dentista formado, ter um kit acadêmico é fundamental para a prática clínica da Odontologia. O kit acadêmico odontológico é composto por equipamentos fundamentais, como a peça reta, contra ângulo, micromotor e caneta de alta rotação.

Sabemos que escolher o kit ideal pode ser desafiador, principalmente para quem está cursando Odontologia. Por isso, preparamos um texto completo para você conhecer bem os equipamentos e saber escolher o seu. Vamos lá?

Para que serve o Kit Acadêmico Odontológico?

kit academico odontologico espelhinho

O kit acadêmico é um dos nossos principais instrumentos na Odontologia. Ele é um kit composto por micromotor, contra ângulo, peça reta e caneta de alta rotação. No kit, esses equipamentos vêm em uma embalagem específica para transporte e para assegurar a qualidade e longevidade dos materiais.

Os equipamentos do kit acadêmico odontológico servem para realizar grande parte dos tratamentos dentários. A peça reta serve para utilizar pontas para polir dentes provisórios, placas oclusais, entre outros. O contra-ângulo é utilizado com escova de Robson e taças para realizar polimento coronário e com brocas de baixa rotação para remoção de cárie.

Já a caneta de alta rotação, o famoso “motorzinho de dentista” tem a finalidade principal de, juntamente com brocas, realizar a remoção de cárie, desgastar os dentes, fazer preparos cavitários, realizar odontosecção em exodontias entre outros procedimentos.

 

Assista o vídeo completo sobre Kit Acadêmico em nosso Canal no Youtube:

O que vem no kit acadêmico?

O kit acadêmico odontológico é um item fundamental na prática clínica e por isso está na primeira lista de materiais da faculdade de Odontologia. Sendo assim, o estudante de Odontologia que irá começar o atendimento clínico precisa comprar o kit acadêmico para iniciar suas atividades.

Por isso, é importante conhecer os equipamentos do kit, suas funções e importância, para saber escolher bem. Isso porque esses equipamentos servirão, não somente para faculdade, mas para toda a sua carreira.

Esses elementos são muito duradouros desde que seja realizada a manutenção adequada e bom manuseio. Por isso, conheça os equipamentos presentes no kit para saber escolher o seu.

Micromotor

O micromotor odontológico tem a finalidade de realizar procedimentos como preparação de cavidades, coroas e tratamento de canal. Com ele você poderá realizar remoção de coroas, pontes e obturações, escariação, profilaxia, acabamento, polimento, entre outros procedimentos.

Pode ser acoplado a peça reta ou ao contra-ângulo para realização dos procedimentos odontológicos.

Contra ângulo

O contra-ângulo odontológico é uma peça de mão compacta utilizada em processos cirúrgicos envolvendo perfuração e desgaste ósseo ou para realizar remoção de cárie e polimento coronário.

Existem vários tipos de contra-ângulos disponíveis no mercado. Dessa forma, cada um deles é destinado a diferentes funções e devem ser usados em tratamentos específicos.

  • Contra-ângulo 1:1 PB: é indicado para acesso cirúrgico em área restrita, cuja abertura de boca ou angulação do procedimento seja mais desafiador  É um material leve e silencioso, que atinge ainda baixas velocidades, auxiliando na fixação de brocas odontológicas;
  • Contra-ângulo 16:1 TR: é o ideal para implante dentário, perfuração e desgastes ósseos, contendo principalmente diferentes níveis de torque;
  • Contra-ângulo 1:5 LED: é recomendado para procedimentos que necessitam de desgaste de esmalte, dentina resina, metal e porcelana em alta velocidade;
  • Contra-ângulo redutor 16:1 PB: foi desenvolvido para realizar procedimentos de desgaste ósseo, perfuração, colocação de implantes e aperto de próteses.

Peça reta

Outro componente presente no kit acadêmico do dentista é a peça reta ou peça de mão. Esse equipamento é metálico e deve ser feito de um material de alta qualidade, resistente e estável. Alguns modelos disponíveis são:

  • reta curta;
  • reta longa;
  • reta multiplicadora;
  • angulada;
  • angulada e multiplicadora.

Utilizada com brocas ou pontas de polimento é utilizada para fazer e polir provisórios, polir placas entre outras funcionalidades.

Caneta de alta rotação

Conhecido por algumas pessoas como caneta de alta rotação ou turbina extra torque, esse é um equipamento indispensável para realização de tratamentos odontológicos.

A caneta de alta rotação possui várias finalidades. Pode ser utilizada para remoção de cárie, preparo cavitário, remoção de peças antigas entre outros.

O número de rotação de cada modelo vai influenciar a capacidade de velocidade do motor. Uma das diferenças entre um micromotor utilizado com contra-ângulo para caneta de alta rotação é a força do motor. O torque da caneta de alta rotação é maior, o que indica a  maior a necessidade de refrigeração para entrar em contato com o dente.

Como escolher seu kit acadêmico?

kit acadêmico odontologia

Depois de conhecer o que é e quais equipamentos estão inclusos no kit acadêmico o próximo passo é saber escolher o mais apropriado para você. Por isso, confira as dicas abaixo antes de comprar o seu kit.

Design: ergonomia, tamanho e peso

O design dos motores ou pontas é muito importante. Ela deve ter um tamanho e um formato adequado para garantir a empunhadura e inserção correta na cavidade oral.

Existem kits específicos para as crianças, por exemplo. De modo geral, os kits mais conhecidos no Brasil se adequam a questões de design e tamanho, sendo versáteis para utilizar com adultos ou crianças!

A utilização de canetas lisas, com o mínimo de ranhuras é interessante para facilitar a limpeza e processo de desinfecção. O peso também é uma questão importante. Equipamentos leves e delicados ajudam na destreza manual e no conforto do paciente.

Torque e refrigeração

Quanto maior o torque, maior a refrigeração necessária. Isso porque quanto maior o torque maior a quantidade de rotação e a sua velocidade em contato com o dente. Para que o dente não sofra danos, a refrigeração deve ser grande. Isso acontece principalmente com a caneta de alta rotação.

Pinça

A pinça é a região da caneta que inserimos a broca. É  importante optar por uma marca que valorize, a longo prazo, essa característica.

Se a pinça não estiver adequada ou bem ajustada, além de aumentar o ruído e desgastar a broca erroneamente, pode-se danificar a estrutura dentária pela falta de precisão no toque na dentina/esmalte.

Encaixe das brocas

kit acadêmico odontologia

Para encaixar a broca na caneta de alta rotação existem duas opções: manual e push botton.

O manual exige o uso do saca banda para realizar a remoção ou inserção da broca na caneta. Já na opção push botton você consegue colocar ou remover brocas apertando um botão.

Apesar do dentista conseguir realizar o trabalho com ambas opções, o ideal para área de dentística, prótese, cirurgia e afins, onde a troca de uma broca e outra durante um mesmo procedimento é bastante usual seria o push botton.

Conexão

O sistema de conexão é o tipo de encaixe das canetas ou micro motor com a cadeira odontológica. No Brasil normalmente utilizamos o sistema Borden. A maioria dos kits acadêmicos já são feitos nesse sistema, por isso você provavelmente não terá problemas de encaixe das suas canetas em diferentes equipos.

Cor dos aparelhos

Normalmente os equipamentos do kit acadêmico são metálicos, mas atualmente têm aparecido algumas canetas de alta rotação coloridas. Se você se atrai muito por cores, pode optar sim, mas lembrando daquele item acima sobre o desenho da caneta. Esteja atento no design, lisura e ergonomia da sua caneta.

Precisão

Não priorize o preço do seu kit, priorize qualidade. Isso porque você fará uso dele por muitos e muitos anos e o atendimento sem ele não é possível!

Invista em um kit novo, de marcas reconhecidas no mercado e que possuem alta precisão. Nesse quesito a economia não é bem vinda, pois escolher equipamentos baratos pode impactar diretamente na qualidade do seu atendimento e na vida útil do seu kit.

Ruído

Os motores funcionam à ar. Isso significa que a pressão gerada pelo compressor odontológico associado ao funcionamento da turbina, desenvolverá a rotação, a força e o torque necessário no atendimento. Então essa passagem de ar pela turbina, como vem com pressão e escapa, gera o ruído.

Atualmente, canetas importadas utilizam outros sistemas para funcionar como o Solea que é um laser. Por meio da modulação da frequência do laser o equipamento tem a capacidade de cortar a dentina e esmalte fazendo assim cavidades sem emitir ruído. Isso gera conforto para pacientes que têm medo do famoso “motorzinho de dentista”.

Além disso, as canetas com rolamento cerâmico emitem menos ruído e são mais duráveis. Podemos dizer que, com essa escolha, você une o útil ao agradável e resolve dois problemas ao mesmo tempo: conforto do paciente e durabilidade da caneta.

Como é a Limpeza do Kit Acadêmico Odontológico?

Assim como todos equipamentos odontológicos, a limpeza do kit acadêmico é fundamental para vida útil e para garantia de biossegurança no seu consultório.

Por isso, a limpeza ideal é realizar a limpeza com detergente enzimático, escova e água, secar, lubrificar, embalar e autoclavar.

A lubrificação do sistema de encaixe com o óleo que vem no próprio kit é fundamental para seu bom funcionamento. Faça a lubrificação diariamente.

Leia também: Micromotor Odontológico: Para Que Serve E Como Escolher

Dicas para cuidar do seu Kit acadêmico

kit acadêmico odontologia

Já tem o seu kit acadêmico odontológico e quer mantê-lo em perfeito estado? Siga nossas dicas para manter seus equipamentos funcionando bem e aumentar a vida útil deles! Confira:

  • sempre que for levar o kit acadêmico para outro lugar, como diferentes consultórios, guarde os equipamentos na caixa. Ela é estofada justamente para fazer a proteção adequada das canetas;
  • utilize brocas novas e com bom corte. descarte brocas velhas;
  • realize a correta limpeza e autoclavagem das pontas;
  • lubrifique diariamente;
  • cuidado para evitar quedas e danos na pinca dos equipamentos;
  • faça manutenções preventivas conforme indicado pelo fabricante.

Qual é o melhor kit acadêmico?

Os melhores kits acadêmicos, geralmente, são das empresas mais tradicionais e renomadas. Escolher materiais dessas marcas garante mais confiança e chance de acerto. As marcas mais utilizadas pelos dentistas são: Kavo, Dabi , Dentflex e NSK.

Sugerimos que antes da compra você faça uma busca ampla! Pergunte para colegas, veja reviews no youtube e faça uma compra consciente para não se arrepender. Abaixo colocamos os 3 kits mais vendidos no Brasil para você se informar:

Kit acadêmico da Dabi

O kit da Dabi vem com caneta de alta rotação, micromotor, peça reta, contra-ângulo, case para transporte e spray lubrificante.

As peças são feitas com design ergonômico, fabricadas em alumínio com tratamento anodizado, push button, alto torque e baixo ruído de trabalho.

Kit acadêmico da KaVo

A KaVo é uma marca muito conhecida e renomada. Seu kit acadêmico é muito conhecido e está como favorito de muitos dentistas. Esse é um kit completo, com caneta de alta rotação, micromotor, peça reta, contra-ângulo, case para transporte e spray lubrificante.

Para quem procura por um kit com rolamentos de cerâmica, o da KaVo é o ideal! Esse tipo de material permite que as peças não sofram com as altas temperaturas e ainda diminui drasticamente o ruído do motor.

Kit Dentflex

O kit da Dentflex é uma ótima opção para quem procura por qualidade. Ele traz design ergonômico, peças com refrigeração externa e rolamentos que diminuem o superaquecimento.

Esse é um kit bem completo, composto por:

  • caneta de alta rotação com push button;
  • micromotor com refrigeração externa;
  • contra-ângulo com refrigeração externa e saca-brocas;
  • peça reta com refrigeração externa;
  • guarnição para conexão borden;
  • agulha para limpeza do spray;
  • mandril adaptador de broca FG.

Conclusão

kit acadêmico odontologia

O kit acadêmico é um dos nossos principais instrumentos na Odontologia. Ele é composto por micromotor, contra-ângulo, peça reta e caneta de alta rotação. Os equipamentos do kit acadêmico odontológico servem para realizar grande parte dos tratamentos dentários, como remoção de cárie, preparos cavitários, polimentos entre outros.

Escolher o kit ideal não é uma tarefa fácil. Você deve estar atento ao tipo de design, tamanho, peso, pinça, tipo de sistema, ruído, cores e precisão dos equipamentos. Invista em um kit novo, de marcas reconhecidas no mercado e que possuem alta precisão.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.