Gestão de tempo: Saiba como otimizar sua rotina no consultório

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gestão de tempo dentista

Você faz a gestão de tempo do seu dia a dia? Ou você é daqueles dentistas que vivem sem tempo? Sabemos que a rotina de um consultório pode ser muito estressante, principalmente se você não aprendeu a delegar funções.

Segundo pesquisas do International Stress Management Association Brasil, 60% dos brasileiros sofrem com sobrecarga de tarefas ao longo do dia. Dessa forma o Brasil é um dos países mais estressados do mundo.

Sendo assim, para fugir do estresse e otimizar a sua produtividade no consultório, aprenda a fazer a gestão do seu tempo de forma eficiente. Confira o texto que fizemos para você.

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo é considerado o conjunto de técnicas utilizadas para aprimorar a realização de tarefas, de forma a aumentar sua produtividade reduzindo seu nível de estresse e ansiedade.

Portanto, a gestão do tempo consiste na adoção de vários processos, ferramentas e rotinas para cumprir as atividades e processos do consultório dentro dos prazos estabelecidos. Por isso, ter uma rotina e processos estabelecidos facilita e muito a gestão do tempo.

Quanto mais organizado é o seu consultório, mais fácil será sua rotina. Por isso devemos  dividir as tarefas por dias e por integrantes da equipe para que seja mais fácil realizar a gestão do seu tempo e te desafogar das tarefas diárias.

Por que fazer uma boa gestão de tempo é importante?

Quando administramos melhor o nosso tempo de trabalho, aumentamos consequentemente o nosso rendimento. Isso faz com que tenhamos uma melhora no bem-estar, na nossa qualidade de vida e menor sobrecarga e estresse no trabalho.

Quando nós dentistas tentamos fazer tudo, ou seja, cobrir toda a demanda do consultório sozinhos, acabamos estressados e sobrecarregados. Por isso, é importante saber dividir tarefas, não procrastinar para realizá-las e aprender a delegar funções.

Assim, conseguimos um ambiente de trabalho mais prazeroso e menos estressante!

Gestão de tempo para dentistas: Dicas para otimizar sua rotina

dentista no consultório gestão de tempo

Agora que você já sabe o que é fazer a gestão do tempo e qual é a sua importância, vamos aprender algumas dicas para fazer aplicar essa teoria no nosso consultório. Veja:

Tenha um planejamento diário

O primeiro passo para tornar seu consultório mais eficiente e produtivo é ter um planejamento diário das atividades.

Quando temos um programa organizado das tarefas e dos responsáveis por executar essas tarefas temos uma chance maior de aumentar a sua produtividade e conquistar os resultados esperados.

Por isso, faça uma lista de todas as atividades diárias, semanais e mensais que você e sua equipe têm que cobrir. Depois disso, avalie essas tarefas e veja quanto tempo é necessário para cumpri-las.

Avalie qual é a melhor pessoa para executar essas tarefas Certifique que a pessoa designada sabe e entende como resolver o executar a tarefa. Depois disso, faça uma tabela desses procedimentos e comece a seguir à risca se procrastinar todas as tarefas para que essas sejam feitas com planejado.

Avalie se o trabalho da equipe também está sendo bem feito e faça ajustes se for necessário para se adequar melhor a rotina do consultório.

Faça pequenas metas

Trabalhar com metas é fundamental para manter a equipe engajada e motivada. As metas

Elas contribuem para dar foco e, quando atingidas, promovem a sensação de dever cumprido.

Por isso, para gerenciar melhor o seu tempo, estabeleça metas de curto e médio prazo e trace estratégias para alcançá-las.

Você já conhece o método SMART para atingir metas? Confira nosso post através deste link.

Tenha prazos estabelecidos e alcançáveis

relógio gestão de tempo

Será que preciso cumprir prazos no meu consultório? Sim claro. Uma tarefa que não tem prazo para ser concluída provavelmente não sairá do papel. Por isso, estabeleça prazos e faça de tudo para que você e sua equipe os cumpra.

Por isso é sempre importante fazer uma projeção com alguma margem de segurança do tempo que será gasto para realizar o planejamento do paciente, mandar um trabalho ao laboratório, fazer cotação de compras em dentais, etc.

Esse tempo extra é fundamental para resolver algum “pepino” que possa surgir no caminho. Assim, você assume o controle do tempo em vez de se tornar refém dele.

Priorize as tarefas

O dia bem que podia ter mais de 24 horas não é mesmo? Mas como não temos a possibilidade de aumentar o número de horas por dia para caber nas nossas tarefas temos que aprender a priorizar.

Por isso, a dica é classificar as tarefas por ordem de importância e nível de urgência.

Comece pelas mais importantes e mais urgentes. Depois, realize as mais importantes, mas nem tão urgentes.

Avalie as tarefas que são delegáveis, ou seja, as que não dependem de você para que sejam executadas e por fim, deixe as tarefas que não são importantes ou urgentes para serem resolvidas depois. Mas, é claro, não esqueça delas, coloque-as no planejamento mensal.

Faça uso da tecnologia como sua aliada

Sabemos que organizar e gerenciar as atividades do consultório não é uma tarefa fácil, mas a tecnologia está aqui para trabalhar ao nosso favor.

Dessa forma, temos hoje à nossa disposição muitos aplicativos ou software que podem nos ajudar nessa organização.

Podemos utilizar o Google Agenda, por exemplo, para organizar os compromissos. Ela serve tanto para agendar os pacientes quanto para organizar as tarefas do consultório. Por ser gratuita e de fácil acesso pode ser uma ótima opção para você.

Outra ferramenta gratuita, fácil de usar e muito prática para gerenciar tarefas é o Trello.

Nele, é possível elencar as atividades e distribuí-las entre os membros de um grupo, além de conferir de maneira simples o andamento de cada atividade.

Delegue tarefas

Uma grande dificuldade que todos nós dentistas temos é delegar funções. Achamos que só nós mesmos conseguimos fazer as tarefas. Isso é um grande mito. Na verdade, a dificuldade é ensinar a equipe a executar tarefas, pois de nada adianta delegar se as pessoas não foram previamente treinadas para fazê-las.

Por isso, avalie as tarefas do consultório e verifique o que pode ser delegado para sua equipe. Comece com tarefas fáceis e faça o treinamento dos responsáveis. Depois de delegar acompanhe e verifique se o responsável está sabendo executar bem a tarefa.

O grande desafio aqui é sempre acompanhar o andamento da tarefa delegada. O erro quando delegamos e achar que não precisamos monitorar. Monitore sempre e ajude ensinando o colaborador quando necessário.

Evite distrações

Uma das principais coisas que atrapalham o andamento das atividades do consultório são as distrações diárias que podem surgir, e sempre surgem. Por isso, evite deixar as atividades para última hora e procrastinar as atividades para não ficar sobrecarregado quando as urgências acontecerem.

Faça pequenos intervalos entre atendimentos

Para tornar a sua rotina mais tranquila e prazerosa, tente deixar uma margem na sua agenda para fazer exercícios de alongamento, lanchar, tomar água, enfim, para aliviar a sua rotina.

Tornar o nosso dia a dia mais leve e prazeroso é fundamental para deixar nosso tempo de trabalho mais leve e menos estressante.

Preveja imprevistos

Consultório odontológico e urgências são quase sinônimos, não é mesmo? Sempre vão haver urgências e imprevistos. Por isso, trabalhe com uma agenda flexível, tenha um horário curinga para urgências na sua semana, planeje com antecipando as tarefas importantes da clínica para que nada interrompa o bom funcionamento.

Principais erros cometidos na gestão de tempo

gestão de tempo ampulheta

Agora que já sabemos como otimizar a nossa gestão de tempo no consultório vamos entender alguns dos principais erros que cometemos e como podemos evitá-los para otimizar nossa produtividade. Veja!

Procrastinar

Sem dúvida, um dos maiores inimigos da produtividade e do tempo é a procrastinação. Sabe aquela tarefa mais chata que tentamos evitar e ficamos enrolando para fazê-la? Pois é isso e procrastinar.

A procrastinação só faz com que trabalho se acumulem na sua lista e te faz sentir culpado por ter desperdiçado tanto tempo. Para evitar a procrastinação tente “quebrar” a tarefa em partes que sejam mais fáceis de gerenciar. E não fuja dos seus problemas! Resolva logo e rápido as tarefas mais chatas!

Não ter objetivos definidos

Os objetivos ou metas do consultório são fundamentais para manter o foco na realização das tarefas. Você já definiu qual será o faturamento mensal e anual do seu consultório? Quantos pacientes novos você quer angariar? Quais melhorias de infra-estrutura você pode fazer?

Pois é toda meta que é feita deverá ter um plano de ação para fazer ela acontecer. Por isso, trace suas metas e as tarefas para alcançá-la, isso será uma grande ajuda para a sua produtividade.

Distrair-se com facilidade

O seu celular vibra a cada 5 minutos com uma nova notificação, às tentações das mídias sociais e todas as outras tarefas diárias que tendem a nos distrair com certeza não inimigas da produtividade e da gestão de tempo.

Por isso, tente limitar essas tarefas para um determinado horário e evite utilizar celular ou redes sociais no horário que você deveria executar uma tarefa.

A metodologia GTD na gestão de tempo

dentista olhando relógio gestão de tempo

Ser produtivo não significa fazer mais, mas sim aproveitar o seu tempo da melhor forma. Encontrar maneiras de fazer a gestão do tempo pode sim ser um desafio, por isso vamos apresentar uma opção para você: o método GTD.

O método GTD (Getting Things Done) é uma metodologia de produtividade que foi criada por David Allen. Essa metodologia reúne diversas técnicas de produtividade que foram publicadas no livro: Getting Things Done” ou “A arte de fazer acontecer”, em português.

De maneira geral o método GTD baseia-se em cinco passos:

  1. Capturar: pensar em todas as ideias e tarefas que você tem para fazer;
  2. Esclarecer: este é o momento em que você se dedica para estabelecer como essas tarefas podem ser feitas;
  3. Organizar: é importante ter suas listas organizadas para que possa acessá-las na hora certa e no lugar certo;
  4. Refletir: este é o momento de revisão de todo o nosso protocolos para não perder nada de vista, atualizar as informações e obter perspectiva.
  5. Engajar: é executar com significado. Saber o que você está fazendo naquele momento, a coisa mais importante que deveria estar fazendo, ao invés de estar preocupado ou distraído com outro assunto. É a tranquilidade de saber que o que você não está fazendo está sob controle.

Entenda como o Empreendedor Dentista pode te ajudar

Nós do empreendedor dentista somos um canal especializado e podemos te ajudar de diversas formas. Siga o nosso perfil no instagram e veja nossos vídeos no youtube. Confira também o nosso ebook: método meu primeiro consultório de sucesso!

Conclusão

dentista com tablet gestão de tempo

A gestão do tempo consiste na adoção de vários processos, ferramentas e rotinas para cumprir as atividades e processos do consultório dentro dos prazos estabelecidos. Por isso, ter uma rotina e processos estabelecidos facilita e muito a gestão do tempo.

Uma maneira prática de fazer a gestão de tempo no seu consultório é: mapear todas as atividades diárias, semanais e mensais que você e sua equipe têm que cobrir. Depois disso, avalie essas tarefas e veja quanto tempo é necessário para cumpri-las.

Avalie também qual é a melhor pessoa para executar essas tarefas Certifique que a pessoa designada sabe e entende como resolver o executar a tarefa. Depois disso, faça uma tabela desses procedimentos e comece a seguir à risca se procrastinar todas as tarefas para que essas sejam feitas com planejado.

Utilize aplicativos e software para te ajudar a organizar essas tarefas e gerenciar a sua equipe para tornar essas rotina mais fácil!

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