Gesso Odontológico: Conheça os 5 tipos

Avaliações
5/5
mãos mostrando gesso odontológico

As próteses e as restaurações dentárias fazem parte de um dos pilares da Odontologia.

O gesso odontológico é um dos materiais utilizados como base para a confecção das próteses dentárias. Esse material se apresenta em diferentes tipos e também possui diversas características que se enquadram a cada necessidade.

De maneira geral podemos dizer que o gesso odontológico é um material produzido a partir de minerais e com coloração branca ou acinzentada.

O que é o gesso odontológico?

O gesso odontológico é um material de fundamental importância para a Odontologia. Logo na graduação, o primeiro contato dos alunos com esse material é no estudo de suas características e propriedades na disciplina de materiais dentários.

Durante a faculdade, também utiliza-se esse material para auxiliar no diagnóstico, planejamento e tratamento dos pacientes. Isso porque ele serve para a confecção de modelos de estudo, restaurações odontológicas indiretas, que auxiliam no diagnóstico e reabilitação de um dente ao retornar à sua forma e função originais.

É um material que é utilizado em procedimentos indiretos, pois não é aplicado diretamente na boca do paciente, uma vez que o material protético é confeccionado em laboratório.

Para que serve o gesso odontológico?

Normalmente, o gesso odontológico é aplicado em dentes que sofreram perdas de partes de sua estrutura, por cárie, quebras, traumas ou até mesmo tratamento de canal.

Podemos dizer que ele é amplamente utilizado da Odontologia, tanto para a confecção de modelos de estudo, quanto para modelos de trabalho.

Entretanto, existem algumas regrinhas quanto ao uso desse material para obter um bom desempenho na execução do seu trabalho, como: utilizar a proporção adequada, seguir a ordem de colocação dos materiais e saber escolher o tipo certo para cada situação.

A moldagem em Odontologia, ou seja, a técnica de obter molde da boca, consiste em inserir o material em uma moldeira, colocá-lo na boca do paciente até que a substância comece a endurecer. O produto dessa reação química é o molde, seguido da obtenção do modelo de gesso e o acabamento é feito em uma recortadora própria.

5 Tipos de gessos odontológicos

mãos segurando gesso odontológico

Como falamos, o gesso odontológico é usado na Odontologia para o preparo de modelos de estudo das estruturas oral e maxilofacial. São utilizados também como um importante auxílio nos procedimentos de laboratório que envolvem a confecção de próteses dentárias.

São diversos os tipos de gesso usados para produzir moldes e modelos a partir dos quais próteses e restaurações são feitas. Confira abaixo as diferenças entre eles.

Gesso para Moldagem

Estes materiais para moldagem são compostos de gesso Paris ou gesso comum, ao qual foram adicionados modificadores para regular o tempo de presa e a expansão de presa.

Gesso para Modelo

O gesso para modelo é usado principalmente para preencher a mufla na construção de uma dentadura, quando a expansão de presa não é crítica e a resistência é adequada.

Gesso-Pedra

É indicado para a construção de modelos, na confecção de próteses totais que se ajustam aos tecidos moles. Ele apresenta uma resistência adequada para este propósito, sendo super fácil remover a prótese após sua conclusão.

Gesso-Pedra de Alta Resistência

O gesso-pedra de alta resistência, também conhecido como troquel, é caracterizado pela sua resistência, dureza e um mínimo de expansão de presa.

A rigidez deste gesso aumenta mais rapidamente que a resistência à compressão, uma vez que a secagem da superfície é mais rápida. E esta é uma das vantagens, já que a superfície resiste mais à abrasão enquanto o corpo do troquel é menos sujeito a uma fratura acidental.

Gesso-Pedra, Alta Resistência, Alta Expansão

Esse tipo de gesso tem uma resistência à compressão superior à do gesso citado acima. Este aumento de rigidez, por exemplo, é conseguido pela diminuição da relação água e pó.

Então a razão para aumento da expansão de presa é que certas ligas novas, com a base de metal, apresentam uma grande contração de solidificação. Bem diferente das ligas de metais nobres.

Cuidados com o gesso odontológico?

É muito importante tomar alguns cuidados com o gesso odontológico. Abaixo listamos tudo o que é importante saber sobre esses procedimentos de armazenagem, preparo e limpeza do local.

Armazenamento

O gesso deve ser armazenado em sacos plásticos lacrados e acondicionados dentro de uma lata fechada, já que o produto é suscetível à umidade, podendo provocar alterações químicas do gesso. O prazo de validade é de seis meses.

A contaminação do pó de gesso pela umidade, através da exposição prematura as condições de trabalho, pode ocasionar uma redução no intervalo de tempo de endurecimento.

Caso a exposição seja demasiada, o endurecimento é prolongado, inclusive diminuindo a resistência à compressão.

Alguns profissionais ainda sugerem que o gesso deve ser armazenado com a data de aquisição e, posteriormente, uma tabela de controle de expansão precisa ser preenchida com a data na qual o pacote foi aberto.

Preparo

A proporção entre água e pó para o preparo do gesso depende de cada fabricante. Contudo, quanto maior for essa relação, mais prolongado será o tempo de presa, maior será a porosidade e menos resistente o produto final.

A correta proporção de água e pó deve ser medida fazendo-se uso de dispositivos graduados, como uma proveta para o volume de água destilada, e o pó pode ser pesado numa balança.

Para obter melhores resultados, a mistura pode ser manipulada em espatulador mecânico a vácuo por aproximadamente 15 segundos.

Limpeza da superfície dos moldes

Os moldes devem ser lavados sob água corrente para eliminar o muco e a saliva presentes, e após, borrifar o molde com uma substância desinfetante. Após a lavagem, é preciso retirar o seu excesso com jatos de ar.

Este procedimento tem a finalidade de acelerar a presa da camada de gesso em contato com o alginato, evitando assim, possíveis alterações dimensionais devido à troca de líquido entre eles.

Qual a diferença entre gesso e o scanner intraoral?

Apesar de terem a mesma finalidade, existe muita diferença entre o gesso e o scanner intraoral.

De maneira geral podemos dizer que o scanner intraoral veio para substituir a famosa moldagem com alginato, para se obter o modelo de gesso. Ele veio para reproduz de forma digital os dentes do paciente.

Ou seja, ele funciona fazendo uma leitura completa da arcada dentária com uma câmera intraoral e todos os dados capturados são enviados para o computador, que cria uma imagem em 3D de altíssima qualidade

Depois disso, o material é entregue a um laboratório que faz a fresagem com uma impressora 3D.

Alguns profissionais preferem concluir todo o trabalho no próprio consultório, então optam por comprar o equipamento completo (scanner intraoral e impressora).

Dentre as principais vantagens do scanner intraoral estão:

  • Mais agilidade para o procedimento, uma vez que as imagens são captadas rapidamente e já enviadas ao laboratório;
  • Mais conforto ao paciente, pois não tem aquele incômodo de colocar um material viscoso na boca;
  • Precisão na captação de imagens, pois a máquina faz uma reprodução fiel da boca do paciente, capturando as cores naturais de seus dentes e gengivas;
  • Ótimo custo benefício, apesar do alto investimento para a aquisição de um scanner intraoral, com o tempo o profissional acaba tendo uma economia no consultório, pois não precisará gastar com todos os utensílios para moldagem;
  • Segurança no armazenamento de imagens de forma digital, sem o perigo de perdê-las;
  • Prestação de um serviço de melhor qualidade o que, consequentemente, acarreta em mais pacientes para o seu consultório.

Conclusão

dentista gesso odontológico

O uso de moldagens e modelos de gesso foi um procedimento muito utilizado antes do surgimento da Odontologia Digital. Embora ainda seja popular em alguns consultórios odontológicos, ele vem perdendo sua força frente ao scanner intraoral.

Rápido, limpo, preciso e sustentável, o trabalho digital agiliza os tratamentos e causa menos desconforto ao paciente.

Caso você trabalhe com essa especialidade, avalie a necessidade de adquirir um scanner intraoral ou então permanecer fazendo os moldes em gesso.

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.