Estágio em Odontologia: o que faz, quando começa, como fazer currículo

Avaliações
5/5
estagio em odontologia aprendendo

Todo estudante de odontologia que logo ir para a prática! Isso porque nossa nobre profissão é voltada para colocar a mão na massa. Um dos momentos em que o aluno de graduação consegue ver a realidade de um consultório e no estágio em odontologia.

É nessa etapa que o aluno pode sair do ambiente acadêmico e aprender na prática, junto a um supervisor, quais são os principais desafios envolvidos na área e potencializar a sua formação.

Mas é claro que na hora de fazer um estágio muitas dúvidas podem surgir. Como fazer? Onde procurar estágio? Como preparar meu currículo? Enfim, muitas dúvidas devem ser esclarecidas e nem sempre temos todas as informações disponíveis em um único lugar.

Por isso, neste texto iremos falar para você, estudante de odontologia, todos os pontos importantes aos quais você deve estar atento no momento de ingressar em um estágio. Confira!

O que é estágio em Odontologia?

estagio em odontologia pratica

Toda faculdade de Odontologia deve fornecer ao aluno um estágio obrigatório. Esse estágio obrigatório geralmente acontece em formato de parcerias com instituições públicas como centro de saúde bucal de prefeituras, forças armadas, hospitais, entre outros.

Nesse estágio obrigatório os alunos atendem pacientes, na maioria das vezes, vinculados ao SUS em diversas faixas etárias. Nesse atendimento, eles são supervisionados pelos profissionais da instituição e coordenados por um professor universitário.

Esse estágio obrigatório não é remunerado e geralmente dura em torno de 3 meses. No entanto, o aluno pode fazer um estágio como um tipo de atividade extracurricular. Esse tipo de estágio permite sim o recebimento de uma bolsa-auxílio que gira em torno de R$ 700 e R$ 1500, dependendo do local e da qualificação do estagiário.

Para isso realizar o estágio extracurricular é necessário que o contratante (clínica ou consultório) e o contratado (aluno)  assinem um termo de compromisso contendo todas as informações referentes ao estágio.

Neste termo de compromisso estão expostas todas as funções do estagiário, a carga horária e todos os seus direitos, benefícios e deveres. A faculdade deve então ser informada e conceder o seu aval legal.

O estágio extracurricular é uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem de fato como uma clínica odontológica funciona. Lá ele terá acesso aos prontuários dos pacientes, irá observar procedimentos, ver a parte de organização e logística envolvida na gestão de um consultório.

O que é estágio supervisionado em Odontologia?

Iremos abordar nesse texto o estágio extracurricular. Esse é caracterizado como um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, proporcionadas ao estudante, pela participação em situações reais da vida, realizadas sob a responsabilidade da clínica ou consultório que o contrata.

A atividade de estágio possibilita a experimentação de situações práticas do dentista na vida real como procedimentos odontológicos, organização de consultório, trato com o paciente e todas questões envolvidas em uma clínica ou consultório.

O estágio supervisionado extracurricular não é uma atividade obrigatória, mas é muito recomendada! Pois diferentemente do estágio obrigatório, você verá na prática como funciona um consultório odontológico com atendimento de pacientes particulares.

Nesse tipo de estágio o aluno terá atividades específicas. Você não poderá atender pacientes! Mas poderá auxiliar e acompanhar todos eles. Um supervisor será designado para te acompanhar e realizar os procedimentos.

Lembrando que cabe a cada empresa contratante designar as atividades do estagiário e essas devem ser aprovadas pelas instituições de ensino.

O que faz no estágio de Odontologia?

O estágio não se  pode configurar como vínculo empregatício para o estudante, afinal, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) veda qualquer prática dessa natureza sem o diploma de bacharel em Odontologia.

As atividades do aluno devem ser executadas em espaços que permitam promover a experiência de aprendizagem. Além disso, todas as tarefas designadas pelo contratante devem ter validação por parte do supervisor perante a instituição de ensino. Lembre-se, também, de que todas as suas atividades devem obedecer à Lei do Estágio.

A carga horária do estágio também deve ser compatível com a carga horária do curso de graduação, ou seja, não deve interferir nas suas práticas da graduação. Outro ponto essencial é que só poderão começar a estagiar os alunos que estiverem acima do 5º período.

Importância do estágio em Odontologia

estagio em odontologia estagiario

O estágio extracurricular é um momento único e super importante para o aluno de graduação pois permite a oportunidade de, ainda durante a formação, aprender uma série de questões práticas que não são passadas na faculdade.

Dessa forma você poderá compreender melhor como funcionam os seguintes quesitos abaixo:

  • como esterilizar os materiais;
  • como auxiliar o seu supervisor de estágio;
  • como auxiliar em procedimentos cirúrgicos;
  • como realizar a reposição de materiais;
  • como realizar limpezas;
  • como realizar procedimentos básicos, por exemplo, a aplicação de anestesias, restaurações, entre outros;
  • como documentar pacientes;
  • como realizar anamnese;
  • como passar planejamento financeiro.

Portanto, o  estágio  permite que você se torne um profissional muito mais seguro acerca das suas práticas. Ao se formar, não sentirá o desconforto da inexperiência e esse fato pode fazer com que você saia na frente e se destaque mais rápido no mercado de trabalho.

Quando o estudante de Odontologia pode estagiar?

O estágio supervisionado extracurricular em Odontologia pode ser realizado a partir do 5 período na faculdade desde que a carga horária seja compatível com as atividades da faculdade.

Já o estágio obrigatório é uma atividade que geralmente acontece ao final do curso de odontologia e é organizado pelas instituições. Por se tratar de um estágio obrigatório ele é fundamental para que você consiga se formar no curso.

Quantas horas trabalha um Estagiário de odontologia?

estagio em odontologia estagiaria

A carga horária de um estágio extracurricular varia bastante! Essa carga horária pode variar de acordo com a disponibilidade do aluno no período e de acordo com a clínica contratante.

Em algumas instituições públicas de ensino como universidades federais, o aluno tem um curso de odontologia em dedicação exclusiva, não sobrando tempo para estágios extracurriculares.

Em instituições privadas, o curso de odontologia pode ser integral ou parcial. Nesses casos existe maior flexibilidade de horário na grade curricular o que libera horário para estágios extracurriculares.

A disponibilidade de horários no período da faculdade irá determinar o quanto tempo você tem para se dedicar ao estágio. E dessa forma você pode combinar com a clínica que está contratando.

De maneira geral, essa disponibilidade de horários varia de 1 a 4 turnos na semana.

Como fazer currículo para estágio em Odontologia?

Agora que você já sabe como é e a importância de se fazer um estágio extracurricular na odontologia vamos te dar algumas dicas de como construir um bom currículo.

Para pleitear uma vaga de estágio você deve estar preparado! Construir um currículo bem estruturado e organizado aumenta suas chances de conseguir uma vaga e se destacar entre os concorrentes! Veja abaixo algumas dicas que preparamos para você!

Conheça a estrutura de um modelo de currículo para estágio

Para se candidatar a uma vaga de estágio é imprescindível que você envie um currículo para clínica ou consultório contratante. Para isso, é preciso antes de iniciar, saber quais são os tipos de currículo disponíveis!

  • currículo simples: esse é o tipo mais comum, com tópicos descritivos distribuídos como o candidato queira;
  • currículo cronológico: esse tipo de currículo ressalta a trajetória profissional por ordem dos acontecimentos, como uma linha do tempo;
  • currículo temático:  ressalta conhecimentos e habilidades;
  • currículo combinado ou misto: mescla experiência profissional e educação de maneira equilibrada;
  • vídeo currículo:  é o currículo em vídeo, mais usado para entrevistas de emprego online;
  • currículo com carta de apresentação:  inclui um texto narrativo sobre sua trajetória;
  • currículo vitae: o mais comum em odontologia. Nele colocamos um pouco sobre nossa história de formação, cursos complementares, atividades extracurriculares;
  • currículo lattes: super importante na área da saúde. Você precisa ter o seu especialmente se for pleitear uma vaga de iniciação científica ou quiser fazer um mestrado.

Utilize o melhor tipo de formatação para uma boa apresentação

Após escolher o tipo de currículo que você vai usar ou que o empregador solicita você deve formatá-lo. Para isso, utilize as dicas abaixo:

  • utilize linguagem formal, sem gírias;
  • não minta sobre informações;
  • utilize um e-mail profissional para o envio de currículo;
  • seja objetivo na descrição das suas atividades;
  • revise seu currículo para não ter erros gramaticais;
  • formate o arquivo de forma a ficar harmônico e de fácil legibilidade;
  • insira uma foto apenas se for exigido pelo cargo;
  • utilize margens amplas;
  • pode-se utilizar linhas para separar grandes partes, desde que sejam discretas;
  • prefira utilizar somente 1 tipo de fonte para todo o texto;
  • destaque os subtítulos com fonte maior;
  • utilize negritos e itálicos com cuidado;
  • tenha um padrão de escrita para datas, nomes de instituições, cursos, tanto na maneira de escrever quanto na ordem das informações.

Organize bem as informações

Tenha um currículo bem organizado com informações objetivas e bem formatado. Para isso, organize o seu currículo em tópicos, veja!

Dados pessoais

Nesse tópico você deve descrever os seus dados como nome completo, endereço, telefone, email, data de nascimento e outras informações relevantes.

Objetivo

Faça um parágrafo com aproximadamente 5 linhas utilizando frases curtas e em ordem direta. Aqui você vai descrever as suas pretensões com o estágio e por que está se candidatando àquela vaga.

Experiência laboral

Caso você já tenha feito algum tipo de estágio antes aqui você pode descrevê-lo. As principais atividades, carga horário e período que trabalhou. Você também pode descrever trabalhos e estágios em outras áreas além da odontologia.

Formação Acadêmica

Descreva neste tópico os locais e o tipo de curso que já fez ou faz em ordem cronológica, cursos complementares, iniciação científica, cursos de idioma, informática, enfim, todos os cursos que já fez para desenvolvimento das habilidades profissionais.

Habilidades

Aqui, você vai descrever suas habilidades ou áreas em que mais se destaca. É importante destacar o que faz o profissional de Odontologia se diferenciar no mercado.

Veja alguns exemplos:

  • matérias que mais gosta ou identifica;
  • premiações;
  • participação em eventos científicos;
  • destaque acadêmico;
  • projetos de pesquisa, entre outros.

Informações adicionais

Neste tópico você pode acrescer informações que considera relevante ou que o diferenciam dos demais alunos como:

  • participação em eventos, como congressos, palestras;
  • experiência com tecnologias da área;
  • idiomas que domina;
  • trabalho voluntário;
  • destaque das suas qualidades.

Qual o salário de um estagiário remunerado de Odontologia?

estagio em odontologia consulta

O valor médio de uma remuneração de estagiário em Odontologia poderá variar de acordo com a região do país, clínica contratante e carga horária trabalhada.  Contudo, alguns sites fazem levantamentos da média nacional (segundo o Vagas,) sobre o tema e colocam uma média salarial de R$ 982.

Veja mais sobre o assunto neste vídeo do nossos canal no YouTube:

Conclusão

O estágio extracurricular em odontologia é uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem de fato como uma clínica odontológica funciona. No estágio o aluno terá acesso aos prontuários dos pacientes, irá observar procedimentos, ver a parte de organização e logística envolvida na gestão de um consultório.

O estágio pode ser realizado a partir do 5 período na faculdade desde que a carga horária seja compatível com as atividades da faculdade. A disponibilidade de horários no período da faculdade irá determinar o quanto tempo você tem para se dedicar ao estágio. E dessa forma você pode combinar com a clínica que está contratando.

Passar por um estágio  permite que você se torne um profissional muito mais seguro acerca das suas práticas. Ao se formar, não sentirá o desconforto da inexperiência e esse fato pode fazer com que você saia na frente e se destaque mais rápido no mercado de trabalho.

 

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.