Como definir metas eficazes para seu consultório em 2022

Avaliações
5/5
como definir metas comprometimento

Você sabe como definir boas metas para o seu consultório?

Os odontólogos que possuem seu consultório ou clínica própria, lidam com questões administrativas que não foram contempladas em sua vida acadêmica.

A definição de  metas para o seu negócio são essenciais para garantir que os consultórios ou clínicas não decretem falência. E, permitindo que os pacientes continuem recebendo seus tratamentos.

O atendimento e a eficácia técnica do procedimento, são sem dúvida as prioridades dos profissionais da saúde. É extremamente importante que esses profissionais compreendam que o atendimento é a parte principal do negócio, mas que somente se completará quando todo o processo administrativo for adaptado para este fim.

Elaboramos um passo a passo completo sobre como definir as metas para o seu consultório. Continue a leitura deste texto e descubra sobre a importância do planejamento estratégico!

Antes de tudo, conheça a diferença entre metas e objetivos

como definir metas dicas

– Metas: quanto e até quando se pretende fazer.

São quantificações específicas de algo que queremos alcançar. Elas fazem parte de um objetivo, mas são mais precisas e podem estar relacionadas a qualquer coisa.

– Objetivos: o que se deseja quer fazer.

São valores e finalidades de uma organização expressada em expectativas. Os objetivos formais fazem parte da missão da empresa e determinam o tipo de estratégia e de estrutura adotados.

Qual a importância de definir metas para o seu consultório odontológico?

como definir metas importancia

Ao estabelecer as metas é possível medir e se orgulhar da conquista de cada uma delas. A autoconfiança aumenta, e a concentração da aquisição de conhecimento é definida de forma objetiva. 

A organização do tempo e/ou recursos fazem parte desse processo. Toda a equipe se beneficia com a organização e a definição das tarefas. Ninguém fica sobrecarregado, e todos sabem das suas responsabilidades a serem entregues.

Antes de aprender como definir boas metas, é preciso separar o que é importante do que é irrelevante ou uma distração. Além disso, como as metas são mais específicas e mensuráveis comparadas a um objetivo, estabelecer uma meta nos torna mais propensos a conquistá-la.

Manter-se motivado é importante para conseguir alcançar uma meta. Mas, manter toda a equipe motivada é extremamente importante para a estabilidade e alcance novas metas.

Conheça o método SMART e descubra como definir metas

como definir metas eficazes

Quer saber como definir metas eficazes? O método SMART é uma metodologia que certamente te ajudará!

No consultório ou na vida, o estabelecimento de metas ajuda a aumentar a produtividade e lucratividade.

Ao criar metas devemos ter cautela. Elas devem servir para estimular o esforço e não para desestimular. Nesse sentido, entender e aplicar o método SMART para o seu consultório é muito interessante. 

O método SMART foi criado por Peter Drucker e consiste em uma forma eficaz de definir metas e objetivos, seja para projetos pessoais ou para a sua empresa.

A sigla é composta pelos 5 princípios que funcionam como um check list para elencar a consistência de uma meta proposta.

Significado da sigla do método SMART:

  • S: Specific (Metas específicas): o objetivo ou meta deve ter como alvo uma área específica de melhoria ou atender a uma necessidade específica;
  • M: Measurable (Metas mensuráveis): a meta deve ser quantificável ou, pelo menos, permitir um progresso mensurável;
  • A: Achievable (Metas alcançáveis): a meta deve ser realista, com base nos recursos disponíveis e nas restrições existentes;
  • R: Realistic (Metas realistas): a meta deve estar alinhada com outros objetivos de negócios para ser considerada valiosa;
  • T: Time-based (Metas com um prazo): a meta deve ter um prazo ou fim definido.

Para entender mais sobre o método SMART, é importante complementar a sua leitura com este texto publicado no blog https://empreendedordentista.com.br/metodo-smart/.

Como definir metas eficazes para a sua clínica odontológica em 2022: confira algumas dicas

como definir metas

Se você tem um consultório ou clínica odontológica entende bem os desafios inerentes à gestão. Imagine que você precisa aumentar o seu tratamento, mas não sabe como irá fazer!

É difícil aumentar o seu lucro sem saber onde e como atuar, quais recursos estão disponíveis e quanto tempo terá para buscar o resultado.

Por isso, a criação de metas é uma forma de estimular a sua equipe em prol de um objetivo em comum. As metas servem como um direcionamento para o que se deseja conquistar.

E para alcançar o bater de uma meta devemos então considerar ações que te levarão até o resultado esperado. E a partir dessa análise vamos poder criar o plano de ação, com dados para a base das tomadas de decisões.

– Analise a situação atual do seu consultório

Analisar as informações dos demonstrativos financeiros de um consultório ou clínica odontológica, é uma das maneiras de aferir o seu desempenho. E isso não é tudo. 

Além dos números apresentados nos principais documentos, como balanço patrimonial, demonstrativo de resultados e de origem e aplicação de recursos, outros dados são tanto quanto importantes.

Por meio da análise financeira, obtida com base em diferentes indicadores, é possível medir de forma precisa o desempenho da empresa. 

E todo administrador/gestor ou auxiliar administrativo que deseja conduzir um negócio com sucesso, deve se familiarizar com a análise financeira, independentemente de seus objetivos (operacionais, administrativos, estratégicos ou comerciais).

O que é análise financeira?

A análise financeira é o esforço dedicado à compreensão das finanças do seu negócio. Ela ajuda a identificar fragilidades e prevenir possíveis problemas em curto, médio e longo prazos. 

As informações obtidas nesse processo auxiliam as tomadas de decisão relativas à correção de problemas de liquidez e fluxo de caixa, podendo até mesmo interferir na distribuição do lucro líquido. 

Com a análise financeira é possível compreender a viabilidade de um negócio com base na avaliação da sua estabilidade e a capacidade de geração de lucro. 

Como fazer a análise financeira?

Avaliar a saúde financeira do seu consultório ou clínica, e prever seu desempenho futuro são, portanto, ações essenciais. Assim, manter os indicadores financeiros da organização sempre atualizados é fundamental e importante para o crescimento. 

O primeiro passo é definir quais indicadores vão ser usados. É a partir deles que se tem acesso a números e dados concretos que demonstram a real situação financeira do empreendimento. 

Com isso, a administração da empresa fica mais simples e segura, pois as tomadas de decisão permitem ajustar os resultados insatisfatórios.

Quer saber quais indicadores usar ? Os indicadores chaves de desempenho ou KPIs são uma ferramenta que vem auxiliando os sistemas de gestão. Os KPIs auxiliam na visualização do que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.

Para entender mais sobre os indicadores chaves ou KPIs entre no Blog e leia este texto com muita atenção: https://empreendedordentista.com.br/kpis/.

– Pontue quais as necessidades da sua clínica e quais os objetivos que deseja alcançar

Para avaliar as necessidades da sua clínica e traçar metas e objetivos, é preciso se basear em 4 pontos estratégicos para o seu negócio:

  1. Atrair Novos Pacientes: 

As consultas iniciais são uma das principais fontes financeiras do seu consultório. A cada nova consulta, uma nova oportunidade de se fechar um planejamento financeiro, com um novo paciente e portanto uma nova oportunidade de lucro para o seu negócio.

Por isso, é essencial investir constantemente em estratégias para atrair pacientes. O marketing odontológico, é uma ferramenta dessas estratégias. Afinal, se a sua missão é atender de forma humanizada e realizar um tratamento completo, quanto mais pacientes souberem dos seus diferenciais, melhor. 

Lembre-se de traçar metas baseadas no seu marketing odontológico.

Se você quiser aprofundar mais a respeito desse assunto acesse nosso texto publicado no Blog: https://empreendedordentista.com.br/marketing-digital-para-dentistas/.

  1. Atender

A experiência do paciente com o seu serviço odontológico começa desde a busca por um profissional de saúde. Seguindo no processo de agendamento, marcação da consulta, atendimento pela recepcionista, e até mesmo o pós-atendimento.

Oferecer aos pacientes atendimento individualizado, é sem dúvida um diferencial, diante de tanta correria e falta de tempo generalizada, diante de tudo o que estamos vivendo. 

O atendimento humanizado é o que nossos pacientes precisam, além da excelência técnica, é claro. Mas nem sempre é o que o profissional presta ao seu cliente.

  1. Fidelizar

A fidelização de pacientes é extremamente importante para a estabilidade do seu consultório ou clínica odontológica.

Se sua meta é ter 40% de pacientes retornantes em um mês, ou seja, pessoas que já realizaram pelo menos uma consulta. Isso significa que você precisa investir na fidelização, para garantir que seus pacientes retornem e não se esqueçam de quem os atendeu. 

Clientes satisfeitos com o atendimento, têm a maior taxa de fidelização dentro de um consultório. Portanto, investir no atendimento diferenciado (individualizado e humanizado) pode te fazer ser especial e fidelizar o seu paciente.

  1. Rentabilizar

Se os três primeiros objetivos já são realizados dentro do seu negócio, a parte de rentabilizar não é complexa, afinal, a maior parte das metas irão encaminhar para um bom retorno financeiro.

Ainda assim, suas metas devem englobar as finanças do consultório, como obter por exemplo  R $40 mil de lucro líquido mensal (que corresponde ao valor restante após descontar todas as despesas do mês).

Realizar uma boa gestão financeira irá ajudar no acompanhamento das suas metas, principalmente se você contar com a ajuda de software sobre suas finanças.

– Defina metas ousadas, mas realistas

É imprescindível que um administrador deixe claro para sua equipe que suas vendas só devem acontecer se for possível a entrega da prestação de serviços, dentro do prazo determinado. 

Esse fator gera uma relação de confiança, além de possibilitar crescimento de vendas/planejamentos financeiros, baseados em planejamentos de tratamentos executáveis, em sua base de clientes a médio e longo prazo.

A parte fundamental de toda a cadeia de venda, acompanha a relação fornecedor/empresa, entrega dados valiosos sobre as interações com os clientes, reúne problemas técnicos, insatisfações, feedbacks e outras informações que viabilizam um atendimento mais assertivo.

Dessa forma, você poderá contar com clientes satisfeitos que promoverão seus serviços e retornarão ao consultório ou clínica odontológica no futuro, garantindo o sucesso de suas metas de vendas a longo prazo.

– Determine o prazo em que quer alcançar estas metas

Quando for fazer o seu planejamento de metas, é importante saber separar os planos de curto, médio e longo prazo. E sem dúvidas, saber aonde você quer chegar.

Veja as características de cada um:

  1. Planos a curto prazo:

São aqueles que você pretende realizar em menos de um ano, às vezes em poucos meses ou até semanas.

  1. Planos a médio prazo:

São planos que costumam ser realizados em um período de um a cinco anos.

  1. Planos a longo prazo:

E por fim, os planos a longo prazo têm um horizonte acima de cinco anos para a sua realização.

– E não esqueça, defina metas para os diversos setores (financeiro, vendas, marketing)

Toda a equipe deve estar engajada e em busca de um ideal em comum. Quando todos os funcionários do seu negócio estão cientes das metas e da distribuição dos serviços para se bater uma meta. Todos trabalham visando bater a meta.

Desde o funcionário administrativo ao dentista propriamente dito, cada um tem a sua função dentro dos objetivos para se alcançar e bater a meta da empresa.

Uma estratégia é proporcionar benefícios extras aos funcionários que colaboraram para bater a meta. Ajudando toda a equipe e ao mesmo tempo fazendo um trabalho motivacional e energético para seus colaboradores.

Afinal, os grandes líderes se destacam e são admirados. E os “grandes chefes” são os temidos. O que você quer ser ? Como quer ser visto ?

Se quiser aprender mais sobre como impulsionar o seu negócio, temos um ótimo texto também já publicado sobre dicas de liderança.

Comprometa-se com as suas metas

como definir metas metodo smart

“Comprometa-se com suas metas e encare os obstáculos como etapas para atingir o objetivo final.” Descrito por Lair Ribeiro, um escritor, conferencista e palestrante motivacional brasileiro que durante muitos anos atuou como médico cardiologista. Tem diversos livros, artigos e vídeos na área da Programação Neurolingüística.

Conclusão

como definir metas diferença metas e objetivos

Os odontólogos que possuem seu consultório ou clínica própria, lidam com questões administrativas que não foram contempladas em sua vida acadêmica. 

Por isso, é importante completar seus conhecimentos antes de abrir o seu próprio negócio. Ou se atualizar para conseguir aumentar a lucratividade da empresa.

A definição de  metas para o seu negócio, são essenciais para garantir que os consultórios ou clínicas não decretem falência. E, permitindo que os pacientes continuem recebendo seus tratamentos.

A criação de metas é uma forma de estimular a sua equipe em prol de um objetivo em comum. As metas servem como um direcionamento para o que se deseja conquistar. 

E para alcançar o bater de uma meta devemos então considerar ações que te levarão até o resultado esperado. 

Os próximos textos estão imperdíveis, continue nos acompanhando para ter acesso a conteúdo de qualidade !

Siga nas redes sociais

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre odontologia diretamente em seu e-mail.

Posts em Destaque

Acesso rápido

Confira estes posts:

Você também pode gostar destes conteúdos

CONTATO

Entre em contato com a Equipe do Empreendedor Dentista.

Seus dados estão 100% seguros.

Inscreva-se na Newsletter

Receba conteúdos e oportunidades exclusivas do mercado de Odontologia diretamente em seu e-mail.