Absenteísmo: como evitar a falta e o atraso dos funcionários no seu consultório

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Absenteísmo significa ausentar-se. No ambiente de trabalho ou no consultório odontológico, é o termo utilizado quando algum funcionário falta no emprego. 

A taxa de absenteísmo de uma clínica ou consultório é um indicador de extrema importância, pois ele pode apontar algum problema de relacionamento ou até estrutural que não está sendo identificado. 

Esse indicador é um grande aliado para construção de um ambiente de trabalho positivo para os seus funcionários, onde estejam felizes e engajados com o propósito da clínica.

Se você quiser saber mais sobre o tema e como evitar faltas dos funcionários veja o texto abaixo!  

Antes de tudo, o que é absenteísmo?

Absenteísmo, ou absentismo, significa falta de pontualidade e assiduidade no trabalho. Qual dentista se identifica com essa situação? Funcionários que faltam muito,chegam atrasados sempre e prejudicam o andamento da clínica?

A taxa de absenteísmo, também chamada de ausentismo, é a soma dos períodos em que os colaboradores se ausentam do trabalho, independentemente do motivo, excluindo, é claro, o período de férias.

Quanto mais alta a taxa, mais vezes o funcionário se atrasou ou faltou. Essa taxa é um dado relevante para você dentista gestor avaliar seus funcionários e também o relacionamento entre a clínica e os colaboradores. 

Certo grau de absenteísmo é normal e certamente não irá prejudicar as atividades e produtividade da clínica. Todos possuem intercorrências no seu dia-a-dia, inclusive os funcionários. O que não pode acontecer é ter uma taxa alta de absenteísmo, pois aí sim, teremos prejuízos consideráveis.  

Quais os tipos de absenteísmo?

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Várias podem ser as razões pelas quais os funcionários faltam ao trabalho! Veja abaixo alguns tipos de absenteísmo.

Absenteísmo injustificado

O absenteísmo injustificado é aquele no qual o funcionário não informa o motivo que o fez se ausentar do trabalho. Ele ou ela não possui justificativa, atestado médico ou outra questão que pudesse levar a falta.

Estão listados nesses quesitos os imprevistos, a insatisfação com o ambiente de trabalho e/ou a  falta de motivação para trabalhar.

Absenteísmo justificado

O absenteísmo justificado está relacionado à falta justificada, ou seja, houve de fato um motivo para ausência ou pelo atraso do funcionário. 

Nessa modalidade o funcionário geralmente avisa a clínica com antecedência que irá faltar, o dia e horia que isso irá ocorrer. O tipo mais comum de absenteísmo justificado são as consultas médicas.

Presenteísmo

O presenteísmo é a presença parcial do funcionário no ambiente de trabalho. O que isso quer dizer? O funcionário está presente, mas seu desempenho é muito abaixo do esperado por possíveis problemas pessoais ou de saúde.

Nessa modalidade o funcionário terá uma grande queda de produtividade e não consegue desempenhar suas funções de forma satisfatória. Essa modalidade é a mais difícil de ser detectada, mas uma das formas mais fáceis de se identificar o presenteísmo é acompanhar o  atingimento de metas e/ou produtividade no trabalho.

Por isso, é importante trabalhar com metas ou com atividades designadas a cada funcionário dentro do consultório odontológico. Assim, você consegue detectar quem não está fazendo sua função e poderá investigar as razões para isso.

Como calcular a taxa de absenteísmo do seu consultório odontológico?

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Agora que você já sabe o que é absenteísmo deve estar se perguntando como calcular a taxa no seu consultório, certo? Esse cálculo é feito a partir da relação entre o total de faltas e atrasos e a quantidade de dias ou horas trabalhadas pelos funcionários.

As unidades de medida mais utilizadas para a realização da conta são horas ou minutos, pois dessa forma conseguimos incluir os atrasos e saídas antecipadas. Mas veja que para isso funcionar bem você precisará ter um livro de ponto ou registro formal do horário de entrada e saída do seu funcionário. 

Vamos ver a fórmula para o cálculo:

(total de funcionários X total de faltas e atrasos) ÷ (total de funcionários X total de dias trabalhados)

Vamos dar um exemplo:

  • Número de funcionarios: 3
  • Jornada de trabalho: 8 horas diárias/ 20 dias por mês
  • Faltas: 1 por funcionário (em média)

Nesse caso iremos manter a unidade de medida dias, pois não estão sendo contabilizados atrasos ou saídas antecipadas.

(3 x 1) ÷ (3 x 20)= 3 ÷ 60  = 0,05 ou 5% de absenteísmo

Lembrando que você pode utilizar a unidade minutos ou horas quando forem calculados atrasos.

Quais as consequências de uma alta taxa de absenteísmo na sua clínica?

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Quando temos uma alta taxa de absenteísmo temos problemas! Isso porque essa taxa identifica potenciais problemas e traz consequências negativas para a clínica. 

Como consequência dessa taxa elevada podemos ter clientes insatisfeitos, baixa produtividade, aumento de horas extras para que os outros funcionários da clínica supram os ausentes, despesas com demissão e contratação temporária. 

O que pode estar ocasionando a falta e o atraso dos funcionários no seu consultório?

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As causas para o absenteísmo são diversas! Podem tanto estar relacionadas com a clínica quanto com o funcionário.

O absenteísmo pode surgir por causas do colaborador, como problemas de saúde, problemas familiares entre outras questões que devem ser investigadas a título de tentar ajudar o funcionário ou estabelecer uma rotina de trabalho que atenda a essas questões.   

Existem também faltas por causa do relacionamento do funcionário com a clínica, como dificuldades de relacionamento com a equipe, com a cultura organizacional, estrutura ou forma de trabalho da clínica. Veja abaixo algumas das principais causas de absenteísmo.

Carência de uma boa comunicação com a equipe

A comunicação dentro da clínica odontológica tem papel fundamental para fazer o  alinhamento da equipe, reiterar regras e padrões de segurança, tudo isso para construir um bom relacionamento de trabalho.

É necessário instituir reuniões periódicas de alinhamento, utilizar recursos adicionais como murais de recados, aplicativos e redes sociais corporativas. 

É também importante destacar o papel do líder da clínica. Ele deve ser um exemplo para todos, respeitando os funcionários e estimulando a conversa e troca de experiência na equipe. Estimule que seus funcionários façam sugestões para melhora da clínica! Essa também é uma ótima estratégia para melhorar a comunicação. 

Motivos pessoais

Muitas vezes não conhecemos bem a pessoa que trabalha com a gente todos os dias! Às vezes o profissional tem problemas pessoais, de saúde ou problemas com família e não sabemos. 

Os problemas pessoais podem afetar e muito a produtividade e assiduidade do funcionário. Por isso, saber ouvir, saber o que está acontecendo e tentar ajudar o seu funcionário a solucionar suas questões. 

Desmotivação dos funcionários

Você sabe onde seu funcionário deseja chegar? Ele/ela quer crescer na profissão? Como você remunera seu funcionário? Estimular o desenvolvimento e gratificar o bom funcionário é uma necessidade dentro do consultório.

Imagine você trabalhando sabendo que não existe expectativa de melhora ou que aumentar seus ganhos… ano seria frustrante? Para seu funcionário também! Crie um plano de carreira, presenteie com cursos de formação e bonifique seus funcionários sempre que uma meta na clínica for atingida!

Qual o nível aceitável de absenteísmo?

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De acordo com um estudo da Exame, o setor de serviços possui uma taxa média de absenteísmo de 5%. Não existe nada tabelado do que seria uma boa taxa, ou a ideal. 

De modo geral, uma taxa de até 4% de absenteísmo é considerada aceitável. Quando o valor ultrapassa esse valor, devemos ficar atentos! O ideal é que tenhamos pouquíssimas faltas! Para isso construa um bom relacionamento com seus funcionários. 

Dicas para reduzir as taxas de absenteísmo na sua clínica odontológica?

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O primeiro passo para reduzir o absenteísmo no ambiente de trabalho é entender suas causas. Com as causas em mente podemos fazer um plano de ação e implementá-lo. 

Veja abaixo algumas dicas para reduzir sua taxa de absenteísmo. 

Valorize os funcionários

O sentimento de desvalorização no trabalho é um fator que contribui com o aumento das ausências, porque há o desengajamento com a empresa. O funcionário que acha que trabalha muito e o chefe não vê, é um problema. 

Temos a “mania”de corrigir o errado e quando o funcionário faz o certo esquecemos de elogiar! Corrija essa trajetória! Valorize os atos positivos dos funcionários e crie um plano de carreira para que ele tenha perspectiva de crescimento dentro da empresa!

Mantenha o ambiente organizado

Tenha uma clínica organizada! O ambiente organizado é um ambiente mais fácil e agradável de trabalhar. Ninguém quer trabalhar em um local que não oferece condições mínimas de estrutura aos funcionários. 

Pense na ergonomia do funcionário e facilite suas atividades diárias criando uma rotina mais agradável!.

Ofereça um plano de carreira para os funcionários

Não seria interessante trabalhar com uma perspectiva de crescimento dentro da empresa? Sem dúvida não é? Ter um plano de crescimento dentro da empresa de energia e vontade de crescer, trabalhar! 

Construa um plano para seus funcionários, por exemplo: Começando como ASB (auxiliar de saúde bucal) você poderá subir para TSB (técnica de saúde bucal), gerente clínica e gerente administrativa. 

Alimente metas individuais para cada funcionário

Ter metas é fundamental para uma empresa ou clínica odontológica. Essas metas podem também ser divididas em metas individuais.Quando uma meta é batida ela deve ser comemorada e bonificada. 

O incentivo, seja ele qual for da bonificação, motiva o funcionário a não faltar e trabalhar bem para atingir os objetivos.   

Dê mais atenção individual para os funcionários

Saiba ouvir os seus funcionários! Saiba o que está acontecendo com eles, suas dificuldades, problemas pessoais, sugestões de melhoria do ambiente de trabalho, normas e condutas. 

A troca e o diálogo são fundamentais para a melhora das relações interpessoais. Valorize a opinião dos seus colaboradores.     

Faça uma análise de ergonomia

A ergonomia está relacionada com a saúde física do seu colaborador! Manter uma economia de trabalho adequada evita danos à saúde e reduz a taxa de faltas ao trabalho. 

Por isso, avalie sempre as condições de trabalho dos funcionários como ventilação, iluminação, postura corporal entre outros fatores. 

Conclusão

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A taxa de absenteísmo, também chamada de ausentismo, é a soma dos períodos em que os colaboradores se ausentam do trabalho, independentemente do motivo, excluindo, é claro, o período de férias.

O absenteísmo pode estar relacionado a diversos fatores, como fatores pessoais, relacionamento do funcionário com a equipe, problemas com o ambiente de trabalho, falta de perspectiva de crescimento e não valorização do trabalho. 

Para controlar esse problema e reduzir a taxa de absenteísmo na sua clínica, invista no relacionamento com seus funcionários, entenda os problemas pessoais, crie um plano de carreira, valorize seus atos positivos e crie bonificações com cumprimento de metas.

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